quarta-feira, 21 de julho de 2021

[SNES] BUST-A-MOVE (ou "Puzzle Bobble" no Japão) [Março de 1995][#729]


Sabe, quando você pensa sobre isso nós tomamos por garantido hoje muitas coisas que seriam impensáveis nos anos 90. Jogos, por exemplo, nunca foram tão abundantes, em tão grande quantidade e qualidade como hoje. Com efeito, alguns jogos você tem que ativamente sair do seu caminho para evitar jogar eles, como são os casos dos jogos no Facebook e apps para celulares.

E dentre esses, acho que um dos que eu mais joguei na vida foi Bust a Move no celular. Bem, não exatamente o Bust a Move original, mas um clone gratuito dele para jogar quando eu tinha... hã, uns 15 segundos livre, basicamente porque esse é um jogo muito simples.


O conceito de Bust A Move é tão simples quanto simples pode ser. Você tem bolhas ocupando 3/4 da tela, e da parte de baixo você tem a incrível Bubble Shooting Machine ™. Seu objetivo é limpar o campo de bolhas conectando três da mesma cor. Quando todos eles acabarem, você vence e passa para a próxima rodada.

Se as bolhas que continuam descendo chegarem ao fim da tela, kaputz, game over. Como eu disse, é um jogo incrivelmente simples, e é perfeitamente funcional para momentos simples. Originalmente Puzzle Bobble era um arcade, e jogar uma partida disso por uma ficha me parece bastante dentro de proposito.

A pergunta é: esse puzzle extremamente simples se sustenta como um jogo de Super Nintendo? Bem, sim e não.


Por um lado, sim. Nos anos 90 você não tinha essa miriade de opções para jogar jogos como esse. Hoje o seu celular, a sua TV, a sua geladeira rodam jogos assim, mas nos anos 90 não tinha muito como fugir de o jogo ser lançado para console ou simplesmente não jogar ele. E eu não defenderei de forma alguma que esse jogo não mereça ser jogado da forma que for possível.

O problema é que eu acho que podia ter sido feito mais com isso. Veja, nem Tetris que é o puzzle mais iconico e incostestável da história dos puzzles foi lançado a seco para Super Nintendo. Todas as rendições de Tetris tem algum tipo de gimmick para tornar o jogo mais interessante - alguns são melhores, outros piores. 


Power ups diferentes, modos competitivos com magias e ataque especiais, objetivos diferentes do que apenas eliminar os blocos, meio que o que você pensar eles tentaram. E justamente esse é o ponto porque Bust a Move, que é como o jogo foi chamado no port para SNES, não faz nada disso. O jogo transpõe o arcade e deu.

O que não é uma coisa ruim, mas dava pra fazer mais com isso. Pelo menos no modo versus colocar uns ataques especiais quando você elimina um combo de bolhas já seria interessante, mas não, é apenas o jogo a seco.


Tirando esse “pequeno” detalhe, não tem errado com esse jogo. Os gráficos são bonitinhos, com uma boa intro, personagens manga-like bonitinhos e algumas animações melhores do que você poderia esperar em um jogo do tipo (pare um segundo e veja um de seus dragões carregando o Bubble Shooter ™). Os planos de fundo também são bonitos também, igualmente mais do que eu poderia esperar. 

Como eu disse não é uma coisa ruim porque enquanto esse jogo hoje não é especial porque você joga ele em qualquer cafeteira, na época era o que tinha. Mas que dava pra ter feito mais com isso, dava. 

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