quinta-feira, 24 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 054] TETRIS BATTLE GAIDEN (SNES, Dezembro de 1993)[#502]



 Um dos principais motivos de eu fazer esse blog nem é pela nostalgia e o sentimento de “antigamente que era bom”, porque eu não tenho isso - pelo contrário, acho que nós vivemos na melhor época videogamística possível. O que eu realmente gosto é aprender sobre a história dos videogames, entender de onde viemos e curiosidades que eu sequer fazia ideia que aconteceram. Como, por exemplo, a Bullet Proof Software.

Mas quem é a BPS? Bem, é um bando de caras que um dia decidiu “Sabe o que mais? A gente devia se focar em fazer puzzles”. Até aí nada demais, é só pegar os jogos de puzzles mais famosos - como Tetris, por exemplo - e lançar com uma roupagem safada qualquer, certo? Seria o mais fácil a se fazer... mas não foi o que eles decidiram fazer.


Não, eles se esforçavam para criar os seus próprios puzzles e até hoje eu não consigo pensar em outra empresa tão focada em puzzles assim. Além de todos os ports de Tetris para consoles da Nintendo, eles lançaram puzzles bem criativos como PIPE DREAM YOSHI'S COOKIE e ... FACEBALL 2000? Eu queria realmente tirar um momento para apreciar o fato que alguém, em algum momento, parou e disse “Sabe o que a gente totalmente devia fazer? Um FPS de Smile Faces para Game Boy com multiplayer para 16 pessoas conectando cabos links uns nos outros!”. Não é o tipo de ideia que vê todo dia, eu te digo.

O que nos leva então ao ano de 1994, quando os caras da BPS estavam fumando sua maconha sagrada do dia e olhando relatórios contábeis da empresa e desejando que eles fizessem jogos de luta, para o bem das suas contas - em 1994 estamos no auge da popularidade dos jogos de luta, a onda criada por Street Fighter 2 a essa altura já havia spawnado toda sorte de franquias de luta e era o que todos os garotos descolados estavam fazendo.

Mas hey, não é como se eles pudessem fazer um... sei lá, um Tetris de luta, né?


Então... por que eles não podiam fazer isso mesmo? Pois é, eles podia. E foi o que eles fizeram. Então como Tetris Battle Gaiden funciona?

Bem, em primeiro lugar TBG é um jogo de Tetris sem shenanningas, sem mandingas, sem vudu é pra jacu. Apenas o bom e velho Tetris, como Deus criou a Mãe Rússia para desejar que assim fosse. Peças com quatro lados, forme linhas, corra para o abraço, converse com alguém porque você está comemorando fazer uma linha de Tetris... se bem que se esse é o seu caso, é muito provavel que você não tenha com quem falar, mas divago.

Essas bolinhas que eu me refiro

O que esse jogo difere do Tetris de todo dia é que de vem em quando eles soltam peças com essas bolinhas. Ao eliminar linhas com essas bolinhas você ganha pontos de magia para... bem, soltar magias. O que você esperava? É Tetris de luta, não física quantica.

Como os dois jogadores compartilham o mesmo feed de próximo bloco, há tensão em que os jogadores correm para obter o próximo bloco especial - porém rushar as coisas em Tetris é sempre um risco. Há um equilibrio aqui entre risco e recompensa já que conseguir a peça que você quer antes do coleguinha pegar ela é muito importante, pegar a peça que tem a bolinha de magia mais ainda.

De qualquer forma, você tem quatro magias para cada um dos oito personagens. Sim, é um jogo de Tetris com personagens e cada um dos personagens tem habilidades diferentes.

Ao apertar Start o jogo mostra o que faz o ataque especial que está pronto para ser usado conforme a quantidade de bolinhas que você tem. Eu acho.

Eu realmente gostaria tirar um momento para apreciar que alguém realmente pensou em 32 poderes para um jogo de Tetris, it’s a mad, mad world. E essa é a dinamica aqui, porque o jogo tem personagens com poderes exclusivos e você tem que aprender a jogar com eles, a explorar suas vantagens e suas fraquezas... como em um game de luta! Não apenas isso, mas você tem que administrar suas magias para contraatacar os adversários!

De modo geral, o especial nível 1 para todos os personagens é algo que beneficia o caster, ao invés de causar dano ao oponente. O personagem coelho destrói as 4 linhas do fundo da tela, enquanto o cara com máscara tiki empurra todos os blocos para o lado. Enfim, normalmente a magia nível 1 arruma a casa e quando você vai depender muito dessas magias básicas para sobreviver. Porém quando você estiver com tudo em ordem e estiver se sentindo mais agressivo, você pode recorrer aos seus outros três especiais, que são quase sempre criativos e ferram a vida do oponente. Novamente, como a mãe Rússia criou Tetris para ser.


O nível 3 do Aladim, por exemplo, envia sua tela por fax - a grande maioria de vocês não faz ideia do que seja um fax, então tire seu pai do porão e pergunte para ele - para o outro jogador, substituindo seus blocos pelos outros. É um movimento estratégico muito estranho que equilibra o campo de jogo em situações desesperadoras. Isso é excelente de usar depois que o oponente usa uma magia que bagunça todas suas peças porque QUEM É QUE ESTÁ RINDO AGORA, LOURENÇO? HEIM, QUEM?

O nível 2 do Pumpkin Head deixa a tela do outro jogador totalmente preta, transformando a peça do oponente em uma lanterna. Depois de se acostumar com a novidade dos especiais, você vai perceber que tem bastante profundidade sobre como aplicá-los. 

Eu realmente acho incrível que os miseraveis realmente conseguiram passar o feeling e o high concept de um jogo de luta... para Tetris! Uau, isso é realmente impressionante! O único aspecto negativo disso é que nem todos os poderes são obviamente compreensíveis, e como o jogo nunca foi lançado fora do Japão não tem como deduzir o que eles fazem já que nem a tela de explicação dos poderes (apertando START) nem o manual estão acessíveis aos ocidentais.



Falando no jogo nunca ter sido lançado fora do Japão... cara, os anos 90 só pegando e dando com uma galinha de borracha na cabeça até ela cantar o hino nacional, porque puta merda. Sabe porque o jogo nunca foi lançado no ocidente? Vamos lá, chute aí, embora imagino que você já sabe a resposta.

Sim, exatamente, é porque ELE É FUCKING ADORÁVEL. Os personagens tem aquele traço chibi fofinho de anime infantil e isso é algo que o ocidente - em toda sua insegurança infatilóide - jamais poderia permitir. "Algo engraçadinho e bonitinho vai fazer os meninos virarem mariconas", disseram os anos 90.

Pelos bilhões de Kaguya-sama, como eu detesto essa década...



Enfim, o fato é que para ser relançado no ocidente o jogo teria que ter seus gráficos totalmente refeitos, provavelmente substituídos por coisas que seriam mais compatíveis com a fragil heterossexualidade da época como barbaros de tanguinha com infindos abs delineados e besuntados em suor... porque isso sim é coisa de macho... ou encheção de linguiça genérica assim, você sabe como essa merda funciona.

E obviamente que ninguém achou que valeria a pena esse trabalho todo pra lançar um "Tetris de luta" no ocidente. O que nos fez perder um puzzle realmente divertido com um grau de profundidade bastante interessante e completamente inesperado para um jogo da época. Década imbecil, hemisfério imbecil, estou cercado de idiotas 

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES 
Edição 054