sábado, 25 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 036] WORLD HEROES 2 (Arcade, 1993) [#308]


A SNK é uma empresa com um lema: se não deu certo da primeira vez, tente de novo só que mais rápido e sem acrescentar quase nada! Parece um modelo de negócios que faz sentido pra mim.

FATAL FURY: The King of Fighters  foi um jogo de luta lançado no final de 1991, e ao ver o seu título ser atropelado em popularidade por Street Fighter 2,  a SNK sentou o pau na máquina para lançar FATAL FURY 2 um ano depois. Obviamente que não deu certo, mesmo a empresa tendo implementado fisica de peitos balançando nesse jogo. Tem muito a ver com ser basicamente o mesmo jogo, apenas com alguns novos personagens sem carisma.

Mas se engana quem acha que a SNK não aprendeu uma lição com isso. Quando World Heroes foi lançado e tão logo esquecido porque, bem, é um jogo esquecível mesmo. Como resolver isso? Bastante simples: menos de 10 meses depois lance uma continuação feita mais nas coxas ainda! Claro que sim, como não?

Enfim, World Heroes 2, tal qual Fatal Fury 2, é mais um patch com novos personagens do que um jogo novo em si. Assim sendo, vamos dar uma olhada rápida nos antigos personagens, e ver o que esse jogo trás de novo. Eu recomendo ver o post original de  World Heroes para saber mais sobre os personagens antigos.

Mas o conceito da coisa é que um cientista chamado Dr Brown inventou uma máquina do tempo e com ela fez a única coisa que alguém poderia fazer de posse de tal aparato: reuniu figuras históricas de todas as eras para um torneio de luta. Claro que sim, como não?


OS NOVOS PERSONAGENS

CAPITAIN KIDD




Willian Kidd é um dos caras mais ferrados de uma época que todo mundo era ferrado. Quando você conhece a história dele, realmente não é de se surpreender que ele tenha se tornado Persona dos Phantom Thieves!



Bem, pelo menos em seu final o lascado Capitão Kidd se dá bem! Antes tarde do que nunca, agora é só relaxar, curtir e aproveitar os iates, mulheres e cem mil doláres!


Eu juro que toca até aquela famosa cornetinha fué-fué-fueeeeeee. Ok, isso foi engraçado.


Pois é Will, tu só se fode nessa merda mesmo. Não é de se admirar que tu se torna Persona do Skull, de todas as coisas...

ERICK, O VIKING


Eiríkr Þorvaldsson, mais conhecido como Erik, o vermelho, é talvez o mais famoso viking que já existiu, sendo que o próprio conceito que temos hoje de viking vem dele: um cara grande, grosso, barba grande e ruiva.

Erik é tão famoso porque foi ele que descobriu a América do Norte, chegando a Groenlandia e montado um assentamento, que ele batizou de Vinlandia. Algumas versões dizem que ele não foi o primeiro a chegarm e sim apenas o primeiro a fixar residencia permanente. Como o estudo academico de História é uma palhaçada, provavelmente jamais saberemos a verdade. 

Mas talvez o maior feito de Erik, é ter sido imortalizado em um filme do Monty Python





Após vencer o torneio, Erik volta para sua família e conta a grande lição que aprendeu com a garotinha de sapatos vermelhos: "Não há lugar como nosso lar". Se você esperava algum tipo de piada, mesmo que ruim, aqui... hã, como é que é produção? Essa foi a piada?

Como diria o grande sábio do nosso tempo, Mr. Slave, "Djizus Christ..."

RYOKO IZUMO


Essa Ryoko judoca do World Heroes 2 é inspirada na judoca japonesa Ryoko Tani, 13 vezes campeã japonesa de judo, 7 vezes campeã mundial, foi invicta por 12 anos e duas vezes campeã olimpica, sendo que na olimpiada de 1992 ela venceu com apenas 16 anos e...

... quem estamos querendo enganar? Tudo isso é muito impressionante, mas a SNK colocou ela porque queria uma novinha pra vender travesseiro de waifu. Videogames não são a mais nobre das artes as vezes.


Ao vencer o torneio, Ryoko volta pra casa e... volta a fazer bicos para ganhar dinheiro, porque isso supostamente é algum tipo de critica social ou contra os jovens, eu sei lá...

SHURA


É necessário dizer que a este ponto a SNK já estava completamente sem tempo, e eles apenas desistiram de fazer personagens inspirados em figuras históricas. Shura é o lutador de muai-thai genérico que entrou no torneio para vingar a morte do irmão porque... a Joana D'Arc matou o irmão dele? Ou o Rasputin? Sei não, tá estranha essa história, heim...


Bem, suponho que nada faz  um espirito descansar melhor do que espancar pessoas aleatórias de tempos diferentes, eu acho... não me espanta o Sam e o Dean terem tanto trabalho com fantasmas, eles nunca tentaram socar a porrada no Capitão Kidd. De qualquer forma, taí a vingança e ...


Ok, eu ri. Suponho que um até um relógio quebrado está certo duas vezes por dia...

MUDMAN


Mudman tem o visual mais interessante do jogo, sendo um pajé das tribos da Nova Guiné (provavelmente o único personagem da Nova Guiné nos videogames até esta data... ou em qualquer coisa, realmente, você nem sabe onde fica a Nova Guiné!) e sabendo disso, a SNK meio que deu o serviço por encerrado.

Ele não tem uma história ou nada realmente digno de nota, ele combate o mau porque os deuses mandaram ele fazer isso e ...


... e assim ele passa a servir para sempre o grande Movedor. Taí uma divindade que se pode servir, nome massa.

JOHNNY MAXIMUM


Eu não posso estressar o suficiente o nível de pressa aliada a "foda-se essa merda" que tomou conta dos funcionários da SNK durante esse período. No pavor de ter que terminar o jogo em poucos meses, apenas alguém gritou no meio do estúdio "depressa! Precisamos de outro personagem americano porque americanos gostam de personagens americanos!", ao que alguém prontamente respondeu: "Americanos gostam de football e violencia!".

E meio que isso é tudo que há para ser dito sobre J. Boy. Ele gosta de futebol americano e espancar figuras históricas because America Fuck Yeah!


Mas como é que é, meu amigo?


Você sabe que você não tá falando coisa com coisa, né?


E assim, com uma épica frase que parece cool mas não disse coisa nenhuma... ele tropeça e cai. Fim.
Sério gente, eu sei que vocês estão trabalhando em turnos de 23 horas para terminar esse jogo e que quando chegam em casa seus filhos começam a chorar com medo desse estranho que sentou no sofá, mas... né? Mesmo?

NEO DIO


O chefão do jogo é uma homenagem ao vilão mais fabuloso dos mangas, e por isso a SNK merece elogios. Qualquer outro personagem que fosse oficialmente descrito como "Ele odeia a paz" não mereceria muita atenção, mas esse não é um personagem qualquer e sim EU, DIOOOOOOO!!

Na versão upgradeada do jogo que seria lançado alguns anos depois, World Heroes Perfect, ele até mesmo ataca com mudamudamudamudamudamudamudamudamuda.


Eu posso respeitar isso.

OS ANTIGOS PERSONAGENS

HATTORI HANZO



Tendo vencido o torneio de viajantes do tempo, o fabricante de espadas mais famoso do mundo se pergunta quais serão os desafios que o aguardam dali para frente. Onde ele encontrará oponentes? Será que ele chegou ao máximo do seu potencial? Tantas perguntas existenciais, nenhuma resposta.

Quer dizer, nenhuma exceto sobre o que fazer em seguida: sair voando.


E Hanzo nunca mais foi visto novamente. O que é meio que esperado quando você pula de um penhasco usando um lençol como paraquedas, diga-se de passagem. De qualquer forma, nunca houve um World Heroes 3, então "Later, dudes..." foram as últimas palavras deste honrado guerreiro ninja.

FUUMA KOTARO



O eterno rival do clã de Hanzo se adaptou muito melhor a vida moderna após o torneio. Claro, quando sua comparação é um cara que se jogou de um penhasco usando um lençol como paraquedas, não é necessário muito realmente. De qualquer forma, Fuuma abriu um dojo nos Estados Unidos, onde ele aproveita para assediar as aluninhas que querem aprender ninjutsu


E a lição que aprendemos aqui é que nunca se deve assediar garotas que aprenderam a manusear armas cortantes. Sempre ataque antes que elas tenham tido tempo de aprender qualquer coisa, essa é a verdadeira lição aqui.

KIM DRAGON



Kim Dragon, nosso menino paródia do Bruce Lee, queria que suas artes marciais fossem levadas a sério apesar dele ser um ator. De alguma forma isso não deu certo, então desiludido com a 7a arte ele teve um convite para usar seus gritinhos de Bruce Lee para o mundo do metaaaaaaal!!!


Sério, eu não estou inventando isso. Enfim, Dragon talvez encontrou felicidade no mundo do metaaaaal, talvez não. Um final bastante conclusivo, de fato.

JENGHIS CARN


Genghis Khan vence o torneio e volta a dominar o mundo. Fim. Uau, sério, se eu quisesse ilustrar o quanto a SNK estava pouco se lixando para esse jogo dificilmente conseguiria algo melhor que essa cena. É por isso que você não lança um jogo novo menos de dez meses depois do original, esse tipo de coisa acontece!

BROCKEN 




O nazista inspirado em Jojo mais amado dos videogames (muito porque ele é o único)  vence o torneio de heróis do tempo apenas para receber uma recompensa do próprio Dr. Brown, o criador da máquina do tempo que tornou esse campeonato possível. Porque a SNK é criativa desse jeito. Mas ok, o que nosso amigo chucrute recebeu então senão um corpo novo para nazistar mais ainda?


Taqueopareo...

MUSCLE POWER




Muscle Power, o personagem inspirado em Hulk Hogan, voltou nessa versão sem o bigodão porque o medo do processinho apertou, e quando o juridico aperta a vergonha afrouxa. De qualquer forma, MP vence o torneio e percebe que isso não paga boletos. Uma preocupação relacionavel, posso dizer.

Mas então comofas, senhor que não é mais o Hulk Hogan?


Vince Mcmahon aproves!



GREGORY RASPUTIN



A polemica e mistica figura da história russa no século passado teve poucos problemas no processo de se adaptar aos tempos modernos, tendo a sempre eficiente ideia de abrir uma igreja. Poucas coisas funcionam melhor do que dizer que uma voz que só existe na sua cabeça mandou as pessoas darem dinheiro a vc, e essa é uma verdade em qualquer tempo da humanidade.


Infelizmente para ele, Gregório faltou ao cursinho relampago do Edir Macedo e nunca soube que as pessoas vão a igreja para ganhar coisas, não para abrir mão de nada. Se você prometesse que ia expulsar o encosto que está te impedindo de conseguir um emprego melhor do que ser caixa das Lojas Americanas (o que não tem nada haver com você ser analfabeta funcional, não cumprir horários porque tem cinco filhos e ter três vezes o seu salário em "direitos" que o empregador tem que pagar ao governo), ia dar mais sucesso que dizer que vai livrar as pessoas dos seus "instintos básicos".


Eu não sou nada sem meus instintos básicos!

JANNE


Janne é a personagem mais memoravel do primeiro World Heroes, justamente porque não é todo dia que você vê pegarem uma figura tão emblemática quanto Joana D'Arc e transforma-la nisso:


Sua única preocupação é conseguir um bigolão a altura da sua bacurinha, porque é assim que a Joana D'Arc rolava, claro. Mas isso foi antes e agora é agora. O que J-Girl está aprontando atualmente? Ainda em busca do seu macho alfa definitivo?


Ah, ok, não parece tão rui-


... oh fuck, apenas parem... por favor só parem...


Ok, é isso. Pra mim chega. Desisto.


Rory sheet.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
VERSÃO PARA ARCADE
Edição 036




DEMO NA EDIÇÃO 035


VERSÃO PARA SNES
Edição 064



Preview na Edição 062




PREVIEW DA VERSÃO DE SNES
Edição 001

Edição 006