quarta-feira, 26 de junho de 2019

[AÇÃO GAMES 016] STUNTS (PC, 1990) [#239]



Stunts é o melhor jogo ruim de direção que eu já joguei até hoje. Mas o que seria um jogo de corrida ruim que é bom? Simples: um jogo onde dirigir o carro, em si, é bastante desagradavel porém todo o resto é excelente!

ESPERA, COMO ASSIM "TODO O RESTO" EM UM JOGO DE CORRIDA?

Bem, é aqui que Stunts começa a ficar interessante...

Mas primeiro, vamos falar da corrida em si: dirigir seu carro não é uma experiencia fácil ou agradavel. A responsibilidade do volante não é muito boa, então fazer curvas é uma dor e nunca muito divertido. A frenagem não é boa também, depois que seu carro embala leva dois dias para parar. 

Stunts tenta ser (e de certa forma consegue) ser um simulador de corrida onde o peso do carro e o angulo que ele ataca as curvas importam. Hoje nós temos excelentes simuladores capazes de realizar todos esses cálculos nos videogames modernos, mas em 1990 a pedida era um pouco alta para um jogo de PC. 

As pistas do jogo são muito complicadas e técnicas e incluem uma infinidade de acrobacias loucas, incluindo giros de 180 graus no ar e saltos insanos e ... surpreendentemente, exigem o uso do pedal do freio de vez em quando. Os carros também são influenciados pelo tipo de terreno em que estão correndo, por exemplo, correr na terra faz com que o carro fique mais propenso a derrapagens do que quando corridas em pistas. 

Tudo isso seria muito bom, se o jogo te desse ferramentas para trabalhar com isso. O jogo te dá três opções de input: teclado, mouse e joystick. Eu não consegui fazer nenhum joystick funcionar com esse jogo, dirigir com o teclado é tenebroso, e com o mouse deve ser considerado como crime contra a humanidade na convenção de Viena. A sensação que passa de jogar esse jogo é que você está sentado no banco do carona dando instruções a um motorista cego.

Isso sendo dito, dirigir nesse jogo não é exatamente divertido. Mas então o que ele tem de tão bom para compensar isso?

Em primeiro lugar, os gráficos. Ok, eu sei, é um jogo em que os carros e as partes da pista tem tão poucos poligonos que você pode literalmente contar de quantas pecinhas virtuais eles são feitos, certo. 

Essa arvore é apenas um triangulo verde em cima de um cubo marrom? Sim, totalmente é.
 Porém é um jogo totalmente 3D feito em 1990, e isso é realmente impressionante por qualquer aspecto tecnico que você olhe. Tá, o painel interior do carro são imagens digitalizadas, mas tudo no mundo da pista é criado em um mundo virtual.

TÁ, MAS E DAÍ, QUE IMPORTANCIA ISSO TEM PARA O JOGADOR? 

Ora, meu caro Jorge, além de ser uma tecnilogia de ponta que por si só já merece aplausos, fazer  um jogo de corrida em 3D oferece uma característica que nenhum jogo 2D pode oferecer: replays em 3D. Isso quer dizer que depois de uma corrida, você pode assisti-la de novo por qualquer angulo. Você pode girar a camera a vontade, explorar o cenário, ver como você quiser.

HM, OKAY. PARECE BOM, MAS AINDA NÃO VEJO PORQUE É ISSO TUDO.

Certamente que não, porque é agora que entra a maior e mais inacreditavel característica desse jogo: seu editor de pistas. O jogo fornece um editor extremamente fácil de mexer para você criar suas próprias pistas e colocar nelas curvas, loops, pontes, tuneis, passarelas e várias outras traquitanas para seu carro dar saltos mirabolantes.


 Mais do que isso, o jogo permite você construir seu próprio cenário no mapa com casas, lojas, arvores, pistas de tenis e prédios de apartamento. Com mais facilidade do que Sim City até (que já é bem fácil de se jogar) você consegue fazer uma cidadezinha para fazer seus rachas dentro dela se quiser.

Agora a melhor parte é que o jogo faz essa conversão do mapinha 2D que você monta na tela acima para um mundo 3D com uma fluidez  e facilidade que não é vista mesmo nos dias de hoje. Quantas vezes você teve a oportunidade de construir algo em um ambiente 3D e depois andar nesse cenário que você mesmo criou?

O que eu quero dizer é que Stunts é quase o equivalente a Minecraft da época, e isso é muito divertido de se brincar. 


Muitos anos mais tarde, SimCity 2000 daria essa opção ao jogador de andar de carro dentro da cidade 3D que você construiu, mas em 1990 não havia concorrente a altura para a simplicidade que é fazer um mundinho 3D em Stunts e depois dar roles com seu possante por ele.

Tá vendo aquele loop ali depois do Burger King? Quando eu cheguei aqui era tudo mato!

O jogo também considera o relevo do terreno, dando um aspecto ainda mais de que a sua construção é uma coisa organica em um mundo virtual e menos um sandbox em um espaço vazio onde qualquer coisa pode.

Você pode inclusive não colocar nada entre dois morros, ou duas rampas, forçando o motorista a fazer um salto mortal sobre o vão para prosseguir. O que é bem maneiro.
E é aí que a beleza do replay entra, porque você QUER ver cada detalhe desse mundinho que você fez por todos os angulos, é quase como brincar de Lego. O modo de construção de cenário é tão divertido que mesmo hoje, quase tinta anos depois, ainda existe uma comunidade forte criando mapas para Stunts e criando torneios nesses desafios.


 O jogo exige que você tenha uma pista que dê uma volta completa, ligando o começo ao fim. Porém ele não tem nada contra bifurcações e ramificações que levem a lugar nenhum (na verdade, fornece várias ferramentas para fazer isso), como essa passarela de governo brasileiro acima que parou pela metade e se você não dobrou a direita quando deveria, boa viagem rumo a dar de cara no chão.

Isso porque os carros tem uma fragilidade alguma coisa realistica, então sobreviver aos traçados é mais importante do que completa-los ultra rapidamente.


Saltando nessa rampinha aqui que eu fiz e... VAI ATERRISAR EM CIMA DA MÃE PRA VER SE QUICA, FELADAPUTA!

  Então é assim que Stunts é um jogo de corrida que eu não me diverti muito dirigindo, mas tive uma excelente diversão construindo pistas. Se considerar a época que foi feito então, é uma preciosidade.