sexta-feira, 14 de junho de 2024

[#1269][Nov/98] ODDWORLD: Abe's Exodus

Hoje, faz quase um mes que eu não posto uma review nesse blog. Desde o dia 28 de abril, quase um mes e meio, foi apenas uma review postada. Pq? Abandonei essa ideia? Agora sou um gamer modernozo que só joga jogos populares nos streamers?

Bem, não. Acontece que eu moro no Rio Grande do Sul e esse mês foi... é, né?


Existem coisas que você só acha que acontecem em filme, e ainda sim são varias dessas coisas que eu vi nos ultimos trinta dias. É uma sensação que não realmente pode ser descrita uma cidade -  a cidade que você cresceu - sendo evacuada. Pessoas andando pelas ruas sem saber onde ir carregando mochilas com tudo que podiam carregar, caminhonetes passando rasgadas atulhadas de gente quase caindo.

Estradas fechadas pelo exercito, noticias perdidas de que pontes cairam, você tentando avançar e encontrando ruas já embaixo dagua, nenhum caminho a ser feito e a agua subindo... Tentamos dar a volta pelo interior do estado, mas após horas de viagem o resultado era só mais bloqueios e alagamentos.

O problema é que não tinha onde ficar, todos hoteis e airbnb lotados já que a ao final daquele sabado, eu estava em Novo Hamburgo com o carro cheio de tudo que eu consegui colocar em um Clio e sem ter a menor ideia de onde passar a noite, já que era provavel que a minha casa ficaria embaixo dagua. Não era nem uma questão de dinheiro, era que não havia fisicamente espaço dado que uma cidade inteira estava embaixo dagua e quem pode correu para a cidade vizinha.

O que em particular alias tornava toda a coisa mais dificil, pq o 3G de dados moveis não tankou tanta gente reunida na mesma cidade e foi jogar no Vasco. Então informação era um bem de luxo. Ao fim daquele dia, depois de muito choro e vela, conseguimos um quarto para alugar - um quarto literalmente repleto de pulgas e que teve que ser faxinado para ser habitável. E continuava chovendo.

No dia seguinte não pudemos ficar no mesmo quarto, e o dia foi tentando achar um caminho. Para piorar, os postos de combustíveis fechados porque os caminhões de abastecimento não estavam chegando.  O tempo para chegar em algum lugar era limitado, ainda por cima.

Após um dia inteiro procurando rotas, apenas para encontrar todas fechadas. Tentei voltar pra casa, caminhos fechados. Essa noite eu pernoitei em um motel, que alias estava lotado e todos os carros atulhados de coisas dos desabrigados.


Apenas no terceiro dia é que se abriu um caminho para o sul do estado, onde eu consegui ficar de favor na casa de amigos. O problema é que isso não é nem perto do fim da história: eu procurei outro lugar para alugar, mas como o afluxo de gente desabrigada procurando casa era tão grande que as imobiliarias sequer respondiam mais. Não havia - e até onde eu sei, não há - lugar para morar.

O que eu fiz então foi construir uma peça do zero para morar, o que surpreendemente saiu mais rápido do que eu esperava: em um mes já tenho um lugar para morar e essa é a história de como eu fiquei um mes sem postar nesse blog. 

Como dá pra ver, eu sobrevivi razoavelmente bem ao fim do mundo. Eu gastei mais dinheiro do que esparava, mas nada que vá me fazer falta. Quando você vê outros lugares, vê gente que perdeu literalmente tudo e não tem da onde tirar. Claro que é incomodo não ter a sua própria casa e morar de favor na casa dos outros, mas então dada a outra opção eu realmente paguei barato por isso.


Mas bem, tudo dito e feito, agora que eu resumi minha epopeia em 600 palavras, sobra um pouco de espaço para falar do jogo de hoje... que felizmente não é um jogo muito complexo, dado que eu ainda estou pegando o ritmo das coisas de volta.

E eu digo que não é um jogo muito complexo pq Oddworld 2 é uma daquelas continuações que é mais um pacote de expansão do jogo original com novas fasese e e algumas gimmicks novas do que uma coisa inteiramente nova. Imagine o seguinte: pegue ODDWORLD: Abe's Odysee e adicione meia duzia de comandos novos para nosso amigo zoiudinho da mamãe libertar seus amigos não muito mais bonitos que isso. Pronto, é essencialmente isso o jogo.


O que não é uma coisa ruim, ODDWORLD: Abe's Odysee é um grande jogo, e dar mais ferramentas para o jogador com novas opções interações não é uma coisa ruim... ao mesmo tem que meio que é. Bom, talvez "ruim" não seja a palavra, mas definitivamente não é tão impressionante quanto o primeiro.

Pq? Bem, ambos os dois jogos tem mais ou menos a mesma duração, só que esse tem meia duzia de comandos novos a mais. O que isso quer dizer, e é algo que eu prefiro bem mais, é que o primeiro jogo explora até o limite da satisfação tudo que podia ser feito com aquelas mecanicas, o segundo jogo mais pincela por cima e não tira até a ultima gota tudo que as novas mecanicas podem fazer pq literalmente não tem tempo para isso.


Um exemplo bem recorrente que eu uso é MISCHIEF MAKERS que tenta coisas demais e acaba não fazendo nada particularmente profundo já que sempre tem uma mecanica nova para entrar. Oddworld 2 não chega a ser tão problemático, mas ainda sim parece menos conciso que o primeiro.

Exodus, por exemplo, tem a mecanica de peidar ... o que não é tão útil, tenho a impressão que eles colocam lá só because peidos... mas a verdadeira grande novidade mecânica são principalmente as emoções dos mudokons - o que é uma boa ideia, mas como eu disse eu não sinto que foi tão aprofundado assim


Um exemplo que eu me refiro é que uma novidade é que você pode possuir paramitas e caranguejos para atacar inimigos, e o jogo passa a depender mais de ação a habilidade manual do que o puzzle plataformer com o personagem magrelo que todo mundo quer comer. Só que a ação não é uma ação particularmente incrível, é apenas meio básica, sabe?

O jogo anterior pode ter uma jogabilidade mais simplista, mas ele compensa isso dependendo mais do level design para se renovar do que de novos poderes para o jogador. Exodus permite mais coisas, mas seu level design é interessante a altura para tirar o melhor de tudo isso? Eu acho que não, eu acho o level design até mais básico pq é mais sobre descobrir qual habilidade usar do que macetar as que vc já tem.

Novamente, nada disso faz Oddworld 2 um jogo RUIM, apenas... é um DLC de ODDWORLD: Abe's Odysee com novos gimmicks e menos level design interessante. Se isso é bom o suficiente pra você, vai que é tua Taffarel, não existem realmente respostas erradas aqui.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 136 (Fevereiro de 1999)

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
EDIÇÃO 057 (Dezembro de 1998)