sábado, 5 de fevereiro de 2022

[#821][3DO] SPACE HULK: Vengeance of the Blood Angels [Outubro de 1995]


820 jogos depois, quase cinco anos de blog, e eis algo inédito: um jogo que eu não consegui jogar ele. Mas não porque o jogo é indiscritivelmente dificil, ou pq ele não roda, nem nada do tipo, é por um motivo bem mais inusitado: eu não entendi o que tem que fazer. Para fazer sentido suponho que eu precise explicar que tipo de jogo é Space Hulk: Vengeance of Blood Angels, então vamos a isso. 

A primeira vista, SH:VoBA parece mais um daqueles inúmeros jogos de robozões pesados da porra que se movem a meio frame por segundo, um subgenero de FPS bastante comum nessa época com jogos como DEADALUS ou IRON ANGEL OF THE APOCALYPSE. Vendo os videos de gameplay, é o que parece ser... só que não é.

Bem, quer dizer, você PODE jogar assim, você estará aproveitando o minimo do jogo. Isso porque enquanto você pode assumir o controle de um dos soldados da tropa e jogar como um FPS, o mais legal mesmo é jogar ele como um RTS: você pode dar ordens e posição para cada um dos soldados da sua tropa. 

Tipo você literalmente pausa o jogo e no mapa dá comandos um por um: Zequinha vai até a esquina e passa fogo em quem aparecer, Jorginho sela as portas para parar de entrar bicho, Roberval vai roubar chocolate e Armandinho segue ele dando cobertura. Pra vc ter uma ideia, tem dez comandos básicos e ainda algumas unidades tem comandos especiais - como o maluco do flamethrower que passa fogo numa sala inteira de uma vez.

Parece muito tipo de jogo que eu gostaria de jogar, além do que a temática de Warhammer 40k é algo que eu queria muito aprender, MAS... tem um problema e aqui está a parte que eu não consigo jogar.

Cada fase tem uma missão específica para você concluir ela: selar uma porta, destruir uma sala especifica, recolher um item em particular e voltar, etc. O problema é que a missão da fase não é dada por escrito e sim um colega Terminator diz ela. O problema é que eles parecem que tão falando com asma dentro de um cano de PVC, e eu não consigo entender o que eles dizem. Eu tenho bastante impressão que é mais pq o meu inglês falado não é fluente o suficiente, então a sensação que eu tenho que é que eu estou recebendo ordens da professora do Charlie Brown.

Comandando o Terminator pra passar o FOGO DO SENHOR neles

E esse é um jogo que vc precisa saber o que fazer, só ficar pateteando aleatoriamente na tela. O que eu fiz então foi procurar um walkthrough pq é claro que alguém na internet deve ter jogado uma das várias versões desse jogo e ter feito um tutorial bem basicão só com os objetivos de cada fase... então, não.

Esse é um jogo tão obscuro que não tem um detonado dele nem no gamefaqs, então... dessa vez eu ter que deixar passar. Sinto muito por ter falhado com meu povo, vou ali jogar Sonic como punição...

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 020


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 006