domingo, 31 de março de 2019

[AÇÃO GAMES 021] WORLD HEROES (Arcade, 1992) [#201]

 

Com o sucesso megagigadancing astronomico de Street Fighter 2, era apenas inevitavel que inumeras empresas tentassem capitalizar em cima do sucesso do joguete de sentar porrada por aí. Algumas colocaram algum esforço nisso, outras menos, algumas bem menos ainda e outras eram apenas a SNK.

A SNK não fez um jogo "inspirado" em Street Figther, eles tentaram copiar Street Fighter 2 com o melhor das suas habilidades. Que nem eram tantas assim. Isso dá para ver não só como os comandos são os mesmos, mas como a seleção de personagens são iguais: temos dois caras iguais mas com roupas diferentes que se baseiam em hadouken e shouryuken, um wrestler, uma mulher agil, um cara lento que estica os membros e por aí vai.

Mas é claro que eles pensaram "hm, todo mundo vai ver que estamos tentando fazer a mesma coisa... acho que a gente devia mudar pelo menos os desenhos dos personagens", o que foi uma decisão que trouxe muita alegria para os advogados da empresa. Mas, ora, inventar personagens dá trabalho e trabalho é a última coisa que a gente quer aqui, então como faz?



Muito simples, meu macedonico amigo: apenas pegue personagens prontos.

Ok, legal, mas de onde pegar personagens prontos sem tomar um processinho na lapa? Mais simples ainda: use figuras históricas. O que... bem, vou dizer, foi uma escolha até que bem legal. Mas eu tenho uma coisa por viagem no tempo, então sou suspeito para dizer.

Alguns anos depois a Natsu roubou essa ideia e todo mundo pagou pau só porque refizeram o Rei Arthur com peitos, então acho que nós nerds não estamos realmente em posição de reclamar...

O grande problema dos livros de cavalaria era que o Rei Arthur não era ilustrado adequadamente, eu te digo
Então, sem mais delongas, vamos a história de World Heroes: o Dr. Brown inventou uma máquina do tempo (sim, é claro que o cientista louco que inventou a máquina do tempo se chama Doutor Brown) e de posse dela fez a única coisa que qualquer pessoa racionalmente sã faria com ela: organizar um torneio de luta com figuras históricas.


O fato de Doctor Who não ter um episódio sobre isso me envergonha grandemente. Isso sendo dito, vamos ver de perto quem são os nossos ... HERÓIS MUNDIAIS!

HATTORI HANZO



O "Ryu" desse jogo é inspirado no lendário espadachim japonês Hattori Hanzou. Aos 16 anos de idade Hattori Hanzo resgatou as filhas do shogun Tokugawa, e por conta disso acabou se tornando guarda-costas daquele que viria a ser o primeiro imperador do Japão (em grande conta, devido a suas habilidades com a espada). Ainda hoje o portão do palácio imperial japonês é chamado de Hanzomon em homenagem a ele.

E quando eu digo que Hanzo é o Ryu desse jogo não é só porque os golpes são exatamente os mesmos, eles sequer se deram ao trabalho de mudar o final também!

Na cerimonia de premiação por ser o guerreiro mais fodelão de todos os tempos (literalmente), Hanzo simplesmente não aparece porque saiu por aí procurando novos desafios. E provavelmente para fazer mais espadas para a Kill Bill.




FUUMA KOTARO



Se Hanzo é o Ryu desse jogo, Fuuma é o Ken. Na vida real, Fuma Kotaro foi o grande rival de Hanzo já que o seu clã (os Kotaro) e o clã de Hanzo (os Iga) eram rivais a tanto tempo que ninguém sabe exatamente como isso começou. Sim, a disputa dos Uchiha contra os Senju em Naruto é baseado nesse confronto da vida real, então meio que o Fuma kotaro é a versão real do Madara Uchiha.

Lutando a vida inteira contra o shogunato Fuma venceu e matou Hanzo, mas após essa luta ele ficou tão ferido que acabou sendo pelos homens do imperador e executado por decapitação. Dava um anime esses dois, vou te dizer...

Em seu final, depois de vencer o torneio do tempo... Fuuma decide viver no século XX e ter um emprego na SNK. Fim.

KIM DRAGON



Ok, chega de japoneses nesse jogo. Nosso próximo grande guerreiro temporal é Kim Dragon, que é claramente inspirado em Bruce Lee. E tal qual o mais famoso artista marcial de todos os tempos, o objetivo de Dragon é provar que apesar de ser um artista de cinema, ele é um mestre de artes marciais de verdade.

Eu poderia dizer que esse é um conceito bem cara de pau de se usar em um jogo, mas tenho que dizer que a SNK não pode ser acusada de ser a única em colocar o Bruce Lee como personagem do jogo. Se Street Fighter fez isso (Fei Long) e Mortal Kombat também (Johnny Cage), eu diria que isso é meio que esperado...

Ao vencer o World Heroes, Kim Dragon recebe um convite para fazer um filme. Yay.
JANNE



Joana D'Arc é uma das figuras históricas mais importantes da história europeia, tendo sua história contada em um episódio de Castelo Ra-tim-bum. Eu não consigo imaginar como alguém pode ser mais relevante do que isso.

A história de Joana é um épico por si mesma, envolvendo guerras, traições, feminismo e um fim trágico. Mas a SNK achou que precisava dar uma apimentada na coisa e fez algumas... alterações na personagem.

Ah, essas mulheres sempre pensando com a bacurinha...

Aqui ela é uma feminista do século XV, que protege o circo que a criou e é uma das melhores esgrimistas do seu tempo. Aceitou o convite para participar do World Heroes apenas para encontrar um marido que seja tão forte quanto ela, mas descobre que os caras são intimidados por sua força como lutadora e não consegue se casar.

Eu não estou inventando isso.


Mas calma que piora. O final dela encerra com essa maravilhosa mensagem:


Então, esse é o grande legado de Joana D'arc, crianças: enquanto uma mulher não encontrar um marido, seu trabalho ainda não está concluído.

Parabéns a todos os envolvidos.

MUSCLE POWER



Agora, que figura histórica poderia corretamente representar o verdadeiro espirito americano? Ora, essa é uma pergunta tão obvia que sequer deveria ser chamada de pergunta dado que há apenas uma única resposta: HULK HOGAN. É claro.

Ok, eu posso respeitar a SNK por essa escolha. Claro que colocar SNK e "respeito" na mesma frase depois da Joana D'arc é meio dificil, mas quando você escolhe o wrestler mais famoso de todos os tempos para ser o representante atemporal estadunidense... bem, você fez algo certo aqui.

Sendo o Zangief desse jogo, Muscle Power não tem uma motivação maior do que vencer qualquer titulo que possa ser vencido. Honestamente minha única reclamação é que o seu bordão não é "Eat your vitamins and say your prayers"
Ok, esse jogo esta começando a recuperar a moral um pouco, vamos ver o que vem a seguir...

BROCKEN 



Um jogo com guerreiros de todas as eras não está completo sem o representante nazista, é claro... eu acho... mas isso nos coloca em um dilema. Onde vamos achar um nazista na história que não seja um personagem desprezível e asqueroso para crianças do mundo todo jogarem com ele?

Bem, isso é facilmente resolvido quando nós buscamos não na história real mas sim na ficção. Pois existe na ficção um único nazista que podemos respeitar e admirar e é claro que eu estou falando dele, o nazista ciborgue mais querido dos animes... Rudolph von Stronheim!


Jojo é a única coisa na história da humanidade que te faz se emocionar com um soldado nazista, meu deus, essa coisa é muito fora da curva mesmo... e a SNK não pode ser culpada em se inspirar em Stronheim para ter o seu personagem chucrute neste jogo.

Como diria o grande filosofo moderno Marcellus Wallace: "We cool, man".


Honestamente, o final dele é bem bosta mesmo para os padrões desse jogo, então eu vou só colocar mais uma imagem do Stronheim mesmo.


RASPUTIN

Grigori Rasputin é uma das figuras mais estranhas um país que se notabilizou por suas bizarrices. Rasputin, que se auto-proclamava um santo, era o principal conselheiro e influenciador do czar Romanoff. Quase tudo a respeito dele é dificil divisar fato da ficção, e mesmo o quão influente ele era não é algo que pode ser precisado. Alguns dizem que ele era o mestre dos fantoches que realmente mandava no império Russo do começo do século XX (com efeito, o vilão Jaffar de Aladdin é inspirado nele), outros dizem que essa imagem é apenas propaganda da revolução comunista para pintar a família real como a mais patética e torpe possível perante a população.

A unica certeza mesmo é que as lendas a respeito dele eram enormes, e se acreditava que ele era um bruxo com poderes hipnóticos (sim, o Mestre de Doctor Who é inspirado nele) e pacto com o capiroto. Essas lendas ganharam força quando foi tentado assassinato várias vezes contra Rasputin e de alguma forma miraculosa ele sobreviveu a ser esfaqueado, envenenado em duas ocasiões distintas  e finalmente fuzilado.



Primeiro ele foi envenenado num jantar, porém sua úlcera o fez expelir todo o veneno. Em 1916, o monge russo teria sofrido uma segunda tentativa de envenenamento por cianeto de potássio durante um banquete, quando o príncipe Yussupov e seus amigos lhe ofereceram um pudim contendo cianeto  suficiente para matar várias pessoas. Embora Rasputin tenha ingerido grande quantidade da substância, não morrera. Por esse motivo, e pelo fato de serem atribuídos poderes satânicos ao monge, criou-se uma lenda de sobrenaturalidade envolvendo o fato (a lenda só explicada em 1930, quando foi se descobriu que alguns açúcares, como a glicose e a sacarose, se combinados com o cianeto, formam uma substância praticamente sem toxicidade, denominada cianidrina... então, não tente envenenar ninguém colocando cianeto nos doces, fica a dica).

Posteriormente, Rasputin teria sido fuzilado, sendo atingido por um total de onze tiros, tendo no entanto sobrevivido; foi castrado e somente quando foi agredido e atirado inconsciente no rio Neva faleceu, segundo as lendas, não pelos ferimentos, nem por afogamento, mas por hipotermia. Existe um relato de que, após o seu corpo ter sido recuperado, foi encontrada água nos pulmões, dando apoio à ideia de que ele ainda estava vivo quando jogado no rio, parcialmente congelado.

Mas oi?


A autopsia oficial do governo russo é que Rasputin indicava apenas que ele foi baleado, com um tiro à queima roupa na cabeça o matando. Então nossas opções são confiar nos rumores populares ou na "declaração oficial" do governo comunista... estamos bem arranjados de fontes, né?

De qualquer jeito, a  história de Rasputin é repleta de mistério, jogos de poder, intriga e misticismo. Então, como a SNK decidiu aproveitar isso em um jogo de luta?


Ah, ok, Rasputin trouxe a paz na Terra com seus poderes de guerreiro temporal e agora, a bordo da máquina do tempo do Dr. Brown, só quer voltar para casa. Não é exatamente criativ....



... não é a toa que a morte de Rasputin seja um tema tão debatido na Russia, tenho que dizer.

JENGHIS CARN




Genghis Khan foi o maior imperador que já dominou alguma coisa nesse planeta, conquistando mais de 20 milhões de km² durante seu reinado (certa de 2,5 o tamanho do território brasileiro). Suas táticas de combate foram realmente revolucionarias para a época, tendo exércitos altamente disciplinados enquanto os inimigos eram na base do "aaaaaaargh peguem eles!".

Khan era um homem bastante culto para sua época, falava vários idiomas e era fascinado por absorver as coisas mais interessantes dos povos que ele conquistava. Desde cozinheiros a estrategistas militares, Khan não tinha nada contra agregar valor ao seu próprio império. Diz-se que ele era um apaixonado pelo xadrez, algo que seu império pegou pelo caminho ao começar a conquistar parte da China. Sua mais famosa criação são os arqueiros a cavalo, soldados treinados para disparar flechas ENQUANTO os cavalos estavam a pleno galope - tornando praticamente impossível qualquer cavaleiro adversário reagir a isso.

Então, para os padrões da época, Genghis Khan era um líder militar surpreendentemente esclarecido e prafrentex. O que nos leva a rendição da SNK para este figura interessantíssima:

 

Oh, se não é Joana D'arc e suas mulherzices, desesperada por fisgar um trouxa como uma típica mulher! Ai ai ai, que menina sapecote, viu?

...

... really, SNK?

Anos 90, senhoras e senhores. E depois dizem que "antigamente é que a sociedade tinha valores"... enfim, continuando...

GEEGUS

 Chefão do jogo e único personagem não-selecionavel, Geegus é um andróide de metal líquido que veio do futuro para destruir a Terra. Porque se a SNK pode ser acusada de alguma coisa, certamente de ter o menor respeito pelas horas extras que seus advogados terão que fazer não é uma delas.


Sendo um robô feito de metal líquido, ele não só assume a forma dos outros lutadores como seus golpes, então a coisa dele é que ele pode usar todos os golpes do jogo. Assim como no caso do personagem clone de Bruce Lee, alguns anos mais tarde essa ideia foi copiada por Mortal Kombat e posteriormente até mesmo por Street Fighter. As vezes as inspirações vem das fontes menos dignas, eu te digo...


E esse foi World Heroes. Tecnicamente, não é um jogo ruim. Os controles são responsivos, os personagens são bem animados e algumas ideias são... err, criativas... como os stage hazards, que são cenários que dá para atirar seu adversário contra o ringue em chamas ou uma parede de espinhos e causar dano extra a eles (isso era uma coisa em moda no wrestling japones naquela época, bons tempos). 

O problema é que World Heroes gasta tanto tempo e energia tentando ser Street Fighter 2 que você não pode evitar de ficar com a sensação de que você deveria estar jogando Street Fighter 2. Mais confiança e carisma teriam feito maravilhas por esse jogo... assim como frases de tela de vitória melhores.


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
VERSÃO PARA ARCADE
Edição 021


PREVIEW DA VERSÃO PARA SNES
Edição 038


VERSÃO PARA SNES 
Edição 042
 
VERSÃO PARA MEGA DRIVE
Edição 065


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
VERSÃO PARA MEGA DRIVE
Edição 006