Você sabe que um jogo é especial quando ele te ganha apenas pelo título. E não pq é um título famoso, uma continuação ou franquia nem nada do tipo, e sim pq no título mesmo o jogo já começa tirando sarro de si mesmo. Super Puzzle Fighter 2 Turbo, o primeiro do seu tipo, não é uma continuação e sim uma piada com as "continuações patchs de update" infinitas da Capcom. E se os caras sabem rir de si mesmos na hora de dar nome ao jogo... bem, tenho um bom pressentimento sobre isso.
Alias já que estamos nisso de rir de si mesmo no nome do jogo, eu queria muito fazer uma menção honrosa à série Guilty Gear por levar a brincadeira ao próximo nível e além com coisas como Guilty Gear XX Accent Core Plus R (não tenho certeza do que o R significa, mas vou assumir que significa RADICAL-SEU-COROA!!!). Mas divago.
Seja como for, se você não adivinhou pela capa, é um puzzle que usa os personagens de STREET FIGHTER ALPHA 2 e NIGHT WARRIORS: DARKSTALKER'S REVENGE como avatares. O jogo em si PODERIA, tecnicamente falando, passar sem a embalagem de Street Fighter/Darkstalkers, mas para ser honesto, provavelmente não seria tão divertido. Seria meio que como pegar Puyo Puyo e tentar torna-lo mais carismático tendo algo relacionado ao Sonic e chamá-lo de ... não sei ... Máquina de Feijão Maluca do Doutor Robotnik ou algo assim.
Pessoalmente eu gosto muito do cast de avatares desse jogo, porque Street Fighter é Street Fighter né pai, e se tem algo que Darkstalkers dá e sobra é no carisma dos seus personagens ...
POR "CARISMA" VC QUER DIZER UMA SUCUBUS, UMA CATGIRL E UMA JIANGSHI WAIFU, NÉ?
Hã, eu não nego nem confirmo essa informação... mas digo que vale muito jogar com o Donovan pq a Anitta com sua cara de "de que isso adianta, vamos todos ter uma morte horrível e inevitável" por si só vale o jogo.
Além de ser possível jogar com a Anita como personagem secreto, também são possiveis através de cheats jogar com o Akuma e Dan de STREET FIGHTER ALPHA 2, Mei-Ling (o selo/melhor amiga da Lei-Lei de NIGHT WARRIORS: DARKSTALKER'S REVENGE) e... a Devilot de CYBERBOTS FULLMETAL MADNESS? Okay... |
Agora, existe uma razão pela qual o jogo apresenta oito personagens (doze se incluirmos personagens secretos) e isso vai além de ver os bonequinhos sendo fofinhos em suas versões chibi: cada personagem tem uma combinação de peças que ativa o seu ataque especial, sendo que a complexidade do personagem corresponde ao poder do ataque (o do Ryu é bastante simples mas causa pouco estrago, o da Felicia é bem complicado de colocar no tabuleiro mas toca o terror)
... o que me faz pensar que eu deveria falar sobre o que é esse jogo, imagino que pelas imagens você já deduziu que é "um tipo de Tetris". O que não é totalmente incorreto, de fato quando o jogo começa você vê que as gemas começam a cair e você pode girá-las, seu instinto é obviamente fazer fileiras delas para eliminar linhas pq é assim que Tetrão da massa rola, né? Então você obviamente faz isso ... e nada acontece.
Absolutamente nada.
O que rola aqui é que para detonar quaisquer mega cadeias de gemas que você tenha, você precisa de uma Crash Gem, a bolinha explosiva se preferir um termo menos tecnico. Encoste ela a qualquer gema da mesma cor e ela vai explodir toda as peças dessa cor conectadas...
... o que ainda não é o que você quer. Quer dizer, explodir peças é importante pq vc precisa sobreviver, obviamente, mas o que você REALMENTE quer fazer é juntar peças na mesma cor no formato de quadrados ou retangulos. Quando vc explodir um blocão desses aí o seu bonequinho vai atacar o coleguinha - o que em um puzzle quer dizer mandar peças pra ferrar a vida dele - e aqui que está o verdadeiro coração do jogo.
Vc vai tentar fazer um mega quadradão, o que é um ataque poderoso, mas quanto mais tempo vc passa construindo isso maiores as chances do adversário mandar peças pra vc e esculhambar o seu jogo. É uma aposta de risco x recompensa e vc nunca tem certeza, e essa tensão permanente é onde esse jogo funciona.
Só que quando eu digo mandar pecinhas pra esculhambar a vida do seu oponente (ou ele fazer isso com você), você obviamente pensa que a grade do seu oponente vai se encher de pecinhas comuns, certo? Então, não.
Eis o pulo da Felicia aqui, e o motivo pelo qual fazer combos de blocões é tão importante: as gemas que você derruba em seus oponentes são chamadas de COUNTER GEMS e quando elas caem em você ou em seu oponente após um ataque funcionar, elas mostram o número 5.
Isso quer dizer que elas só vão virar peças que podem ser explodidas em 5 rodadas, até lá elas só vão ficar ali estorvando e ocupando espaço sem poder ser interagidas. O que é uma merda...
... a menos que não seja. Se por um lado ter aquelas peças ininteragiveis ficam lá ocupando espaço, por outro lado vc sabe que em X rodadas elas vão virar peças normais e vc pode usar isso a seu favor para fazer combos nervousores. Então tem sempre algo acontecendo pra lá e pra cá, é uma versão caótica e competitiva de Tetris focada em zoar o coleguinha.
E enquanto tudo isso acontece, seu avatar chibi ataca fisicamente seu oponente com os golpes iconicos dos personagens. Dependendo da gravidade do ataque, pode ser um Hadouken, pode ser um Lightning Kick ou um Sand Splash… ou mesmo um Shinkuu Hadouken ou qualquer outra coisa do estilo Super Attack. Tipo o Akuma simplesmente atravessar a tela e dar o especial dele com a tela escura.
CARALHO DAN, VOCÊ MATOU A LEILEI... bem, não realmente matou pq ela é uma morta-viva. Porque ela é uma jiangshi. Então ela não está viva... eu acho ... então ela está... er... ELA NÃO ESTÁ GANHANDO. |
E isso, pessoal da interwebs, é um momento imensamente satisfatório no jogo. Mandar o combão safado que arrebaça o adversário nesse jogo, graças aos avatares, fica muito gostoso demais da conta.
Alias, diga-se de passagem que a ação no meio da tela não é tão distrativa quanto a descrição pode fazer parecer. Quer dizer, no começo, sim, é um pouco complicado porque seu olhar é atraído para o bonequinho pq eles são muito fofinhos, é legal e tudo mais… mas, eventualmente, você apenas se acostuma a ela estar lá. Meio que como um relacionamento, sabe?
O QUE EXPLICA MUITO SOBRE OS SEUS RELACIONAMENTOS...
Quase tanto quanto eu estar discutindo relacionamentos com uma voz imaginária na minha cabeça no que deveria ser uma review de um joguinho de puzzle. Estou feliz que tivemos essa conversa.
Enfim, tem o chamado modo "Street Puzzle", no qual você luta contra a CPU em várias dificuldades para ganhar recompensas como desbloquear novas música, efeitos sonoros, efeitos sonoros e novas cores de roupas e o melhor de tudo, a coleção de intervalos.
Sério, a coleção de intervalos é gloriosa em sua fofura – os desenvolvedores realmente pegaram o espirito da zoeira e jogaram nossos personagens favoritos em pequenos esquetes HILARIOSOS que, de alguma forma, levantam um sorriso entre as partidas. Exceto o do Akuma. Esse é meio que... bem... eu nunca entendi o que estava acontecendo
Já o da Sakura é foda, FODA-SE DAN. NINGUÉM GOSTA DO DAN E NINGUÉM GOSTA DE VOCÊ! Com efeito, existe mais de um intermission esculhambando o Dan, o que mostra que os devs são realmente gente como a gente! Como quando a Lei-Lei enfia uma espada na bunda do Dan, o que já para não gostar?
Enfim, o ponto dessa review é que esse é um pequeno jogo de puzzle imensamente satisfatório e divertido que não é apenas estratégico e divertido, é encantador e engraçado desde o próprio título. O estilo de arte é único e divertido. A mecânica do jogo é divertida e ao mesmo tempo frenética e tensa.
O que mais alguém pode pedir de um puzzle game competitivo?
Sério, são poucas as vezes na vida que teremos a chance de ver a Morrigan sendo genuinamente fofinha |
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 113 (Março de 1997)
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 033 (Novembro de 1996)