quarta-feira, 10 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] RACE DRIVIN (SNES, 1992) [#205]


E então, como profetizado em eras a muito perdidas, chegou o dia em que as nuvens se abriram. Era a tão aguardada mensagem do Criador as suas criaturas. "Que mensagem o Senhor terá a todos nós?", muitos se indagaram, muitos espetacularam.

Enigmaticamente, um facho de luz celestial desceu dos céus. Ao tocar o solo um cartucho de Super Nintendo foi formado. Era Race Drivin. Sim, "Drivin", sem o G mesmo. Mas o que isso significa? O que o criador quis dizer com isso, o que possivelmente um cartucho de SNES significaria?

Curiosos, colocamos o jogo e então tudo ficou claro. A mensagem era bastante simples, na verdade: "FODAM SEUS TROUXAS E SUAS MÃES MANCAS, EU ODEIO TODOS VOCÊS!". Porque se algum jogo na história da humanidade transmite essa mensagem, é Race Drivin.


Deus, eu já vi jogos ruins. Horríveis, na verdade. Agora, um jogo que consegue fazer TUDO errado é algo que eu nunca tinha visto em um jogo de Super Nintendo. No Master System eu até esperaria algo assim (sim, Back to the Future 2, estou olhando para você), agora para fazer um jogo TÃO ruim assim tem que ser um deliberado trabalho de amor. Sério, não tem como acidentalmente fazer um jogo ruim desse jeito.

Em primeiro lugar, como dá para ver no GIF acima o jogo roda a  5 quadros por segundo. Sem mentira, parece que esse jogo está rodando em uma apresentação de slides no Power Point! De brinde, repare que existe um lag entre o volante virar e carro começar a mudar de direção.

Outra coisa que chama atenção nesse jogo é que, além dele rodar via fotos polaroid sendo reveladas, só existe um  modo de jogo: você corre sozinho e seu único objetivo é ver quantas voltas você consegue dar antes do tempo acabar. Sério, esse é todo o jogo em todas suas TRÊS pistas!

Eu disse TRÊS pistas e deu. Essa é toda diversão que você vai ter.


Mas calma que piora.

Como, você pergunta? Simples: seu carro é feito basicamente de papel machê e barril vermelho inflamavel de videogame. Isso quer dizer que ele seca e explode ao saltar na menor saliencia possível na pista. Mas o quão pequena precisa ser o relevo para fazer o seu carro explodir?

Bem pequeno, acredite.


E eu quero dizer relevos REALMENTE pequenos fazem o seu carro secar e explodir!


Mas ok, é possível que você não tenha compreendido o quão ruim é esse jogo, então me permita ilustrar da seguinte forma: NEM O JOGO CONSEGUE JOGAR ELE MESMO!

Sabe quando você deixa o ligado e ele roda uma demo pra mostrar como o jogo é? Pois bem, vamos ver como é a demo do jogo se jogando sozinho... 


É muito sério isso! Nem o próprio jogo consegue  jogar isso! O que tá acontecendo aqui?!

Mas ok, ok, vamos tentar achar algo positivo para falar sobre o jogo. Tem que ter alguma coisa, eu suponho... hmm, ok, os gráficos 3D, embora tendo um quadro de animação na tela por minuto, são bastante avançados para o Super Nintendo (provavelmente por isso ele é tão lento para rodar, o SNES não tem exatamente o processador mais rápido do oeste). Olha só, tem até uma vaquinha 3D!


Tudo bem, se tem algo que eu posso respeitar em um jogo é ter vaquinhas 3D. Apenas para apaziguar minha ira, veremos essa vaquinha mais de perto e...


Oh. É uma vaquinha 2D em um cenário 3D. Claro que é. Apenas é.

PORQUE? APENAS PORQUE?! QUEM É O SADICO DOENTE NAZISTA PUNK QUE MENTE SOBRE VAQUINHAS 3D PARA CRIANÇAS?! QUEM FAZ ISSO!?



Deus, esse jogo não faz nada certo mesmo... meu único consolo é que nós, crianças indefesas da época que não tinhamos internet para ver o gameplay, podiamos sempre contar com as revistas da época para nos ajudar a evitar essas barcas furadas...


Desisto.