sábado, 1 de março de 2025

[#1413][Jul/1999] THE MISADVENTURES OF TRON BONNE

Então, a Capcom. 

Suponho que a esse ponto você já tenha pego a ideia que se não estamos falando de uma IP nova, muito provavelmente então vamos falar sobre eles espremendo alguma franquia até o último centavo e as pessoas terem brotoeja só de pensar no nome.  Se foi isso que pensou, então está certo porque é exatamente o que vamos fazer aqui hoje.

Isso sendo dito, o ponto aqui é que mesmo para os padrões da Capcom, As Desventuras de Tron Bonne é um jogo especialmente esquisito. 

A capa europeia e a japonea do jogo, respectivamente. Sendo que a europeia é a minha favorita das três.

Para entender o porque eu digo isso é necessário um pouco de contexto: Megaman Legends já é uma entrada bizarra na biblioteca do Bombardeiro Azul, trocando os plataformers 2D por uma mistura de dungeon-crawling 3D, caça ao tesouro, pseudo-RPG e sei lá mais o que. Na verdade, era pra ser um jogo sobre piratas voadores procurando tesouros em ilhas até que a Capcom não resistiu ao chamado do dinheiro e colaram o nome do Megaman no último minuto por puro marketing. Clássico Capcom. 

Um ano depois, lançaram uma sequência, porque é claro que lançariam. Mas então, do nada, decidiram que a sequencia seria sobre dar o protagonismo a Tron Bonne, a antagonista pateta de Megaman Legnds. Por quê? Vai saber... Mas ei, quando você tem um spin-off de um spin-off, fazer sentido é um luxo que você já abandonou a muito tempo

Só que aí, quando você acha que as coisas não podem ficar mais estranhas, "As Desventuras de Tron Bonne" revela sua verdadeira identidade: ele é na verdade um jogo dos Minions. Sim, você leu certo. A estrela aqui não é a Tron Bonne (embora ela seja adorável), mas seu exército de Servbots—aqueles robôzinhos amarelos que parecem Legos e são basicamente os Minions do universo Megaman. 

Por quê? Porque eles são estupidamente fofos, é por isso. E a Capcom sabe que não conseguimos resistir ao charme desengonçado deles.


Mas então, sobre o que EXATAMENTE "As Desventuras de Tron Bonne" é? Bom, não é exatamente um jogo no sentido tradicional da palavra. Em vez disso, é mais uma coleção de seis minigames, cada um mais ridículo que o outro. E já que estamos nisso, vamos olhar eles mais de perto, sim?

1. **Ryship Island Bank**: Você pilota o mecha gigante da Tron, o Gustaff, esmagando uma cidade como um kaiju em missão. Seu objetivo? Quebrar tudo, roubar tesouros e fugir da polícia. É tipo *Godzilla* misturado com *Grand Theft Auto*, mas com mais gritos de Servbots ao fundo.  

2. **Aurora Stones**: Aqui, você controla um Servbot enquanto ele anda desengonçado por uma masmorra, evitando armadilhas e coletando tesouros. É tipo *Legend of Zelda*, mas se o Link fosse um robôzinho incompetente que tropeça nos próprios pés.  

3. **Pirmiki Harbor Puzzles e Teche Harbor Puzzles*: Um puzzle de empurrar blocos onde você guia tem que recuperar caixas com movimentos contados. É tipo *Sokoban*, mas com mais gritos e Servbots sendo adoravelmente esmagados.  


4. **Nakkai Ruins**: Aqui o jogo funciona mais como o Megaman Legends original, você anda em uma dungeon atirando em coisas, seus Servbots te acompanham e eventualmente ajudam. É uma fase para farmar dinheiro, mas com mais robôzinhos tropicando.




5. **Sart Farm**: No ápice da fofoura, você tem que mandar os Servbots coletar porcos e proteger eles enquanto eles carregam o POICO para o caminhão. Poico, poico, poico...



6. **Casino**: Aeee Cassinão! Só que ao invés do Gilberto Barros agitando o sabadaço, você tem que adivinhar se a próxima carta vai ser maior ou menos que a anterior. Não é o ápice da videogamegem, mas é um minigame dentro de um spin off de um spin off sobre minigames, então não sei exatamente o que vocês esperavam....



7. **O Modo Treinamento**: Aqui você treina seus Servbots para aumentar os atributos dele e eles serem menos inuteis enquanto te acompanham (mas não muito). Lembra os bons e velhos tempos de TINY TOON WACKY CHALLENGE. Dias loucos aqueles

Esse é o minigame para aumentar a velocidade dos Servbots

O objetivo principal do jogo é ajudar a Tron a pagar sua dívida gigantesca (porque é claro que ela está endividada). Como você faz isso? Roubando tesouros, completando missões e geralmente sendo um perigo para a sociedade através dos minigames. 

Mas aqui está o PLOT TWITTER QUE AGORA É X: você também pode gastar seu dinheiro suado em upgrades e itens para a Tron e seus Servbots. Quer um mecha melhor? Vai custar. Quer melhorar as estatísticas dos seus Servbots? Melhor começar a economizar. É um equilíbrio delicado entre pagar sua dívida e garantir que seu exército de robôzinhos desastrados não seja completamente inútil na próxima missão.  

Antes de entrar em um dos minigames, você tambem pode mandar seus bots não utilizados para explorar a ilha e voltar com itens depois

Um dos aspectos mais estranhos (e estranhamente satisfatórios) do jogo é gerenciar seus Servbots. Cada minigame permite você levar de 1 a 6 dos 40 Servbots que você tem (depende do minigame), e eles desempenham conforme seus atributos de força, velocidade e inteligencia.

Servbots mais inteligentes roubam coisas mais valiosas das casas que você manda eles saquearem no Ryship Island Bank, Servbots mais rápido funcionam para ficar no caminho e servir melhor de escudo humano nas Aurora Stones (não se preocupe, eles são imortais), e assim por diante.

Verdade que no melhor cenário possível eles ajudam tanto quanto seus companheiros ajudam em Starfox - ou seja, bem perto do zero. Mas vamos ser realistas: o verdadeiro ponto aqui é vê-los andando desastradamente, caindo e geralmente agindo como os desastres adoráveis que são. Eles realmente são como Minions, só que mais inocentes e maravilhados com tudo, de modo que você não pode evitar torcer por  eses carinhas.  

Também é possível desbloquear habilidades únicas para a maioria dos Servbots através de dar itens especificos para cada um deles - obtidos nos minigames ou comprados. Mas, honestamente, não espere muito dessas skills. Os servbots melhoram, pero no mucho, o fluxo de gameplay em qualquer um dos minigames não muda nada realmente.

Esse é o minigame para aumentar a força dos Servbots

Então, As Desventuras de Tron Bonne é um bom jogo? Bom, ele... não é ruim. Os minigames são simples, às vezes frustrantes, mas geralmente inofensivos. Os Servbots são as verdadeiras estrelas aqui, e a fofura extrema deles carrega o jogo mais do que o mecha da Tron carrega o ego dela. 

É o spin-off mais desnecessário da história do Megaman? Com certeza. Mas é o pior? Nem de longe. Se você conseguir abraçar a absurdidade de tudo, pode acabar se divertindo. E ei, pelo menos não é Megaman Soccer

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
EDIÇÃO 067 (Outubro de 1999)


MATÉRIA NA GAMERS
EDIÇÃO 067 (Junho de 2000 - Semana 1)