terça-feira, 21 de julho de 2020

[AÇÃO GAMES 037] FIRE'N ICE (Nintendinho, 1993)[#440]



Deus, sério. o que é que acontece com essas capas americanas de jogos? Quer dizer, eu sei que estamos nos anos 90 e os americanos tem uma fé inabalavel que as crianças não comprarão nada que não pareça uber cool e descolado ou algo assim, e eu sei que não é fácil vender um jogo de puzzle nos US and A, mas essa capa é fogo viu... e gelo!

Ta bum dss!



Nossa história começa a muito, muito tempo at´ras em uma ilha gelada bem ao norte, uma terra mágica de paz e amizada chamada "Ilha da Mentafresca". Em Mentafresca habitavam as fadas do inverno, e por um tempo foi bom. Porém, como eu sempre digo, felizes para sempre não dá boas histórias e não demoraria a desgraça recair sobre os Mentafresqueanos.


Um mago maligno chamado Druidle cansou de lhe perguntarem se ele não era um druída, e decidiu mandar monstros de chama para a pacifica ilha pq ele é cuzão. Muito observadores, os mentafresqueanos chegaram a uma conclusão que empalideceria Xerox Rolmes: "se nada for feito, a ilha vai derreter!"


Vendo a crise que se abatia sobre suas terras... ou seus gelos, no caso, a Rainha das Fadas de Inverno decidiu tomar providencias! Contraria um mago para enfrentar o druida, ao que alguém a lembrou que Druidle era um mago e era esse tipo de coisa que tinha causado o problema em primeiro lugar.

Ao que ela simplesmente respondeu "Tomate cru é vitamina, como tu e tua prima". Pouco surpreendentemente, a Rainha das Fadas do Inverno não era conhecida por sua maturidade.



Infelizmente outra coisa pelo qual a Rainha das Fadas do Inverno é conhecida é por seus desfalques financeiros, sendo que ela gastou todo orçamento da ilha em seu cosplay de Elsa do Frozen. Assim sendo, ela tinha orçamento apenas para contratar um mago novato. Bem, era isso ou o Harry Potter, de modo que foi assim que Dana conseguiu o emprego.

Porque contratar o mago mais barato que você puder encontrar é a solução para os problemas que ameaçam literalmente acabar com o seu reino. Movimento profissional.



A RFI percebeu que fez merda ao contratar um mago tão noob que precisou dar uma magia para ele enfrentar o druida que é mago. Isso não quer dizer que ela estava preocupada, entretanto. Quer dizer, se os advogados da Nintendo não pegaram ela por ser chupinhada na cara dura da Princesa Zelda, não é o mago druida que conseguiria.




Uau, não teria como enfiar mais uma referencia a Zelda nisso nem que ela quisesse. Embora tenha sido simpático da Rainha que não totalmente não é a Princesa Zelda dizer isso, mas tu não em engana que o Dana boy foi escolhido só porque ele aceita pagamento em vale refeição. To te manjando, não-zeldinha.

Enfim, el el el, vai que é tua Danael, é seu dever acabar com o maligno exército flamejante de Dreidel dreidel dreidel it's made out of clay!

Você pode jogar qualquer fase de qualquer um dos mundos na ordem que quiser. Mas os desafios vão ficando complicados em ordem progressiva, então é recomendado começar pelo começo.
Fire'N Ice é um puzzle lançado no fim do NES em 1993. Considerando isso, o jogo não tem lá os melhores gráficos do mundo porque nessa época o Nintendinho já conseguia fazer bem melhor que isso. Entretanto ninguém joga puzzles pelos gráficos exceto talvez o mod de nudez para Portal 2, because internet. 

Enfim, ao menos o jogo é colorido e a animação é boa. Os inimigos são parecem adoraveis de serem destruídos bobos e seu herói se move com fluidez enquanto se move para frente e para trás para apagar as chamas do mal que ameaçam a Ilha de Mentafresca. Então, é, os aspectos tecnicos não são excepcionais, mas o jogo é charmoso em sua apresentação.



Mas vamos falar o que viemos falar aqui: jogabilidade. FnI parece simples na superfície, mas como os grandes puzzles devem ser, é um conceito fácil de entender que será desdobrado na forma de desafios muito criativos. 

Dana pode criar gelo no espaço à frente de seus pés, e ele se liga a qualquer plataforma em que ele esteja. Para apagar uma chama, o gelo tem que cair sobre o fogo ou ser empurrado sobre ele - você não pode simplesmente criar gelo sobre o fogo.

Empurre o gelo para apagar o fogo, simples o bastante
Se você desfazer o gelo nesse lugar que eu marquei, a parte que está sobre o fogo não vai se ligar a nada e vai cair, apagando o fogo. Novamente, simples o bastante.
Todos comigo até aqui?  Ótimo, agora que você entendeu a mecanica básica do jogo, certamente vai saber resolver isso:


Embora pareça intimidador, não é tão complicado quando você se acostuma e o jogo flui surpreendentemente bem. Ajuda bastante que o jogo não seja babaca com você: não existe limite de tempo (o relógio só marca seu tempo, se vc quiser fazer speedrun e tal) e você pode recomeçar cada fase quantas vezes quiser. Na verdade, depois que você sabe o que fazer, acho que nenhuma fazer demora mais do que um minuto para ser resolvida - o que demora é entender como chegar nesse minuto.

Isso dá um tom de dinamicidade e falta de bullshit ao jogo que é algo incrivelmente admiravel. FnI acredita que o desafio do jogo devem ser os puzzles, não toda porcaria que os jogos fazem para te impedir de chegar a isso. 

Estes são todos checks positivos na minha lista de como um grande puzzle deve ser, se quer saber. 



Também, como é esperado de um puzzle, outros obstáculos vão sendo adicionados nos mundo posteriores como como potes em chamas que derretem tudo que passa por ele (ou seja, você não pode deslizar blocos de gelo sobre ele), canos para viajar entre lugares da fase, pedras que tem regras de movimento diferente dos blocos de gelo e muito mais. 

O jogo consiste em dez mundos, cada um com nove estágios normais e um desafio de chefe - sendo que eventualmente você realmente luta contra um chefe, atirando blocos de gelo nele! Isso por si só já daria 100 níveis ... no entanto, existem 50 níveis ocultos que você pode jogar que lhe permitirá jogar um total de 150 níveis! 



Se isso não for suficiente, o jogo possui um modo de edição que permite criar suas próprias fases para que você possa desafiar-se ou desafiar os coleguinhas a vencerem as fases que você fez. O único porém é que o jogo não tem bateria para salvar os puzzles criados, então você vai ter que anotar no papel mesmo as suas criações. 

Eu não esperava absolutamente nada de Fire'N Ice, mas esse é um jogo que faz tudo certo dentro da sua categoria. Fiquei até impressionado que eu nunca tenha ouvido falar nele, porém o fato é que poucas pessoas exceto os retrogamers mais hardcore sequer sabem que esse jogo existe. Trágico, porque esse jogo é realmente bom.