sexta-feira, 3 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 023] SUPER DOUBLE DRAGON (SNES, 1992) [#217]

 

Como eu já citei em mais de uma ocasião por aqui, eu não sou um grande fã de Beat'm ups. E certamente sou menos fã ainda de Double Dragon, que não apenas envelheceu mal como conseguiu a façanha de ser pior que o jogo produzido anteriormente pela sua desenvolvedora (no caso, River City Ramsom). Mesmo para sua época Double Dragon já não era lá grandes coisa.

Então os tempos vieram e o que já não o lapis mais bem apontado da caixa virou um acidente radioativo chamado Double Dragon III: The Rosetta Stone. Oh, a dor.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 022] GREENDOG: The Beached Surferd Dude (Mega Drive, 1992) [#216]



Em algum ponto da sua história, conforme o Mega Drive começava a tomar mais e mais sufoco do Super Nintendo nas vendas (o Mega Drive foi lançado três anos antes,  mas o SNES precisou de apenas um ano para alcançar os numeros do console da Sega), a Sega começou a ficar desesperada e decidiu que só havia um metodo de emplacar outro sucesso tão grande quanto Sonic para competir com a casa do encanador italiano: atirar para todo lado e ver o que colava.

Sim, pq é assim que se administra uma empresa de sucesso, eu te digo. Porém, verdade seja dita, não é tão diferente do que a Netflix faz com suas produções originais hoje em dia, mas divago. Entre as tentativas de emplacar algo por parte da Sega, poucas podem ser tão esquecidas quanto GREENDOG: The Beached Surfer Dude!

Com esse nome, você meio que pode imaginar o porque...

domingo, 28 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] SUPERMAN (Mega Drive, 1992) [#215]

 

Uma coisa que a Sunsoft descobriu, no começo dos anos 90, foi a formula de fazer bons jogos licenciados. A estrategia deles era deixar o jogo pronto - fazendo com toda calma e cuidado que um bom jogo exige - e quando seu marketing conseguir um contratinho esperto de um personagem ou filme famoso, só mudar os sprites e lucrar. 

Bastante simples, não?

Seguindo essa formula eles ficaram conhecidos por lançar os únicos jogos licenciados que, bem, não eram uma bosta. Suponho que se você se esforçar consegue desencavar um nome aqui e outro ali, mas uma empresa que ficou famosa por fazer isso é só a Sunsoft mesmo.

Suas maiores conquistas são o jogo de Gremlins 2, que é muito bom, e dois jogos do Batman: um que parece muito Ninja Gaiden (mas não tão dificil e sem cutscenes) e outro que é o jogo mais bonito do Nintendinho.

sábado, 27 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] TEAM USA BASKETBALL (Mega Drive, 1992) [#214]


Existe uma regra bem clara nos jogos olímpicos é de que as olimpiadas não são disputadas por atletas profissionais, apenas amadores. Uma regra muito menos clara, no entanto, é o que exatamente a definição de "atleta profissional" significa.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 023] FACEBALL 2000 (SNES, 1992) [#213]



Hoje, jogos de tiro em primeira pessoa não são tão especiais. Você não consegue realizar uma simples busca no Google sem esbarrar em um deles, na verdade se você pegar o seu smartphone nesse momento e dizer "Ok Google, me mostre imagens das coxas da Rikka", grandes são as chances que você terminará essa ação jogando algum jogo de tiro em primeira pessoa. Apenas aceite, é assim que as coisas são.

Porém, em 1991 as coisas eram bastante diferentes. Enquanto jogos de tiro em primeira pessoa existiam nos computadores, ninguém realmente imaginava que o Super Nintendo pudesse rodar um jogo assim tranquilamente - taí Racing Drivin que não me deixa mentir, rodando a gloriosos 5 quadros por segundo.

Muito menos então que o primo modesto e portátil do Super NES, o Gameboy conseguisse fazer isso. Quer dizer, o poder de processamento do Gameboy era o que? Duas batatas chips e uma foto do Cumpadi Washington?

quarta-feira, 24 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] SPANKY'S QUEST (SNES, 1991) [#212]

 

Sábado a tarde e muitas pessoas estão no parque, jogando futebol ou fazendo photoshop nas suas fotos do perfil do Tinder. Muitas pessoas, mas não eu. Aqui estou eu, em um quarto escuro espancando o macaco. Ao que eu te convido prontamente a dar uma espancadinha no macaco comigo, bem vindos ao maravilhoso mundo de Spanky Quest.

domingo, 21 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] UNIVERSAL SOLDIER (SNES, 1992) [#211]

 

O primeiro Turricão é um jogo absolutamente bosta cuja única diversão dele pode ser extraída tentando adivinhar de onde os criadores roubaram os sprites, mecanicas e efeitos sonoros que eles usam no jogo. Sem mentira, o jogo é tão safado que eles usam a trilha sonora do filme de Transformers (a animação de 1986 que traumatizou uma geração inteira) como se fosse deles e fica por isso mesmo. 

Então, para a continuação Manfred Trenz resolveu mudar algumas coisas. Hmm, quem sabe resolver problemas que tornam o jogo injogavel como os inimigos drenarem sua vida porque não tem knockback nem invencibilidade temporária depois de tomar um hit? Nah, trabalho demais. É claro que Manfred estava trabalhando em novas formas de ganhar dinheiro fácil em cima do trabalho dos outros. A única real questão é... mas como?

sexta-feira, 19 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] CAPTAIN COMMANDO (Arcade, 1992)[#210]

 

O Capitão Commando é o personagem mais antigo da Capcom, tendo sido criado como mascote para ilustrar os manuais da empresa. O nome vem justamente de CAPtain COMmando.


Em 1991 a Capcom estava morrendo de vontade de lançar uma continuação de Final Fight (seu maior sucesso dos Beat'm ups lançado em 1989) para os arcades, mas eles não podiam faze-lo já que tinham um contrato de exclusividade com a Nintendo: Final Fight 2 seria exclusivo do SNES.

O que fazer então? Ora, tirar seu antigo mascote do armário em uma aventura radical e ultrafuturista!



quarta-feira, 17 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 015] TWO CRUDE DUDES (Arcade, Mega Drive) [#209]



A história de hoje começa no ano do Senhor de 2010, mais precisamente em Nova York. Uma época de paz e harmonia na Grande Maçã: Friends acabou e não tem perspectiva de voltar, e a única série de super-heróis da Netflix é a primeira temporada de Demolidor. Um tempo bom aos homens de boa vontade.

O que poderia dar errado em dias tão idílicos assim?

domingo, 14 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 014] BUBBLE BOBBLE (Dragon Maze) [#208]



Fukio Mitsuji era um visionário. Mentes menores dirão que Cristovão Colombo era um visionário, ou Isaac Newton, mas não, eu digo que Fukio Mitsuji é que foi o verdadeiro visionário da raça humana. Nossa história começa quando Fukio, então funcionário da desenvolvedora de jogos japonesa Taito nos anos 80, estava fazendo uma ronda pelos fliperamas de Hokkaido - para onde o Jaspion despachava todo mundo que não ia mais aparecer na série - quando ele teve uma epifania. Uma revelação.

Se um fodendo anjo do Senhor tivesse descido até ele e lhe dito palavras divinas de sabedoria, não seria uma revelação tão profunda, tão fundamentalmente humana. O que Fukio viu, vocês perguntam? Simples: ele olhou o fliperama onde a Taito lançava seus arcades...


... e entendeu tudo.


Antes dos shoppings dominarem o cenário de arcades, os fliperamas eram antros mal iluminados, sem janelas que cozinhavam um indistinto aroma de maconha, caras suando a 5 horas e a 3 dias sem tomar banho e mijo (pq onde houverem homens sem fiscalização, haverá um canto mijado, essa é uma verdade fundamental da vida). Fukio viu aquela cena que faria até o cast de Mad Max sair correndo, um antro onde poucas eram as chances de você sair com seus dois rins de tal incursão, e pensou as mais sábias palavras de sabedoria jamais proferidas antes:

"Ta faltando mulher nessa porra, caralho!!!" - Mitsuii, F.

Gênio. Sublime. Arte.