domingo, 24 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 001] HOLLYWOOD SQUARES (NES, 1988) [#095]



É manhã de natal de 1988. Também conhecido como "o grande dia!". Quer dizer, você esperou o ano todo por isso, é hora do seu presente de natal! O ano de 1988 foi bastante generoso com os donos de Nintendinho, gerando clássicos como Super Contra, Super Mario 2 e 3, Mega Man 2, Ninja Gaiden, Ice Hockey e ... The New Zealand Story?

De qualquer jeito, qualquer um desses games será um ótimo presente que lhe trará muita alegre (e frustração) ao longo de todo um ano. Exceto esse último. Então você desce as escadas animado, abre seu presente e descobre que o seu companheiro de aventuras para todo o ano de 1989 será... um quadro do Domingão do Faustão.

Um cartãozinho de "estávamos sem camisinha e aborto é ilegal" seria mais simples para comunicar o que os seus pais sentem por você.

The Hollywood Squeres foi um gameshow apresentado na TV americana entre 1966 e 2004, sendo que no Brasil foi adaptado como um quadro no Domingão do Faustão entre 1988 e 1993. A ideia é simples: é uma partida de jogo da velha na qual cada "celebridade" responde uma pergunta e o jogador diz se concorda ou discorda com ela. Se o jogador acertar, marca ponto. Se errar, o ponto vai para o adversário.

O truque aqui é que as celebridades sempre respondem como se tivessem certeza absoluta da resposta, mesmo que estejam inventando. Cabe ao jogador decidir se aquilo é verdade ou é merda de touro.


O jogo de NES, produzido pela Rare (ou seja, a empresa que puniu o mundo com Battletoads) funciona nos mesmos moldes, para um ou dois jogadores. Como realmente não tem muito o que falar sobre o jogo, vamos dar uma olhada em algumas das perguntas, sim?



 Ok, começamos com uma fácil. Deve ser porque o meu personagem se chama Dude e tem o visual mais maneiro de todos os anos 80


Isso não foi nem um desafio para as grandes habilidades de DUDE! Fato interessante: sempre que possivel eu nome meus personagens como "hey, dude", porque faz o jogo parecer que os NPCs estão muito chapados "hey, dude, we have to save the princess!". Eu só queria compartilhar esse momento de maturidade com vocês.


Ah porra! Eu não sei nem o que os estudos dizem em 2017, vou saber o que diziam em 1987? Sasporra mudam mais que o chapéu da Alicia Fox!


Caso estejam curiosos, eu pesquisei e em 2017 a opinião dos especialistas ainda é a mesma. Então se o seu filho fizer algo legal como ser criativo ou bem comportado, você tem atirar o bastardo no chão e gritar com ele "TU NÃO FAZ MAIS DO QUE A TUA OBRIGAÇÃO, SEU PEDAÇO DE MERDA!".

Seus filhos vão me agradecer quando estiverem recebendo o Nobel de física.


Uau, de acordo com um programa de TV de 1987, 68% das pessoas saiam do cinema e diziam com orgulho que gostariam de que? Eu não sei, filmes melhores do que Superman IV?

 Ah sim, um detalhe que eu esqueci: antes da resposta a celebridade que você seleciona faz uma piadinha. Uma que ensina a Pepsi a nunca recusar ofertas de publidade em jogos, com certeza. Hmm, me pergunto se foi este o evento que culminou na iconica tragédia conhecida como PEPSIMAAAAAAAAN!


Bem, agora você sabe o que as pessoas gostavam no cinema em 1987, e saber é metade da batalha!


O que? Não pode ser verdade uma coisa dessas!


Eu não poderia concordar mais com você, cara mal desenhado colocado aí porque a Rare não quis pagar milhões de dolares para usar celebridades de verdade da época!

Oh! Eu... eu aprendi algo de verdade em um jogo de Nintendinho! Completamente inesperado!


Eu não sei,  uma capa de jornal dos anos 70 para eles pararem de bostejar que a ditadura militar foi uma época incrível?




Aehooo!

 Olha só, aprendi outra coisa no Nintendinho que terá zero utilidade na minha vida prática! Mais outra dessas e esse jogo já pode substituir todo segundo grau!


Eu não sei, quando ele começa a fazer isso?





 Uh! Selvagem! Eu quase estou perdoando a Rare pelo Turbo Tunel!


Ok, está aí! Aprendi a terceira coisa inutil. Oficialmente esse jogo já é equivalente a  todo sistema de ensino publico!


Essa é uma pergunta... estranhamente especifica. Você pretende se tornar o serial killer da lapiseira Bic, Rare?

 Ou se for a lapiseira do John Wick.

 Ufa!


Um alvejante do bom?

 Caso você esteja se perguntando, "Um Anjo na Terra" é uma série que passou  no SBT durante os anos 80. A série sobre um anjo que foi rebaixado a estagiario e agora precisa ajudar pessoas para recuperar suas asas. O que envolvia muito caminhar a beira da estrada, por algum motivo as séries dessa época tinham uma obsessão estranha com caminhar na beira da estrada (Kung Fu, o Incrível Hulk, etc).

A melhor resposta que eu vi para esse cliche foi do Tarantino em Pulp Fiction, que o personagem do John Travolta diz: "You're gonna become a bum! If you don't have a job, a home, and legal tender, that's all you'll be is a bum. Someone who picks in garbage cans and eats the stuff I throw away."



Ah sim, ou isso. A igreja católica teve a abordagem correta a respeito do batismo: DEPRESSA! FAÇA COM O BEBE ANTES QUE ELE ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO. Não é ético, mas é eficiente pra caralho.

 Gosto de como eles usam "fabulosamente desenvolvida" como eufemismo pra GOSTOSA PRA CARALHO PORRA, UH TESÃO VAI MALANDRA TUDUDUM TU BRINCANDO COM O BUMBUM!

Pensando bem, acho que fabulosamente desenvolvida vai servir.


Fato curioso: na versão original, She-ra e He-man são irmãos gemeos separados ao nascer. Na dublagem brasileira eles viraram primos because Brazil-zil-zil.

Fato curioso 2: a Netflix pretende fazer um remake do desenho da She-ra para 2018, e enquanto a ideia inicial pode gerar um "oh, god, why?", se for pensar no que eles fizeram com Voltron e nas HQs que foram lançadas, isso surpreendemente pode funcionar



Eu nunca vi um anuncio de forno microondas que dissesse: "nosso produto emite radiação que faz sua comida mudar de tamanho e se esfregar contra si mesma, gerando calor!". Eu devia ter feito minha carreira no marketing.


Lembra quando a antena dos carros era parte integrande do design e  não apenas algo que você quase esquece que está lá? Pepperridge Farm lembra!


Ele levavam canarios para não acidentalmente perfurarem uma tubulação de esgoto e entrarem pelo cano. Hã? Hã? Viram o que eu fiz aqui?


Sim, você acabou de ler isso em um videogame da Nintendo. Eu só queria ressaltar esse fato.


Não, a resposta certa é que eles faziam isso porque se houvesse gás venenoso na mina, como metano ou monóxido de carbono, o canário morreria antes de este afetar os mineiros, servindo assim como um aviso de que é hora de correr para fora com balançando as mãos sobre a cabeça em panico.


Outra pergunta muito ligada a sua época. Eu vou saber o que a rainha Elizabeth levou 3 toneladas para a China em 1987? Sei lá, episódios de Doctor Who em Betamax?


3 toneladas de bagagem. E tem gente que acredita que alguém quer ser presidente/rei/sindico de prédio para servir as pessoas...


Bem, terminado jogo assim como no programa americano de TV você podia escolher uma chave e escolher um carro, se a chave servisse o carro era seu!


 No Nintendinho você não ganha nada, obviamente, apenas aparece essa mensagem dizendo que no seu coração você sempre será um vencedor


Última questão: eu acertei todas as perguntas (pq eu sou fodão) e ganhei o carro, mas acabei fazendo só 25 mil pontos. Como diabos alguém faz 40 mil pontos nesse jogo? Qual é seu segredo, PHB, mestre supremo do Jogo da Velha? Que caminhos ele trilhou para atingir tal nível de conhecimento, que estradas o levaram a ser quem ele é hoje, esse monstro da trivia com celebridades falsas mal desenhadas?

A resposta mais provavel é que jamais saberemos. Talvez seja melhor dessa forma, contudo.



Bem, e esse foi Hollywood Squares. Não é um jogo ruim considerando que ele cumpre o que se propõe fazer... claro que o que ele se propõe a fazer é uma bosta, mas então o que não era nos anos 80?

Ao menos não fizeram um jogo de Passa ou Repassa, né?


Ah, fuck...