quarta-feira, 3 de maio de 2023

[#1101][Jun/97] PUZZLE ARENA TOSHINDEN



Ok, essa vai ser bem rápida pq uma regra que eu tenho é nunca colocar mais esforço em uma review do que os desenvolvedores colocaram pra fazer o jogo. Faz sentido, não? E bem, vou te dizer que não tem como colocar muito menos esforço do que eles colocaram, se eles colocassem menos esforço nisso a caixa viria só com um papel escrito "imagine que tem um jogo aqui".

Mas vamos começar do começo...


Quando a Capcom lançou um puzzle usando os personagens consagrados de suas franquias em SUPER PUZZLE FIGHTER 2X e foi um grande sucesso, a Takara apenas pensou "ué, eu tenho uma série de jogos de luta, eu posso ganhar uma grana com zero esforço assim!"

MAS SUPER PUZZLE FIGHTER 2X NÃO É UM JOGO DE ZERO ESFORÇO, ELE TEM MUITO CONTEÚDO PRÓPRIO E MECANICAS...

"EU DISSE GANHAR GRANA COM ZERO ESFORÇO, OBRIGADO!". E assim foi feito. A Takara apenas pegou Puyo Puyo (que se tornou conhecido no ocidente através da - péssima - adaptação em DR ROBOTNIK'S MEAN BEAN MACHINE para os consoles da Sega), colocou os personagens de BATTLE ARENA TOSHINDEN no fundo e é isso o jogo.

A diferença de Puyo Puyo para Tetris, para quem não lembra, é que ao invés você formar linhas, você tem que encostar 3 amoebas da mesma cor

Isso pq enquanto vc pode escolher um personagem antes de começar a partida, não é como em SUPER PUZZLE FIGHTER 2X em que cada personagem tem um ataque especial próprio, aqui a única diferença real é cosmética mesmo.

MAS SE O JOGO NÃO TEM PERSONAGENS, MECANICAMENTE FALANDO, NÃO TEM MODOS DE JOGO ÚNICOS, NÃO TEM NADA... ELE TEM O QUE?

Tem pra você ver os personagens de BATTLE ARENA TOSHINDEN em versão chibi, e é isso. Você sabe os personagens de BATTLE ARENA TOSHINDEN que todo mundo se importa muito e reconhece de longe?

EU NÃO ACHO QUE NEM OS CARAS DA TAKARA SABEM NOMEAR 3 PERSONAGENS DE BATTLE ARENA TOSHINDEN SEM PRECISAR CONSULTAR EM ALGUM LUGAR...

É, isso é verdade... então, é, considerando que absolutamente ninguém se importa com os personagens de BATTLE ARENA TOSHINDEN... então esse jogo não tem nada realmente. Tá, pra não dizer que não tem NADA nada (e pra atingir pelo menos 500 palavras) vou dizer que tem uma barrinha de especial que enche confore voce elimina peças.


No nivel 2 da barra, ativar ela (com o botão quadrado) faz com que jogue pedras no campo do oponente, no nível 3 elimina peças no seu campo. Não espere, mas nem remotamente, o nível de esforço que foi feito em TETRIS BATTLE GAIDEN com personagens tendo ataques criativos e únicos, nada do tipo. É só esse esquema bem basicão que eu disse e dê por satisfeito.

Entõa, é, na prática eles só atiraram na area o puzzle mais rápido que eles conseguiam montar pra ver se colava, pq como já dizia o filosofo: "o Puzzle Arena Toshinden taí, caí quem quer".

MATÉRIA NA GAMERS
Edição 023 (Outubro de 1997)