Estando a tantos anos rodando nessa indústria vital, é inevitável que eu já tenha esbarrado com nome "Heroes of Might and Magic" algumas vezes, e como não iria? Existem oito desses jogos, mais um prometido para 2025, mais DLCs, mais três MMO, mais três linhas de spin-offs... não tem como não ouvir falar de HoMaM em algum momento da sua vida gamer. A coisa é, no entanto, que eu nunca soube sobre o que exatamente eram esses jogos. Tipo, eu nem realmente sabia que genero de jogo eles eram, o que você você efetivamente faz neles!
BEM, E AGORA QUE TU JOGOU O JOGO E SABE, O QUE ELE É? UM RTS? UM 4X DE TURNOS? UM RPG TÁTICO?
Sim.
Vamos lá: Heróis do Poder e Magia é como se alguém estivesse jogando SID MEYER'S CIVILIZATION e pensou "hã, e se esse jogo fosse mais focado em combate?". Tá, a imagem que te vem a mente seria então AGE OF EMPIRES, mas não é isso. Imagine, se puder, que é mantida a estrutura de jogo por turnos - e aqui temos algo que eu não lembro de ser tentado antes.
Então é assim: todo turno é um dia na vida dos nossos heróis de poder e magia, e você pega seu heroizinho e anda pelo mapa coletando recursos (pedra, madeira, ouro, diamantes, etc). Com esses recursos vc pode construir coisas nas suas cidades que vão te dar mais recursos, novas unidades ou aprimorar o que você já tem.
Até aí não é muito diferente de SID MEYER'S CIVILIZATION, seu bonequinho anda no mapa - e vc tem um limite do quanto pode andar em um turno - para coletar coisas, na cidade você constrói estruturas que avançam a sua civilização. Algumas coisas produzem por dia (tipo a serraria na cidade produz 2 madeiras por dia), algumas coisas produzem por semana (a construção de recrutar centauros te dá 10 centauros por semana), mas até aí a coisa não é conceitualmente diferente.
O que é diferente, entretanto, é que como eu disse que a coisa toda gira em torno do pew pew pow pow motherfucker. E como o combate funciona? Então, essa é a parte realmente curiosa: ao abordar um inimigo (ou ser abordado por um no turno dele) você é transportado... para um RPG Tático.
Aqui você luta esse jogo de tabuleiro com base na movimentação das peças, alcance dos ataques e resistencia dos inimigos. Cada unidade é liderada por um herói (que é o bonequinho que você move no mapa), e o herói não luta diretamente - o que ele faz é castar magias, se tiver, ou dar bonus de moral para sua galere. Mas é, imagine basicamente que você está jogando SID MEYER'S CIVILIZATION e quando a rosca fecha, o jogo muda para FINAL FANTASY TACTICS. Claro, os mapas são bem mais simples, mas então isso não é realmente problema por uma questão muito simples na verdade: HOLY MOMOLY GUACAMOLY COMO ESSE JOGO TEM CONTEÚDO!
Não, mas sério mesmo, serião da seriedade, existem aproximadamente 150 tipos de unidades diferentes distribuidas em 4 facções, isso antes de entrar com as expansões! Isso quer dizer que você pode ter uma igreja na sua cidade que convoque anjos para entrar no grupo do seu herói, mas nada te impede de recrutar demonios no mapa ou tomar um castelo no inferno e produzir seus próprios demonios. Ou nagas. Ou gigantes. Ou elfos arqueiros.
Enfim, como dá pra ver as possibilidades de combinações são inúmeras, exponenciadas pelo que pode ser feito nas construções das cidades, mais artefatos e itens mágicos que podem ser equipados nos heróis que lideram cada grupo... vish, as possibilidades parecem infinitas. E isso que eu nem falei ainda sobre os heróis especificamente, pq no centro do jogo estão os heróis - onde existem mais de cem heróis individuais cada um com seu próprio nome, retrato e habilidades especiais. Os heróis que lideram as partys podem ser uma das dezesseis classes de personagens diferentes, o que é mais do que você encontrará na maioria dos jogos de RPG, quanto mais em um jogo de estratégia.
Porém não esqueça, e essa é a real graça da coisa, que esse jogo não é SHINING FORCE: The Legacy of Great Intention que você sai por aí coletando aliados e montando seu time no seu próprio ritmo, esse é um jogo por turnos e cada turno que você está reunindo recursos ou explorando o mapa, não é como se o seu oponente estivesse sentado girando os polegares e assobiando Tunga la Catunga Tunga Tá Toma Limonada para Acordar de Madrugada!
Esse aspecto do jogo é o que mantém cada partida única e interessante, você vai esperar mais uma semana para seu garrisson produzir mais 15 centauros para a companhia do seu herói ou vai arriscar com que tem? Gastar esse dia com uma construção que fortifica a defesa da cidade ou aumentar a escola de magia? Seu adversário vai esperar mais três dias antes de invadir? Vc tem esse tempo?
Como vê, o jogo realmente combina os melhores aspectos do RPG Tático, do RTS e dos 4X de turnos, definitivamente não é uma propaganda enganosa aqui. E quando eu disse que o jogo tem conteúdo para uma senhora caceta felpuda, não era apenas na quantidade de unidades, cidades e facções: o jogo base vem com SEIS campanhas, que demoram um pouco para terminar e permitem que você jogue praticamente todos os tipos de tropas e heróis do jogo - além de ser um cenário de fantasia bem escrito e interessante.
Porém se isso não é suficiente para saciar sua fome de poder e magia, nada tema, existem ainda cerca de quarenta cenários outros individuais estranhos, bem como um editor de cenários, mais as expansões e os mods feitos por fãs que deve ser mais do que suficiente para mante-lo ocupado por... bem, esse jogo saiu em 1999 e ainda existem campeonatos dele em 2024.
Frequentemente os jogadores apontam que esse é o melhor jogo da franquia - e embora eu não saiba dizer o que os seguintes fazem de errado pq ainda não joguei eles, posso dizer que o jogo dá tanto para fazer e faz de forma tão interessante, que não tem como afirmar que todo esse carinho por esse jogo é injustificado. Eu quero dizer, esse jogo é tão bom, cabe a pergunta de quem são os caras que fizeram ele. Eu quero dizer, eu sei que é a New World Computing, mas eu não faço ideia de quem são esses caras, vou pesquisar que outros jogos eles fizeram na página deles na wikipédia...
Espera, o que?
Eles... eram parte da 3DO Company quando fizeram esse jogo? O que quer dizer que... que... finalmente... meu deus... depois de todos esses anos... eu não acredito que eu vou dizer isso... meu deus tá acontecendo... A 3DO COMPANY FEZ UM JOGO BOM! PUTA MERDA, ACONTECEU! MILAGRE! MILAGRE! MINHA NOSSA SENHORA MILAGRE! A 3DO FEZ UM JOGO VERDADEIRAMENTE BOM!
Eu não acredito... depois de todos esses anos... depois de todo esse sofrimento... depois de tantos, tantos, tantos jogos ruins... eles conseguiram... os desgraçados conseguiram... é um jogo foda da 3DO Company, eu não acredito que eles conseguiram, foi tão dificil chegar até aqui mas eles realmente conseguiram...
CARA, TU TÁ BEM? VC ESTÁ REALMENTE CHORANDO?
O pesadelo acabou, Jorge. Depois de todos esses anos, de todas essas horas da minha vida sofrendo com esses jogos miseraveis da 3DO Company, com a abominação que foi o 3DO sem um único jogo incrível... e agora acabou, essa cicatriz pode finalmente curar. Eu joguei um excelente jogo da 3DO Company.
Eu venci.
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES