sexta-feira, 13 de setembro de 2024

[#1297][Nov/98] TOURYUU DENSETSU: Elan Doree

Ei você, xovem ultradinamico e colorido!

QUEM, EU?

Sim, você mesmo, xovem caçador de aventuras e novas experiencias sagazes!

CARA, DO QUE TU TÁ FALANDO? TU TOMOU TEUS REMÉDIOS HOJE?

Você xóvem ultracolorido e dinamico, eu venho até aqui para lhe apresentar uma oportunidade diferenciada de tudo que vc já viu antes e jamais verá novamente!

IH, LÁ VEM...

Você gosta de jogos de luta?

HÃ, EU SUPONHO QUE SIM...?

Você gosta de FUCKING DRAGÕES?

HÃ, CLARO, QUER DIZER, TODO MUNDO GOSTA...

Você gosta de novinhas de anime com vozes fininhas e gemidos sugestivos?

BEM, ESSA É UMA QUESTÃO COMPLEXA REALMENTE, PQ VEJA, EU NÃO SOU EXATAMENTE UMA PESSOA ENTÃO...

Então atendendo seus pedidos, um jogo de luta com novinhas de anime gemendo montadas em cima de dragões! Fuck yeah!

CARA, TU TÁ BEM? PQ EU DESCONFIO QUE TU TÁ TENDO UM TIPO DE AVC, APENAS FALANDO PALAVRAS SOLTAS QUE NAÕ SE CONECTAM UMAS COM AS OUTRAS...

Acredite ou não, Jorge, isso é realmente uma coisa. A Lenda dos Dragoneiros: Elana Doradinha é exatamente isso: um jogo de luta com personagens de anime e o grande diferencial desse jogo é que todo mundo luta montado em dragões... ou coisas que contam como dragões, mas eu juro que tem até um Caribou do Yu-Gi-Oh aqui.

LUTAM MONTADOS EM DRAGÕES? ENTÃO OS PERSONAGENS VOAM PELA TELA, TIPO UM DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN DA VIDA?

Hãaaaaa... não exatamente. Tipo você teoricamente está "voando" em dragões, mas na prática eles se mantem em uma linha horizontal que conta como chão para todos os propositos. Ainda sim, é possível ser derrubado do dragão, onde o seu personagem fica vulnerável no chão por alguns instantes antes de voltar para a montaria.

Ainda sim, o jogo de fato tem uma semelhança com DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN no sentido não que seus dragões voam pela tela, mas sim que seus ataques especiais gastam mana e vc precisa segurar um botão para recarregar sua mana. Em um jogo que todo mundo luta montado em dragões voadores poderia parecer uma escolha obvia pegar a coisa de voar pela tela como inspiração de DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN, mas eles estranhamente escolheram pegar o outro elemento menos popular do jogo de luta...

E para ficar mais estranho ainda, esse é um dos raros jogos de luta em que vc não pula apertando pra cima e sim em um dos botões normais do controle. Verdade que é o pulo que impede que o truque de montar em um dragão seja puramente estético, já que atacar no ar pode derrubar o personagem no chão, deixando-o propenso a ataques até que seu corcel desça e o resgate. Mas pra que isso é feito usando o botão C ao invés de apertar pra cima como em qualquer jogo de luta é algo que jamais saberemos, esse jogo realmente parece tentar fazer as coisas apenas por ser diferente sem ter muita ideia de onde quer chegar com isso realmente.

Bem, verdade seja dita, ao menos esteticamente o jogo é excelente, e eles acertam bem o tom de "OAV de fantasia de meados dos anos 90". Os personagens são todos bastante atraentes, à sua maneira, e embora a maioria dos personagens esteja montando dragões, esses dragões não são apenas recolorações preguiçosas, todos parecem criaturas diferentes umas das outras, com o dragão venenoso de Rubone se destacando em particular com sua pele preta lisa e rosto de baleia. Marielle, a feiticeira, monta em uma espécie de criatura golfinho voador, Tina, a garota mágica, monta o já citado Caribou de Yu-Gi-Oh laranja peludo, e Eriorna, a personagem mais legal do jogo, é uma espadachim inspirada no estilo do teatro Takarazuka que monta em um grande pássaro. Os cenários em que as lutas acontecem, entretanto, são bem menos interessantes e passam muito a impressão de ser só um .jpg colado no fundo, eu não realmente sinto que funcionou lá muito bem.

Na parte da luta em si, bem, como era esperado tem alguns movimentos e chutes especiais onde você deixa seu corcel reptiliano, mas na maior parte do tempo você estará lutando com projéteis e espadas. Por causa da mecânica de estar em cima de uma montaria o tempo todo, você pode esperar que mover-se é um pouco desajeitado e desencorajado, fazendo com que os combates sejam mais estáticos.

Então é isso basicamente, Legenda dos Dragoneiros: Eliana Doradinha é um jogo de luta que tem como diferencial uma gimmick que não realmente torna a luta melhor, meio que só engessa as coisas, mas certamente o torna único - isso não pode ser tirado dele. E hey, onde mais você encontraria um jogo de luta sobre meninas de anime gemendo em cima de lagartos voadores?

... hmm, isso meio que já explica pq esse jogo nunca foi lançado no ocidente, né?


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 138 (Abril de 1999)