sábado, 27 de agosto de 2022

[#959][Mar/96] PUZZLE BOBBLE 2X (ou "Bust-A-Move 2: Arcade Edition" no ocidente)

 

Então, Puzzle Bobble 2... aquele famoso jogo dos dragãozinho que disparam bolotinhas para destruir cachos de uvas mutagenicas. Também conhecido como o jogo que você definitivamente teve instalado no celular em algum ponto da vida. Você sabe, os clássicos.


E ao ver a imagem acima, você meio que já sabe tudo que precisa saber sobre Puzzle Bobble. Como eu disse, os clássicos são clássicos por uma razão. Então a pergunta que realmente deve ser feita é: o que mudou nesse segundo jogo?

Muito pouco, realmente. Novas cores, algumas bolhas com efeitos especiais (tipo que destroem a linha) e pequenos gimmicks assim, nada muito diferente do que vc esperaria encontrar em um TETRIS 2 da vida só que, você sabe, adaptado a realidade Puzzle Bobble.


A maior mudança realmente nesse jogo é o foco maior no modo versus e agora até mesmo sozinho vc pode tirar um versus contra a máquina - o que é filhadaputamente dificil, mas pelo menos complementa a falta dessa opção no primeiro BUST A MOVE.

Então, sim, essa continuação é o jogo que você espera que ele seja com os upgrades que você espera em uma continuação, o que realmente há para se falar sobre ele então? Bem, tem algo sim.


Como você sabe, os anos 90 são a aborrescencia dos videogames e sua obsessão em querer parecer o "adultão" é a sua marca mais particular. Com efeito, essa semana mesmo enquanto eu estava pesquisando sobre TETRIS ATTACK (sim, eu pesquiso antes de falar merda, eu sei a cara que  você está fazendo, Jorge!) eu li diversas vezes que um DEFEITO do jogo era parecer infantil. Mas não foi nem uma nem duas vezes que eu li isso.

Mas você não precisa ir muito longe, só ver nas revistas da época que qualquer coisa em 2D é criticada por ser "infantilizada" como um defeito. Você sabe, como quando a Super Game Power criticou o DEFEITO de EARTHBOUND ser infantil. EARTH-FUCKING-BOUND. Pois é, era esse o nível da escrotice.


Mas pq eu estou falando disso? Bem, pq é um fato sabido e notório que o ocidente nunca aceitou muito bem os dragõezinhos coloridos Bub e Bobble, no seu jogo original ele foi lançado aqui como DRAGON MAZE para parecer ADULTÃO E BADASS, mesmo que o jogo seja de uma fofura inegável.


Quando eles se firmaram como estrelas dessa série de puzzles e obviamente o jogo se chamou "Puzzle Bobble", novamente o ocidente achou que seria melhor um nome mais BADASS E ADULTÃO, nascendo assim "Bust-a-Move" pq DETONE UM MOVIMENTO soa muito mais irado do que "Quebra Cabeça do Bolhinha".

Mas tá, isso você já sabe pq eu já falei sobre BUST A MOVE. O que você não sabe, entretanto, é que nessa continuação o desespero do ocidente por ADULTÃOZICE superou o sétimo sentido e qualquer barreira conhecida pelo homem. Isso pq essa sequencia tem aquela capa japonesa que eu coloquei no começo do texto e eu preciso lembrar que o jogo parece desse jeito:


Então como é a capa ocidental dessa FOUFURA? Apenas... ISSO:


...
.......
.............

MANO DO CÉU ESTAÇÃO MARIOLA SANTA EFIGENIA TODOS DESEMBARQUEM QUE PORRA É ESSA?! O QUE ESSES CARAS FUMARAM E COMO ELES ACHARAM ALGO TÃO VENCIDO ASSIM EM PRIMEIRO LUGAR?


Isso não é uma capa para Puzzle Bobble, isso é uma capa para um jogo de terror de Thomas a Locomotiva! Isso não é uma capa para Puzzle Bobble, isso parece uma ameaça do que a mafia vai fazer com você se você não comprar o jogo! Isso não é uma capa para Puzzle Bobble, isso é uma capa para um jogo , isso é um pedido de socorro!

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 114 (Abril de 1997)


Edição 129 (Julho de 1998)




MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 025 (Abril de 1996)


Edição 031 (Outubro de 1996)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 010 (Agosto de 1996)