domingo, 30 de junho de 2019

[AÇÃO GAMES 016] SID MEIER'S CIVILIZATION (PC, 1991) [#241]



No post de hoje, eu vou fazer uma coisa diferente. Eu poderia falar sobre a importancia de Civilization para os games, como ele criou o genero 4X (eXplore, eXpand, eXploit e eXterminate), criando um board game que se joga por turnos nos videogames. Alguns anos mais tarde a Blizzard teve a ideia de fazer um 4X em tempo real, e com o seu Warcraft: Orcs and Humans nascia o que hoje nós conhecemos como jogos de estratégia no computador (vulto RTS, real time strategy).

Eu podia falar de tudo isso, podia falar do jogo e do seu manual de 80 páginas, podia falar da letra ultra legal que o brentalfloss fez com o tema classico de Civilization, ou como um jogo tão absurdamente ambicioso - em que você desenvolve uma tribo de meia duzia de malucos durante TODA HISTÓRIA DA HUMANIDADE até a exploração espacial - tenha dado tão certo. Tem muito a ser dito sobre o Civilization feito por Sid Meyer e Bruce Shelley, eu poderia falar muito sobre esse jogo.

Só que eu não vou. Por que? Porque eu vou usar meu tempo (e o seu tempo) para algo muito mais útil: te ensinar a jogar Civilization. Vê, jogos de estratégia no computador (sejam eles 4X ou RTS) tem um problema muito sério: eles são feitos para um nicho extremamente especifico. Eles são para iniciados apenas, e se você quer entrar nesse clubinho... bem, boa sorte. Claro, você pode tentar pegar o manual de oitenta páginas e tentar aprender a jogar sozinho, porém se você já tentou fazer isso com um board game sabe que a melhor forma é apenas alguém te ensinar como joga.

O problema é que todos os tutoriais que eu encontrei de Civilization são para pessoas que já sabem jogar o jogo. Veja, por exemplo, a ajuda para iniciantes da Civilization Wiki:


Nossa amigo, suas dicas são realmente boas (são mesmo, eu não estou zoando). Só que eu tenho um problema: quando eu abro o jogo o que eu estou vendo na minha tela é isso:


E eu não faço a mais remota ideia de como mexer nisso. Eu precisava de dicas para mais iniciantes ainda, e é por isso que eu estou escrevendo esse post. A propósito, eu usarei a versão de Super Nintendo para este post porque a UI dele é muito mais clean e fácil de entender, porém tenha em mente que ela é simplificada em relação a versão de computador. Porém o objetivo aqui é aprender como jogar o jogo, depois que você entender o básico, você pode se virar com as diferenças.

Então, dito isso, vamos começar do começo. E por começo eu quero dizer realmente a coisa mais básica que você precisa saber sobre Civilization.


QUAL É O OBJETIVO DO JOGO?


O objetivo de Civ é vencer, outros 3 a 7 caboclos que cada um comandarão uma nação. Existem várias formas diferentes de vencer o jogo, então saber o que você está tentando fazer é tão importante quanto saber como fazer. Novamente, pense em Civ mais como um board game tipo euro do que um videogame tradicional.

CONQUISTA: A forma mais simples (mas não necessariamente a mais fácil) de vencer é exterminar todo mundo. Entre em modo full Nação do Fogo, vá até a casa de seus vizinhos com suas tropas e erradique o último vestígio de sua cultura na base da porrada. Quando você for o último sobrevivente, você vence. Simples e sangrento.

CIÊNCIA: A outra maneira de vencer é completar a corrida espacial: desenvolva sua civilização até que ela domine a viagem espacial e finque sua bandeira em Alfa Centauri. Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para chupem peludos venci essa porra!

TEMPO: A terceira forma de vencer o jogo é por tempo. Quando o ano atingir certa data, o jogo conta os pontos de cada jogador e quem tiver mais pontos vence. O ano em que o jogo termina depende do nível de dificuldade que o jogo está sendo jogado:

Chieftan - 2100 AD
Warlord - 2080 AD
Prince - 2060 AD
King - 2040 AD
Emperor - 2020 AD 

 Esses são os pontos que o jogo considera na hora de analisar quem ganhou por tempo:

2 pontos para cada cidadão feliz
1 ponto para cada cidadão contente
20 pontos para cada Maravilha do Mundo construída
3 pontos para cada turno em paz (você não guerreou com ninguém naquele turno) 
5 pontos para cada avanço futurista da sua civilização
Menos 10 pontos para cada square poluído pelo seu povo

Com o lançamento de outros jogos Civilization, novas formas de vencer foram sendo adicionadas. Civilization VI, o mais recente, tem seis formas diferente de ganhar o jogo. Porém isso não é importante agora. O que é importante para este jogo são estas três. E, de preferencia, já tenha em mente se você vai jogar para ganhar pela aniquilação dos oponentes - focando no militar - ou pela tecnologia - focando na ciencia. Não é muito prático jogar para "esperar acabar o tempo", mas suponho que tenha quem goste de jogar assim também.

Bem, de qualquer forma, agora você já sabe como ganhar o jogo. Agora só falta saber como jogar o jogo!

COMEÇANDO O JOGO


A primeira coisa que você tem que fazer é escolher com qual civilização você vai jogar. Em Civilization 1, isso influencia apenas em que parte do mundo você começa e quem serão seus vizinhos - mas em edições posteriores do jogo cada povo tem uma habilidade especial única. Para nosso exemplo, jogarei com os egípcios através do seu lendário líder atemporal, o faraó Ramsés Zureta (você pode escolher apenas um dos dois nomes do seu líder, então você pode jogar com Abraham Tóxico ou Zequinha Stalin se quiser)



Alias a tela de loading no Super NES demora duas eras glaciais para começar, é o jogo que mais demora a carregar no Super Nintendo. Pode ir fazer um café pq demora mesmo, o jogo não travou.


Tipo REALMENTE demora, imagina se esse jogo fosse em CD...


Ok, o jogo começou e imagino que nesse momento você deve estar pensando algo como "Não estou entendo nada, tu mentiu pra mim eu não devia ter tentado jogar isso, eu devia ter ido jogar o jogo das Bratz Monster High eu te odeio espero que tu morra sozinho e sebosoooo!". Calma, respira.

Esse icone piscando que parece um vagão de diligencia é o seu SETTLER, ou seja, os coloninhos assentadores que só querem um lugar para chamar de lar e criar doguinhos nele. 

Se você clicar nele, algumas informações vão aparecer:

A casinha aparece de vez em quando ao explorar o mapa e ela te dá um item surpresa, seja bom ou ruim. Aconteceu de sair uma logo no inicio do jogo, mas isso é raro. De qualquer forma, não se preocupe com ela por enquanto.

 "Ai ainda não estou entendendo nada cade meu jogo das Monster High, Laurinha vou te shippar muuuuiiittooo". Novamente, calma.

Em turno de jogo você pode atribuir ações a todas as suas unidades, quando você fez todas suas ações você encerra o turno, passa a vez, os outros jogam e depois é você de novo. No começo temos apenas uma unidade, então aqui é só uma ação antes de encerrar o turno.

Quando você clica em uma unidade, o jogo exibe uma lista dos comandos que essa unidade pode executar. Nesse jogo, o SETTLER é o pau pra toda obra da sua civilização. Qualquer coisa que você for construir é com ele, então ao clicar nele o jogo exibe as coisas que ele pode construir. A grande coisa para entender esse jogo é que os comandos disponíveis mudam  de acordo com o tipo de terreno que você está. 

Assim, se você estiver sobre um terreno de minérios o jogo exibe a opção de abrir uma mina. Se estiver sobre um pantano ele te dá a opção de aterrar ele. Se você estiver numa floresta, aparece a opção de por o mato todo abaixo.

Sendo explicado isso, vamos ver as opções nessa tela:

MOVE: move sua unidade. Obviamente.
CITY: constrói uma cidade. Construir cidades não custa nada senão que você perde o SETTLER (porque ele se assentou e agora é um cidadão feliz da sua contribuição para a civilização, repleto de cachorrinhos em seu pátio)
IRRIGATION: Irriga uma região, o que faz ela produzir uma unidade de comida a mais. Falo sobre comida mais tarde.
WAIT: Passa para a próxima unidade, mas o jogo volta nele antes de encerrar o turno.
SENTRY: A unidade fica apenas parada esperando e o jogo não vai voltar a perguntar qual ação você quer atribuir para ela até que você clique nela novamente. Isso quer dizer que se você colocar uma unidade em sentry e esquecer dela, ela vai ficar paradinha até o fim dos tempos.
NO ORDER: A unidade só passa a vez sem fazer nada, mas no próximo turno ela joga de novo (ao contrário de sentry). Qual a diferença entre "Sentry" e "no order"? Se uma unidade vai ficar sem fazer nada só um turno, coloque "no order". Agora se ela vai ficar parada por vários turnos, coloque "sentry" até você precisar  dela. Quer dizer, você pode colocar "no order" todo turno e só ir passando a vez, mas é um saco clicar nela, abrir o menu, toda rodada. O "sentry" existe para agilizar o jogo
DISBAND: A unidade é desfeita e os recursos dela voltam para você.

Parece meio complicado decorar tudo de uma vez, mas não se preocupe. Você vai fazer isso tantas vezes e não são tantas opções assim que em poucos minutos você já decorou o que cada um faz o que.

CONSTRUINDO SUA PRIMEIRA CIDADE

A primeira coisa que temos que fazer é construir a primeira cidade de nosso futuro domínio. Essa cidade é onde ficará o seu palácio (a cidade já vem com um, você não precisa fazer nada de especial) e você deve construir sua civilização ao redor dela porque o palácio inibe a corrupção ao redor dele. Depois quando sua civilização estiver grande o suficiente, você pode construir outros palácios para manter esses safados na linha. Mas isso é depois, agora vamos é colocar nossa primeira cidadezinha no chão.


OBS: apareceu a opção "Forest" porque estou parado num tile de floresta, como eu expliquei antes. Caso eu quisesse colocar a floresta abaixo, eu escolheria a opção "Forest"

Como você pode ver, meus assentadores andaram um pouco até achar um lugar ideal para montar minha primeira cidade, o que levou algumas rodadas - depois você vai entender porque eu fiz isso, por hora o importante é que está na hora de fundar a primeira cidade. Clique no seu SETTLER e escolha "City" para ele construir a primeira cidade. A magia acontece!

Ao construir a cidade, o jogo te sugere um nome (no caso, a sugestão foi Thebas), mas você pode dar o nome que quiser. Assim, no ano de 3840 A.C., os egipicios fundaram a sua primeira cidade: a cidade Bocada!

Fundação de Bocada, primeira capital do Egito. 3840 A.C (foto colorida por computação)
- Ai, mas nem tinha diligencias no Egito em 3840 A.C...
- Cala boca, Thiaguinho! O que tu sabe sobre o Egito sem ser o que tu viu na Mumia?


Ao fundar uma cidade, o jogo já abre a tela de menu da cidade. Como dá para ver, a cidade já vem com um palacio de brinde. De qualquer forma, o que importa nessa tela são é o botão "Change". Clicando nele, abre uma lista das coisas que a cidade pode construir:

Ignorem o Chariot, B. Garden e Colossus: eu ganhei eles de presente daquelas casinhas na cagada, porque são recursos muito bons. Normalmente o jogo começa sem isso.

Inicialmente podes criar novos Settlers (ataque 0, defesa 1, mobilidade de 1 quadrado por turno), Milicia (1 ataque, 1 defesa, 1 mobilidade por turno) e Falange (1 ataque, 2 defesa, 1 mobilidade por turno). Ao lado tem quantos turnos a cidade demora para produzi-los.

Os retangulos (Barrack, Granary) não são unidades para usar no mapa, são construções que ficarão na sua cidade e farão dela um lugar melhor. Clicando no H você tem uma explicação de que bonus eles dão (que não são relevantes para este tutorial basicão, mas são coisas legais).



Sempre que você construir uma cidade, coloque um soldado nela (seja milicia ou falange) o mais rápido possível. Isso porque se você deixar uma cidade sem proteção qualquer um pode vir e tomar ela sem luta - mesmo os aliados com quem você tem um tratado de paz. Não dê esse mole.

Assim, eu coloquei Bocada para produzir milicianos que estarão defendendo a cidade daqui a cinco turnos. E até lá, o que eu faço se alguém aparecer para querer tomar a minha cidade? Basicamente, choro.

A essa altura do jogo é pouco provavel que alguma nação tenha soldados prontos E com mobilidade suficiente para chegar na Bocada dentro de cinco turnos, mas fique ligado para suas próximas cidades.



Bem, a Bocada agora estará treinando novas tropas pelos próximos cinco turnos. Isso quer dizer que eu não tenho unidades no mapa, então não posso fazer nenhuma ação pelas próximas rodadas. Por isso o jogo só vai me dar a opção de "End of Turn" para ir passando a vez.

Cinco rodadas depois (enquanto meus oponentes em outros cantos do mundo passaram criando armas de destruição em massa, tenho certeza aqueles canalhas ¬¬) ...


A primeira milicia bocadeira vem ao mundo! O mapa deixa ela piscando para eu ver que tem um item novo, mas de qualquer forma o jogo parou de dar "End of Turn". Ok, o que eu faço agora? Clico nela, obviamente.


Quando tem mais de uma coisa no mesmo lugar (sejam duas ou mais unidades, ou uma unidade e uma cidade), a primeira coisa que o jogo faz é abrir um menu para perguntar com qual coisa eu quero mexer. No caso, eu quero interagir com a unidade (a milicia)


A milicia tem um menu bem parecido com o do settlers, só que com duas opções novas: 

DEFENSE: a tropa fica parada e defende contra quem atacar aquele tile.
HOME CITY: uma tropa sempre consome recursos da sua cidade natal, mesmo que ela esteja longe de casa. Digamos que uma tropa sua viage e vá defender outra cidade, você pode realocar uma tropa para uma cidade para que ela gaste os recursos da cidade que está defendendo agora. Para isso existe a opção "Home City", isso é importante para uma questão de gerenciamento que veremos depois.

No caso, eu selecionei "defense" e agora Bocada está defendida por uma valente tropa de milicianos bocadeiros. Caiam dentro, fariseus!


O jogo mostra a opção "End of Turn" porque eu não tenho mais unidades sem atribuir ação no mapa, mas isso não quer dizer que eu não tenha nada para fazer ainda. Segure seus cavalos, jogo! Ramsés Zuretinha ainda está agindo!


Se nada for alterado, depois de produzir uma milicia a cidade vai produzir outra daqui a cinco turnos automaticamente e assim indefinidamente. O que é ok se for que você quer, porém eu tenho outros planos para o que Bocada deve produzir. Assim, eu clico na cidade e vou em Production.




Eu preciso de outro settler para fazer umas paradas para mim, então eu troquei. Vai levar 20 rodadas? Vai, mas Bocada já está defendida por sua tropa bocadeira e acho que vai dar tudo certo. Acho. Que foi? Eu disse que eu sabia como jogar, não que eu era bom nesse jogo!

Ah sim, no botão "advice" ali em cima o jogo te dá umas sugestões do que construir caso você esteja sem ideias.



Algumas rodadas depois, tenho novamente um settler novinho em folha para botar a mão na obra. Eu já entrei no menu da cidade e mudei para ela produzir uma falange para ela ficar bem protegida, e isso é basicamente como se constrói uma cidade. Para fazer outras, é só repetir o processo.

Agora, vamos a fase 2 do jogo: conseguir recursos.

NA CASA DO BOM HOMEM, QUEM NÃO TRABALHA NÃO COME

Certo, agora que já sabemos o básico de como usar nossas unidades, é hora de angariar recursos pela glória do império de Ramsés Zuretinha! Como o negócio agora é botar a mão na massa, os settlers são peça chave dessa etapa.

Nesse jogo você não pode sair criando unidades a moda louca, já que sustentar esse povo todo tem um custo. Se você clicar na cidade, entrar no menu dela vai ver a primeira opção que é chamada "City" (criativo, hã?). Nesse menu você gerencia os recursos da cidade. Vamos ver como isso funciona;


Holy shmoly, não entendi nada, e agora? Calma. Vamos por partes, como diria Jack.

Os dois bonequinhos verdes ali em cima são quantas unidades a cidade tem disponiveis para trabalhar no momento. No caso, dois. Um ponto de população, ou símbolo de cidadão, em sua cidade requer duas unidades de comida a cada turno. Se a sua cidade está produzindo mais comida do que isso, o excedente ficar armazenado nesse espaco.

Nessa outra cidade, mais para frente no jogo, sobrou 4 comidas em uma rodada. Essas quatro vem parar aqui, quando fecharem 20 (ou seja, faltam 16), a cidade ganha um trabalhador extra para ser alocado





Eu falei em "alocar trabalhadores", mas o que é isso? Ora, esta vendo a janelinha central com um mapa da região ao redor da sua cidade? É ali que você pode alocar trabalhadores para eles produzirem coisas.

No momento, Bocada tem três trabalhadores gerando recursos: o da própria cidade (esse sempre vai ter e nem tem como mexer nisso), e mais outros dois. A partir do momento  que estivermos armazenado 30 comidas, um novo trabalhador poderá ser alocado nesse mapa e por aí vai.

Se você clicar nos trabalhadores alocados, você pode recoloca-los em outros lugares para trabalhar. O segredo é que o trabalhador gera conforme o terreno que ele está e esse é o ponto principal de escolher onde instalar sua cidade: os terrenos que tem ao redor indicam o que aquela cidade vai conseguir produzir.

Para ver o que cada terreno pode produzir, basta clicar com o outro botão nele no mapa principal, vai abrir essa tela:

Alocar um trabalhador na grama, por exemplo, em regime de governo anaquista ou ditatorial produz duas comidas (coluna do trigo) estando irrigada (a direita) ou não (a esquerda), e tem um valor de comercio (coluna das setinhas) se tiver estrada, nenhum se não tiver

Agora se o regime de governo for republica ou democracia, ela produz três comidas quando irrigada e seu valor de comercio é dois caso tenha estrada.
Então o grande segredo da cidade é localização, localização, localização.


A parte debaixo da tela mostra a situação dos trabalhadores. Na situação atual, são necessárias 5 comidas por turno para alimentar a galera, ou seja tem uma sobrando. Não está sendo usado nenhum recurso atualmente, então os dois produzidos estão sobrando. E por fim estão sendo gerados três pontos de riqueza com o comercio, o qual estão todos sendo utilizados.

O que sobra da produção de recursos é o que é usado para acelerar a criação de novas unidades.

A falange leva dez turnos para fazer, mas se eu tivesse recursos excedentes sobrando esse tempo diminuiria
Por fim, os pontos de riqueza do comércio são distribuidos entre três coisas: luxuria (o diamante), dinheiro (o circulo com sinal de +) e desenvolvimento (a lampada azul).

Luxuria serve para deixar seus cidadãos felizes, o que impede que eles derrubem o regime de governo ou desertem em caso de guerra, alem de contar pontos de vitoria no fim do jogo. Deixar cidadãos não-alocados no mapa também dá luxuria.

Dinheiro serve para comprar novas unidades (ao invés de esperar o numero de turnos é possivel comprar com dinheiro direto), subornar inimigos e para manter algumas melhorias da sua cidade que custam um numero X de dinheiro por turno (a usina nuclear, por exemplo, custa 2 dinheiros por turno para manter).

Desenvolvimento serve para novas invenções, que é como você consegue novas tecnologias (alem de subornar ou ameaçar as outras civilizações). Dependendo da quantidade de desenvolvimento investida, a cada numero X de rodadas uma nova invenção será descoberta automaticamente - abrindo caminho para a próxima.


Agora, como eu sei qual invenção é pré-requisito para o que, e o que escolher? Para isso o manual do jogo acompanha uma tabela que você pode acompanhar.


Para que suas cidades possam construir catapultas - uma unidade de ataque extremamente poderosa - você precisa já ter pesquisado matemática, que abre quando você pesquisa maçonaria. Adicionalmente, é necessário conhecer o alfabeto também. Para que seus settles saibam construir pontes, você precisa primeiro ter descoberto construção, que por sua vez veio da maçonaria, tendo currency e iron working como pre-requisitos também. Você pegou a ideia.

O enterro foi inventado pelos egipcios em 3260 A.C.

O que permitiu que eles pesquiassem sobre o misticismo e o regime de governo monarquia (desde que tivessem inventado leis antes, pq não dá para ter monarquia se o cara só é enterrado sem nenhuma lei)
Tão logo você consquista uma invenção, o jogo já abre a tela perguntando qual será a próxima coisa a ser pesquisada. 


Você pode distribuir o resultado da sua riqueza de comércio clicando em qualquer lugar vazio do mapa e escolhendo "Distribute". Do jeito que está na foto, por exemplo, 50% da riqueza estão indo para dinheiro, 50¨% para avanços de pesquisa.

E... acredite ou não, só tem mais uma coisa que você precisa saber sobre Civilization antes de terminar o básico do básico!

ESTRADAS SÃO O PILAR DA CIVILIZAÇÃO

Estradas são algo bem simples de fazer (basta clicar sobre o settler em quase qualquer lugar do mapa e a opção "Road" vai aparecer), porém são vitais para sua sobrevivencia. Isso porque ela atende duas funções básicas: a primeira, é o deslocamento mais rápido. Um personagem normalmente anda um quadrado por turno, alguns poucos andam dois e alguns raríssimos andam três.

Pois bem, estradas triplicam essa movimentação! Eu não tenho palavras para descrever o quão importante é ter todas as cidades da sua civilização conectadas, porque quando você for atacado em alguma fronteira por piratas ou outros jogadores, você vai querer que as suas melhores tropas atravessem o país voando, acredite.

A lendária rodovia Transnilo, que ligará Bocada a Buraco Quente e a Babylonia... tão logo saiam as verbas do governo para concluir a tecnologia de pontes, que provavelmente estão paradas na mesa de alguém.
A segunda coisa importante a respeito das estradas é que ligar uma cidade sua a de outro jogador abre a possibilidade de comércio, e existem unidades especificas que podem ser criadas (depois de pesquisada a tecnologia, claro) para essa finalidade especifica de ir de uma cidade sua até outra civilização e trazer dindim, grana, cash, molero, faz-me-rir. Desde que a corrupção não seja muito alta, claro, porque senão seu governo jamais verá a cor desses recursos de riqueza.

Ufa, e agora sim isso é o básico que você precisa saber para jogar Civilization! E eu disse básico, porque existe muito mais sobre comércio, guerra, tecnologias que mudam radicalmente as premissas basicas do jogo. Tem regimes de governo que fazem as coisas funcionar diferente, fazer alianças, quebrar alianças e trair Gandhi quando ele estriver mais vulenravel, na idade moderna você tem a poluição para se preocupar, no futuro tem a inteligencia artificial (o que pode não tornar improvavel que civilizações rivais unam forças para combater a rebelião das máquinas, se as coisas forem por esse caminho) e muito, muito mais coisa. Incluindo guerra nuclear, é claro.

Civilization é um jogo baseado em um boardgame, então nada mais justo que fazer um boardgame baseado no jogo... e que é extramente fiel ao feeling


Civilization é um jogo complicado? PRA CARALHO!!! Mas pela quantidade de conteudo que ele oferece, honestamente o bicho nem é tão feio assim uma vez que você entende as bases do jogo. Um jogão da porra.

E, mais importante que isso, agora você pode dizer que sabe jogar CIVILIZATION! BABA YETU, MODAFUCKA!


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 016

Cala boca, Ação Games. Só cala a boca.

Edição 069