domingo, 26 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 030] FATAL FURY 2 + FATAL FURY SPECIAL (Arcade, 1992) [#362]




Prometo a vocês que essa será uma bem rápida, apesar de ser um título de nome famoso nos videojogos. Após o primeiro Fatal Fury, a SNK se encontrou tomando uma surra da Capcom nos jogos de luta e Fatal Fury jamais veio a ser tão popular quanto Street Fighter. Qual a saída da SNK então?

Ora, lançar um jogo de luta que fosse mais parecido com Street Fighter e o mais rápido possível! E foi o que a SNK fez, enfase no "mais rápido possível". Fatal Fury 2 é um jogo feito na corrida e todas as coisas que davam personalidade ao jogo anterior foram deixadas de lado.


O primeiro Fatal Fury era um jogo sobre a vingança dos irmãos Bogard sobre o homem que traiu e matou seu pai, esse sequer história tem. É um torneio de luta e ... bem, é isso realmente. Apesar de ter apenas três personagens jogaveis, pelo menos os inimigos tinham gimmicks que diferenciavam suas lutas (Tung Fu virava um velhinho bombadão, Billy Kane virava um covarde quando perdia sua arma, etc). Nada disso está nesse jogo.



Os novos personagens não tem nada realmente por eles (mal tem um background) e não são muito dignos de nota... salvo uma exceção. Pior que isso, seus golpes são pouco práticos e mal pensados, é muito mais vantagem você jogar o jogo dando voadeira e rasteira do que tentando usar os golpes especiais.

E bem, eu disse que apenas um dos personagens novos é digno de nota nesse jogo, e esta seria Mai Shiranui. A Capcom tinha a Chun-Li no Street Fighter, então a SNK decidiu que precisava de uma mulher MAIS GOSTOSA AINDA no seu jogo. Porque é assim que os anos 90 rolavam. O resultado...


 ... que obviamente ganhou uma versão em anime também:


Sim, Fatal Fury 2 foi o primeiro jogo a levar em consideração a física dos peitos nos seus sprites, uma tradição que é mantida até hoje por muitos jogos de luta. Grande legado. 


  Você pode argumentar que não é assim que peitos funcionam, mas então eu tenho que esses jogos são feitos para um publico que não tem a menor chance de tocar na coisa real. Não sem isso constituir crime em qualquer lugar do mundo, pelo menos.


Os outros personagens, bem, não são tão revolucionarios assim para a industria dos videogames. E se a SNK não se importou com eles a ponto de lhes dar um background um final que fosse mais do que uma tela com uma frase, não serei eu a me importar mais com esse jogo.

Então cheers, e fiquem com mais peitolas liquidas balançantes nos games (incluindo uma personagem de jogo do Sonic, why not), cortesia de Fatal Fury 2.




MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 030


Edição 047


VERSÃO "FATAL FURY SPECIAL"
Edição 046


Edição 047


Edição 050



EDIÇÃO "SPECIAL" PARA SNES
Edição 066



VERSÃO PARA MEGA DRIVE
Edição 064



Preview na Edição 062


Edição 076


Edição 082


Edição 086



MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
VERSÃO PARA MEGA DRIVE
Edição 002


Edição 004

Edição 006



VERSÃO "FATAL FURY SPECIAL"
Edição 002


Edição 007



Edição 007


Edição 011


Edição 017


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 004