domingo, 23 de junho de 2019

[AÇÃO GAMES 016] PARLOUR GAMES (Master System, 1987) [#238]



Videogames são capazes de nos permitir fazer coisas extraordinárias e fantásticas que jamais conseguiríamos fazer de outra forma. Como escalar e matar um kaiju de pedra de 60 metros de altura...


... socar a fuça de demônios em Marte...


... ou ser um super-herói que é capaz de trazer justiça para aqueles que, de outra forma, escapariam completamente impunes de seus atos horríveis.


Ou, para esse propósito de coisas impossíveis que você só vive através dos videogames, ter uma garota gentil, linda e inteligente que realmente gosta e se importa com você durante a sua adolescencia.


Eu... eu não estou chorando, você é que está! Mas bem, eu dizia que videogames são realmente capazes de nos proporcionar experiencias que jamais poderemos viver de outra forma. Ou, você sabe, a outra opção é reproduzir experiencias que você facilmente teria fora dos videogames e que na vida real é bem melhor do que usando um controle.

Foi isso que a Sega pensou quando encomendou a Compile (cuja sucessora hoje é responsável pelos jogos da série Hyperdimension Neptunia) esse jogo em 1987.

Então, o que é Parlour Games? Uma coletanea de três "jogos de salão" para você se deleitar com toda família no Master System: sinuca, dardos e bingo. Sim, você leu certo, motherfuking BINGO. Mas vamos por partes.


Você pode se perguntar se todas as telas de menu desse jogo são apresentadas por playmates. A resposta é sim. Claro que sim.


O jogo de sinuca é... surpreendentemente bom para um jogo de Master System de 1987. Tem todas as opções que você poderia esperar como controlar o angulo da tacada e a força, e uma mira bastante util. Mais impressionante que isso, o jogo tem uma boa quantidade de variações do jogo que mesmo os cartuchos mais modernos e famosos de bilhar (como Side Pocket, por exemplo) não tem.


Caso você não saiba jogar alguma dessas modalidades, o manual do jogo é surpreendentemente eficiente em te ensinar a jogar essas categorias. Então, de verdade, nada a reclamar do bilhar onde até quatro pessoas podem revezar o controle e dar suas tacadinhas marotas.

Isso é, de fato, diversão para toda família!

Uma duvida que eu carregarei comigo até o fim dos meus dias é se o jogador que te representa na hora de dar a tacada esta usando um capacete de operário ou se é o Donald Trump jovem.
 Afora isso, não tem muito o que dizer. É sinuca, a mesma coisa que se encontra em qualquer boteco por aí. Claro, nem todas as pessoas tem uma mesa de sinuca em casa ou acessível em um local onde elas não serão assaltadas 4 vezes no caminho até o bar, e provavelmente os assaltantes delas serão assaltados também, então essa é uma inclusão válida.

O segundo jogo deste cartucho, dardos, é aquela coisa de jogar coisas em uma coisa esperando que as coisas grudem nas coisas. E que custa muito menos do que um cartucho de videogame, mesmo um de Master System.

Dardos também tem uma miriade de modos de competição dentro do jogo, o qual são cobertas pelo manual. Ou eu acho que são, como eu não sei nada sobre dardos ele pode estar falando merda, mas ao menos parece fazer sentido. De qualquer forma, o problema não é esse.

O problema é que a diversão de jogar dardos (que não é lá muita, na minha opinião) vem dessa ser uma atividade totalmente física. Você tem que mirar e o desafio do jogo é ver se o seu braço consegue fazer o que a sua cabeça está mandando. Poderia ser emulada com um controle de movimento e algum grau de pagação de mico? Claro.

Com um controle de Master System? Err... o que temos é isso:



"Jogar" é tão divertido quanto a imagem acima transmite. Basicamente você enche a barra e torce pelo melhor.

Mas tudo bem, eu sei que o motivo pelo qual vocês ainda estão comigo é apenas um: e o tal do jogo de bingo? Como diabos alguém coloca um bingo em um videogame? O que você faz nesse jogo? Bingo já é um jogo onde você não faz muita coisa, no videogame então ele literalmente se joga sozinho, não?

Bem, todas essas são perguntas muito válidas e por isso não acho que qualquer resposta amadora servirá. Então, nada melhor do que deixar o próprio manual do jogo responder isso!


E é exatamente assim, meus amigos, que você paga 60 pilas para jogar BINGO no Master System. Como é claramente explicado nas instruções acima, exatamente como todo achou que seria.


Essa é a tela onde você aposta, como você já deve estar totalmente familiarizado a essa altura devido a leitura do manual...


E essa é a tela onde a magia acontece. BINGO!

Bem, e esse é Parlour Games. O jogo de sinuca é bastante ok e é o que salva o cartucho, porque os outros dois são apenas a tentativa mais barata possível de arrancar dinheiro dos incautos desavisados. O que, se você já jogou algum jogo da série Neptunia, é exatamente o que a Compile continua fazendo até hoje. Colocando dessa forma, suponho que esse cartucho não deveria me surpreender tanto, afinal...