quarta-feira, 3 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 016] ELIMINATOR BOAT DUEL (NES, 1991) [#242]



Responda depressa: qual a coisa infalível para atrair a atenção de crianças entre 8 e 13 anos? Bem, não importa o que você respondeu, você está errado. Mesmo que a resposta seja jogging. As crianças dos anos 90 só pensavam em uma coisa e uma coisa apenas:



Ou isso foi o que os caras da Sculptered Software pensaram com seu (imagine uma voz grave e com eco) ELIMINATOR BOAT DUEL!


Vou começar tirando o elefante branco da sala: nesse jogo, ninguém é "eliminado" da forma que a tela de titulo dá a entender e o jacaré aí vai passar fome. Mas definitivamente tem barcos. Bem, mais precisamente, apenas dois barcos: o seu e o do seu oponente.  O que configura como um "duelo de barco", porque definitivamente não há esgrima ou tiroteio com garruchas ao por do sol.

Então eu diria que o título está 66% correto, o que já mais do que Jurassic Park pode ostentar (que está apenas 50% correto, já que apesar de ser um parque, quase todos dinossauros ali são do período cretáceo e não do jurássico).

De qualquer forma, Eliminator Boat Duel não perde tempo para ir direto aos negócios. Uma vez que você tenha selecionado o seu modo de jogo, seja um dos níveis de dificuldade para um jogador ou o modo para dois jogadores, você será jogado direto em um confronto com esse cara.
 

Exceto se você escolheu o modo para dois jogadores, isso é. Esqueça que eu mencionei ele.

Aquário Rex é seu primeiro adversário. Ele é um hippie e não, como seu nome sugere, uma espécie de dinossauro submarino ainda não descoberto. Você pode dizer que ele é um hippie porque ele diz coisas como "groovy guru vibes" e "Jupiter está alinhado com Marte" e "meu barco e eu somos agora uma fusão imparável de homem e máquina". Espere, esse último dificilmente consta nas melhores tradições mãe-Gaia do hippienismo, mas suponho que integrar seu barco ao seu corpo físico certamente é mais eficaz para vencer a corrida do que cantar alguns mantras e ouvir a carreira solo do John Lennon.   

Essa é a primeira pista. Eu vou correr entre jacarés, um enxame do que são boias ou flamingos de cabeça verde e uma sereia sem cabeça, apenas uma juba selvagem que cresce diretamente de seu pescoço.


Os barcos estão alinhados, as bandeirinhas em posição, os magumbos refletindo sobre o brilho do bronzeador porque naquela época eramos retardados e passávamos merdas para pegar mais radiação do sol ainda! Tudo pronto e...


Honestamente, estou mais surpreso de eu descobrir que tenho 2000 mil dólares do que ter sido multado por queimar a largada. Eu culpo o sistema que permite que a corrida seja iniciada por uma garota com uma bandeira. Isso é muito impreciso para uma mente tão afiada como a minha, eu preciso da certeza mecânica de uma contagem regressiva ou de um cara gordo de macacão jeans que toque uma buzina de navio ou algo assim. Na segunda vez eu consegui largar direito, acelerando apenas quando a animação da garota da bandeira estava bem e verdadeiramente completa. Minha recompensa foi uma súbita e chocante mudança de perspectiva. 



Agora é um jogo de corrida, o que eu já estava esperando quando entrei neste jogo sabendo nada sobre ele além do título. O jogo é bem simples: você segura o acelerador, ou o que quer que seja que as lanchas tenham em vez de pedais aceleradores ... é algum tipo de pedal, pelo menos? Seja o que for, use isso e tente o melhor possível ficar na pista enquanto tenta ultrapassar o outro piloto. 

Sim, eu sei que eu só estou descrevendo como uma corrida funciona, mas a verdade é que não tem muito mais do que isso para falar sobre esse jogo. São corridas de barco! Espere, eu já disse isso também. 


A coisa que mais chama atenção nesse jogo, no entanto, é o quanto ele lembra Micro Machines, só que aqui são apenas dois veículos ao invés de 4 e você não está correndo dentro de uma banheira de espuma. Ambos os jogos foram lançados no mesmo ano, então eu acho improvavel que esse jogo tenha sido copiado de Micha Machines, contudo. A menos que eles tenham conseguido jogar Micro Machines, então programa um jogo igual e lançar este jogo completo em um espaço de menos de dois meses, o que faria deste o caso de talento mais mal aproveitado da história dos video games.



Quando chego ao fim do pântano, então o jogo decide que duas perspectivas diferentes de corrida simplesmente não são suficientes e a câmera muda para uma visão por trás do barco. Bem, eu não posso culpar o desejo dos desenvolvedores de dar uma experiência de jogo variada. Embora não seja tão variado assim, você ainda está em um barco, é só que você só precisa se mover de um lado para o outro agora. 

Existem pares de boias ao longo do percurso e, embora não seja obrigatório navegar entre eles, é altamente recomendável. Poderes como os nitros e bônus em dinheiro só aparecem entre as bóias, mas o mais importante é que tentar ir pelo lado de fora normalmente significa que você passará o tempo todo batendo nos polos repetidas vezes, perdendo velocidade, destruindo o seu barco e permitindo que o seu rival passe na sua frente. Então, não faça isso. 



Consegui vencer a primeira corrida através do uso repetido e excessivo dos meus nitros, queimando substâncias químicas suficientes no trecho final da corrida para exterminar todas as criaturas vivas no pântano, o que francamente está prestando um serviço a qualquer outra pessoa que estiver pensando em correr aqui porque eu acertei muitos jacarés a caminho da linha de chegada. Suponho que entusiastas de animais mutantes também apreciarão meus esforços.

Minha carnificina ecológica é justificada pelo olhar no rosto do Robin Willians hippie, e parece que meu personagem concorda - ele está ignorando completamente a loira do biquíni em favor de tripudiar sua vitória. Esse troféu parece um pouco extravagante também. Eu só ganhei uma corrida, e há muito mais para ser feito antes que eu possa reivindicar o título de ... top boat racer? Campeão de Lancha Pesada do Mundo? Poseidon, senhor dos oceanos? Não importa para mim; 

Eu só estou nisso pelo dinheiro para comprar coisas bonitas para minha waifutabinha.
 

Dinheiro este que você precisa para reparar e atualizar seu barco entre as corridas. Isso não é surpreendente, porque essa era dos videogames foi quando os desenvolvedores realmente abraçaram a ideia de customização, de melhorar a si mesmo através do gasto de dólares ou ienes ou créditos astrais ao invés de simples power-ups

O que isso significava para a maioria dos jogos de corrida da época era simples - ganhar dinheiro, gastá-lo fazendo o seu carro ficar melhro e mais mortal. Ou barco, neste caso. Existem algumas opções que você pode escolher, sendo que você estará usando com mais frequência é a "por favor, conserte o meu barco, porque eu dirijo como uma salamandra cega com problemas de percepção espacial".  É barato e é útil, já que você vai querer manter o seu barco em melhores condições em todos os momentos, porque quanto mais danificado, mais lento ele é. Outras possíveis atualizações são as que você esperaria - um motor mais potente, um casco mais forte, uma aceleração mais rápida - e elas são muito mais caras, mas são permanentes. A  menos que você desligue o jogo ou receba game over, o que vier primeiro.

Jogando para dois jogadores, isso é realmente problemático porque gera o efeito "bola de neve", ou seja, quem saiu ganhando tende a continuar ganhando com cada vez mais vantagem. Quando você está projetando um jogo competitivo (seja um video game ou um board game), essa é a primeira coisa que você deve se preocupar.

Seja como for, vamos para a segunda corrida.


Eu  realmente gosto de como "geek" é usado como ofensa, mesmo quando esse é o publico alvo do seu jogo. Mas o que eu sei da vida? Bem, provavelmente mais do que a cabeleleira da Dilma ruiva. Embora o mesmo não pode ser dito sobre minha capacidade de escrever corretamente a palavra cabeleireiro.


Te chocaria saber que Vicky é um oponente um pouco mais difícil que Aquarius Rex, e que o concorrente que virá após Vicky é um pouco mais difícil ainda? Espero que não, caso contrário, temo que esta discussão baseada em videojogos não faça muito sentido para você.


Quando eu comecei a jogar Eliminator Boat Duel, eu estava esperando um simples título de corrida de 8-bit, provavelmente com alguma mecânica de upgrade de barco, e que a palavra "duelo" estando no título me permitiria fazer piadas sobre faroeste. Isso é exatamente o que eu tenho, exceto que eu não consegui pensar em nenhuma piada, mas eu não esperava que o jogo fosse ... o que é um passo acima de "competente", mas não exatamente no nível de "impressionante"? Eu suponho que seja "bonzinho".

Sim, eu não esperava que o EBD fosse bom. No nível básico de jogabilidade, ele preenche todos os requisitos para um pequeno título de corrida sem pretensões de simulação ou realismo - pelo menos eu espero que não seja realista, porque se foi os desenvolvedores estão muito mal informados sobre como jacarés podem ser usados rampas. Os controles são ok, tendo uma boa quantidade de deslizada para que você não sinta que está correndo em terra.

Se a jogabilidade é melhor do que o esperado, a apresentação talvez não esteja de acordo com o mesmo padrão. Não é terrível, suponho: a música é muito genérica para invocar qualquer resposta emocional, a menos que "tédio aural" seja uma emoção, e os gráficos sejam funcionais, ocasionalmente mergulhando em "grotesco" sempre que um novo desafiante é apresentado. Quero dizer, olhe só para esse cara:

 

Este é o Bob surfista , e ele parece o produto de uma concepção milagrosa entre Schwarzenegger e o Guile de Street Fighter. A impossibilidade genética dessa união é provavelmente o que explica sua cabeça ter a forma de um inhame gigante.

Adicionalmente, não é impressionante que eu saiba escrever Schwarzenegger mas não cabeleleiro?


Surfer Bob parece mais grotesco do que nunca, como se ele tivesse acabado de realizar uma cirurgia de transplante facial em si mesmo usando um cortador de pizza

Outra coisa interessante é que se o resultado da corrida for apertado demais, os espectadores - uma multidão de mulheres (no sentido que o NES suporta a palavra "multidão") tiradas diretamente do rolodex do Hugh Hefner - exigem uma repetição em câmera lenta.


Quem pode discutir com uma demanda desas? Certamente não os organizadores da corrida, seus corações são tocados pela visão de ver confusas modelos de biquini repletas pelo desejo de saber quem ganhou a corrida. Um replay em camera lenta é rapidamente providenciado.



As garotas ficam muito felizes, pulando com o tipo de alegria que apenas mulheres jovens em traje de banho podem emitir. Vou avisá-lo, porém - não vá a uma corrida de lancha na vida real e espere que a plateia se pareça com isso. Na verdade, nunca espere que alguém se pareça com isso. Gemeos quíntuplos idênticos são extremamente raros. 

Isso sendo dito sobre o jogo, vamos ver então quem são os outros competidores que enfrentamos:


Temos Willy estranho, assim chamado porque sua cabeça tem a forma de uma escultura de arte moderna. Ele menciona um capacitor de fluxo, então suponho que deveria ser  uma referencia ao Doc Brown. Suponho que ele esteja preocupado com os terroristas de quem ele roubou plutônio o encontrarem,  mas se eu fosse o Willy estranho, ficaria mais preocupado que minha cabeça parecesse estar perpetuamente sendo vista em um espelho de parque de diversões. Pode ser um tumor isso.



Mangler Mike, nome de Wrestler, cabeça de boneco não licenciado do Seu Madruga mas que estranhamente pode ocupar a cota de personagem italiano do jogo. Mama mia, ma que fetucine!


 Veronica Alabastro é a próxima, e a cara dela parece que os desenvolvedores queriam que ela só falasse através de metaforas sexuais mas a Nintendo os obrigaram a mudar no ultimo minuto. Bem, pelo menos ela é gentil, o que sempre ajuda depois de um dia dificil de corridas eliminatórias entre (e eventualmente sobre) jacarés, pessoas se afogando e barris explosivos.


Desastre Don é o atual governante do mundo das lanchas. "Desastre" é um apelido irônico, veja você. Don é o que você teria se o David Tennant bebesse a poção do Dr. Jekyll e começasse a fazer seus próprios óculos de sol a partir de cacos de plástico descartados que ele encontrou no lixão. A persona durona de Don é apenas uma fachada que ele esconde por causa de sua boca torta, sequela de um AVC aos 8 anos de idade.

Vá em frente, dê uma olhada no alinhamento de seus lábios, queixo e dentes e tente descobrir como ele deve ficar quando estiver comendo espaguete. Meu palpite? Como um esfregão coberto de molho de tomate sendo forçado em um triturador de papel.


O conjunto final de corridas é um desafio longo e cansativo que requer um alto nível de habilidade e um grande bocado de sorte para vencer ... ou pelo menos o seria se não fosse pela forma como as corridas são estruturadas.

Você vê, cada corrida é dividida em várias seções, a mudança de seção para seção geralmente sendo marcada pela mudança do ponto de vista. Quando você inicia uma nova seção, você começa com uma vantagem baseada no quanto você estava na frente na área anterior. Só que é uma vantagem bem pequena, então não importa onde você terminou na última seção, você sempre começa perto do seu oponente.

Então o que você precisa fazer é estocar todos os seus nitros para voar sobre as águas como um Jesus que comeu nachos demais propulsionado pelo vento de seus fartos messianicos e com isso vencer qualquer corrida sem esforço.

Sim, você deve considerar a aposentadoria. Sei que eu vou, terminei a corrida final com centenas de milhares de dólares no banco e acho que posso ganhar mais um par se derreter todos os troféus de ouro maciço que ganhei.
A recompensa real por ganhar o campeonato é receber os aplausos de seus rivais derrotados, e todos os outros personagens saem com algumas palavras em apoio às suas habilidades de corrida de barco. Weird Willy diz algo sobre barbatanas de tartaruga, porque ele é o maluco. A viciosa Vicky tenta flertar com você, sem muito talento nisso. Surfer Bob - que me faz pensar em Killer BOB de Twin Peaks mais cada vez que escrevo seu nome 

Finalmente, o sol se põe enquanto você parte em uma viagem romantica de barco - o que mais seria? - com Veronica Alabastro. O vestido dela me faz pensar em motorboating, mas não vamos estragar o momento.


 E esse foi Eliminator Boat Duel, e honestamente eu esperava pior. Os pontos de vista diferentes durante a corrida poderiam ter saído terrivelmente errado, mas são bem feitos o suficiente para evitar que ela fique tediosa. O problema da vantagem não ser transposta é um bem grande para a competição, mas para dois barquinhos ficarem se batendo (e a detecção de colisão é muito boa, alias), é mais que o suficiente.
Não é uma obra-prima perdida da biblioteca do NES, e tem falhas, mas no geral o Duelo de Barco Eliminador não é horrível