sexta-feira, 14 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 039] TERMINATOR 2: JUDGMENT DAY (PC, 1993)[#460]




Estamos no ano de nosso senhor de 1993 e os videogames são uma terra sem lei. Quer dizer, o que ou quem, EXATAMENTE, te impede de ser tapeado por comprar um jogo que é o equivalente de comprar um saco de pedras no Mercado Livre? E se você comprar um jogo, ele exibir a mensagem "tomate cru é vitamina, como tu e tua prima" e desligar na sua cara, e esse for TODO o jogo? 

Como você se protege disso? Lendo reviews na internet? Heh, boa sorte com isso, volte daqui a dez anos. Assistindo gameplay no youtube ou na Twitch? Tente denovo em vinte anos. Contar com a falta de "rabo preso" das revistas da época? Como a Ação Games que deu o selo "The Best of" para BUBSY in: CLAW ENCOUNTERS OF FURRED KIND?


Você liga o jogo e a primeira coisa que te recebe é essa tela

Uau, Ocean e LJN trabalhando juntas. Eu... eu não sei se estou preparado para um desafio desse tamanho. Eu não sei se qualquer um está, ou estará algum dia. Se tivesse que escolher entre Hitler e Stalin teaming up, ou LJN/Ocean... claro que eu escolheria a segunda, é só um videogame também, deixa de ser dramático porra
A grande verdade é que você está sozinho nessa, pal. Sem devoluções de dinheiro no Steam, cada compra é uma jornada sem volta. Especialmente para jogos de computador, onde não existe aluguel de jogos e a única forma de embarcar em um game é dando um salto de fé. Que normalmente termina com você dando de boca no chão.

Estou dizendo isso porque eu já vi todo tipo de vigarice e trambique na forma de videojogos, mas eu nunca tinha visto uma sem vergonhice, cara de pau e picaretagem do que esse jogo do Exterminador do Futuro para PC.

Mas o que faz esse jogo tão terrível? Ao invés de apenas dizer, eu vou te mostrar o jogo. Todo ele, eu te digo, e guarde essa informação.

FASE 1


Atire no T1000 antes que ele atire em você. Só isso.

Duração: 03 segundos
Tempo total de gameplay: 03 segundos

FASE 2


Desvie dos obstáculos para que o caminhão não te alcance

Duração: 1 minuto 20 segundos
Tempo total de gameplay: 1 minuto 23 segundos

FASE 3


Conserte o braço do Terminator através daqueles minigames de deslizar as pecinhas até que a imagem de cima fique igual a de baixo. Igual ao puzzle maldito de Bart vs The World, como eu odeio esse puzzle.

Duração: O jogo te dá 80 segundos para resolver o puzzle, e se você falhar tem que começar o jogo do começo. Então vamos assumir que você usou todo o tempo disponível, embora você vá usar menos.
Tempo Total de gameplay: 2 minutos 43 segundos

FASE 4


Atire no T1000 antes que ele atire em você. Só isso. De novo.

Duração: 03 segundos
Tempo total de gameplay: 2 minutos 46 segundos

FASE 5


Conserte a... cara do Terminator? Ok, isso já está ridiculo. Seja como for, você tem que arrumar a cara do Arnold também através daqueles minigames de deslizar as pecinhas. Acho que esse tipo de minigame deve ter um nome melhor que "minigame de deslizar as pecinhas", mas eu apenas odeio demais esse tipo de jogo para me importar em procurar.

Duração: Novamente, vamos assumir que você é o player mais lento possível e usou todos os 80 segundos que o jogo te dá, just because.
Tempo Total de gameplay: 4 minutos 03 segundos

FASE 6, parte 1


Atire nos policiais. Essa é a única parte do jogo que realmente parece... um jogo, sabe?

FASE 6, parte 2


A imagem não está errada. Você joga a mesma tela duas vezes porque FODA-SE VOCÊ.

FASE 6, parte 3


Sim, você repete a mesma tela três vezes. Esse é o jogo, essa é a sua vida jogando isso.

Duração: 15 segundos (isso que eu estou considerando 3 segundos que leva para carregar de uma tela para outra).
Tempo Total de gameplay: 4 minutos 18 segundos

FASE 7


Outra fase de desviar de objetos conforme seu carrinho avança.

Duração: 20segundos 
Tempo Total de gameplay: 4 minutos 38 segundos

FASE 8


Atire no T1000 antes que ele atire em você. Só isso. Parte 3: eletric boogaloo.

Duração: 4 segundos 
Tempo Total de gameplay: 4 minutos 42 segundos

FIM


E é isso. Você jogou Terminator 2 para PC.
Tempo Total de gameplay: 4 minutos 42 segundos

Eu poderia encerrar por aqui, porque nada que eu dizer pode superar o fato de que esse jogo dura 4 minutos e 42 segundos, mas só de brincadeira vou tentar superar isso com alguma investigação jornalistica afim de responder a pergunta: quanto esses 4 minutos e 42 segundos custam?

Bem, então, quanto custava um jogo de computador em 1991? Encontrei essa resposta em uma revista de Amiga chamada...


... sim, CU Amiga. Deixe a 5a série dentro de você fazer o que quiser com essa informação. Mas parece correto, dados meus sentimentos pelo Amiga.

Enfim, na edição 019 (setembro de 1991) dessa revista britanica tem um catalogo de jogos, inclusive o então recem lançado Terminator 2




17 libras em 1991... corrigindo pela inflação, isso vale quanto em valores de hoje?



Senhoras e senhores, meninos e meninas do meu Brasil baronil... temos o inacreditavel valor de DUZENTOS E SETE REAIS POR ESSE JOGO! DUZENTOS E SETE REAIS POR ESSES QUATRO MINUTOS DE GAMEPLAY!

Mas puta que o pariu em chamas holisticas flamejantes, chama a polícia, o FBI, a guarda costeira porque isso é o maior golpe da história dos videogames! Aí é CU Amiga, muito cu! Taqueopariu, tá na hora de começar outra crusada mesmo viu, sefoderem mesmo...