sábado, 20 de novembro de 2021

[#775] [PC/PS1/SAT] LODE RUNNER: The Legend Returns [Março de 1995]


Okay, eu vou ter que começar esse texto com uma noticia triste: Load Runner para o PC/PS1/SAT não é uma paródia porno de Blade Runner. Sim, eu sei, deveria ser e isso teria sido fantástico, embora isso fosse fantástico ... hã? Como é que é, produção? É Lode Runner e não Load Runner? Hmm, pior pra eles então.

Seja como for, Lode Runner: A Lenda Retorna (que eu fui informado também não ter relação com o ROAD RUNNER) é um remake de um jogo para Atari de 1983. Mais precisamente dois jogos, na verdade: Lode Runner e Lode Runner Extra, assim como inclui um editor de níveis onde você pode  fazer seus próprios níveis (uau, temos um Xerox Rolmes, hã?)

Então a primeira coisa que você pode perguntar é "qual é a diferença entre o Lode Runner original e o Extra?", certo? Então, a coisa é ... eu não consigo dizer a diferença. Não existe nenhuma grande diferença perceptível a um olhar destreinado e nenhum olhar é mais destreinado que o meu. Não, espera, isso não é uma coisa boa... esquece que eu disse isso, okay?


Seja como for, Lode Runner é um jogo bem simples - porque é um jogo de Atari, afinal: colete todos os tesouros da tela, não deixe os inimigos encostar em você e vá para a saída que abre. Os controles, como você pode esperar de um jogo de Atari, são duros e você tem apenas uma ferramenta: cavar buracos - o que permite você contornar os inimigos perseguidores.

Bem, a coisa é que eu não estou realmente impressionado, quer dizer, são gráficos de Atari 2600 , jogabilidade de Atari 2600 e objetivos de Atari 2600. Para um jogo de 1983, é realmente impressionante especialmente o uso da inteligencia artificial: você não apenas tem que driblar os caras que estão tentando tocar em você ... por algum motivo... como usa-los como parte da solução dos puzzles, já que algumas vezes eles carregam os tesouros.


Então não é simples como subir uma escada e só pegar o tesouro, às vezes você precisa abrir um buraco no chão para prosseguir, às vezes você realmente precisa pensar em uma estratégia para usar esses caras. 

Em alguns níveis eu não consigo entender o que tem que fazer para pegar alguns tesouros mesmo que a minha vida dependa disso, então esse jogo é puzzle que faz o que um puzzle deveria fazer... para um jogo de Atari de 1983. Na sua época, absolutamente nada a reclamar, ideia criativa, execução sólida.


Como um jogo de PC/PS1, entretanto, ééééé... a jogabilidade e os gráficos ainda parecem saídos diretamente dos anos 80, e eu sinto como se jogo todo tivesse no máximo 500kb de informação. E isso é um problema.

EU NÃO ENTENDI, QUANDO TU FALOU DE ATARI 2600 ACTION PACK "SER UM JOGO DE ATARI" NÃO ERA MUITO UM PROBLEMA.

De fato, mas tem uma diferença aqui Jorge: ATARI 2600 ACTION PACK é, como o próprio nome diz, uma coleção de 15 jogos de Atari. Claro que com a capacidade de armazenamento de 1995 poderiam ser lançados mais que 15 jogos num único título, mas ainda sim 15 é um número decente. 

Esse Lode Runner, entretanto, não é parte de uma coletanea "20 em 1", nem nada do tipo. É jogo avulso lançado pelo preço de um jogo inteiro e isso não é legal cara. Diabos, esse jogo podia até ser uma fase de bonus ou um joguinho de carregamento de tela de loading, mas 50 dolares em 1995 por Lode Runner? Aí é forçar a amizade, chapa.

Era melhor ter ficado com a paródia pornô de Blade Runner, Load Runner. Porque esse aqui é um bom puzzle de 1983, mas não é um bom puzzle de 1995.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 015


Edição 051