sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

[#820][MULTI] EARTHWORM JIM 2 [Novembro de 1995]

A versão jogada para esta review foi a Saturn, eu estou ciente que outros ports podem ser menos... curiosos, vamos dizer assim

Se eu tivesse que eleger um jogo, um único jogo para representar tudo que havia de errado com os jogos de plataforma nos anos 90, esse jogo seria... bom, não tem como evitar, seria BUBSY in: CLAW ENCOUNTERS OF FURRED KIND... mas se não fosse apontar esse então o poster dos problemas dos anos 90... seria qualquer uma das adaptações lixo da Ocean... tá, esse começo do texto não está saindo como eu esperava. Então vamos pular essa parte e dizer que eu odeio EARTHWORM JIM.

A versão resumida é que o jogo do Tiago Minhoca é basicamente um jogo de Amiga: personagem floaty na tela, level design estilo europeu de "tanto faz, taca qualquer merda em qualquer lugar na tela", ataques que não dão um feedback satisfatório ao bater nos inimigos, dificuldade desenhada para ser "aha! te peguei!" a cada pixel da tela, saltos de fé... sério, eu já falei tanto o quanto eu odeio esse design europeu de jogos nesse blog que isso já se tornou uma entidade por si só.

A grande diferença do Tiaguinho Minhoca pros outros jogos lixentos de Amiga é só que esse jogo é extremamente bonito, não tem como dizer que não é um jogo de encher os olhos na qualidade dos gráficos e nas animações para os padrões de 1994. É um jogo bem bonito e com uma obsessão estranha por vacas, o que sempre é bom, mas não muda o fato que quase ninguém conseguia jogar ele. Ergo, eu odeio esse jogo.

Existe um atraso no comando da chicotada entre você apertar o botão e o comando sair no jogo (devido ao excesso de quadros de animação), fazendo esse ataque inutil nesse jogo exceto por esse único  inimigo. Yeah... falaremos sobre o que está acontecendo na tela daqui a pouco.

Então suponho que não será surpresa pra ninguém que eu não estava particularmente animado para jogar esse jogo - com efeito, eu detestei tanto o primeiro jogo que nunca me prestei a alugar o segundo quando era criança - e também não será surpresa pra ninguém que ao perceber que esse jogo é basicamente o primeiro jogo com novas fases a minha opinião sobre esse jogo é obviamente que...

OKAY, VOCÊ ODIOU O JOGO, A GENTE ENTENDEU!

... ele não é tão ruim assim, na verdade. Eu meio que gostei dele, mais na verdade ainda.

NANI?!?

Quer dizer, não me entenda errado: Tiago Minhoca 2 é um jogo, tal como Naruto, duro. Não apenas a jogabilidade é a mesma do primeiro jogo (apenas que ao invés de se pendurar usando a minhoca como chicote, você ganhou um sidekick muco que gruda nas coisas... não mudou nada, só os gráficos), só que MAIS dificil ainda. Sério, eu não achava que isso era sequer possível mas o jogo tem mais saltos de fé, mais one hit deaths, mais inimigos em posições FDP, mais inimigos que vem pra cima de você e te dão pelo menos um hit antes de você poder atirar nele (sério, não teve UM inimigo nesse jogo que eu passei sem tomar dano, mas UM)... ou seja, esse jogo é pixel por pixel de sofrimento e dor.

Sem exagero, a única forma de avançar nesse jogo é dar dois passos e ir atirando preventivamente porque não tem como avançar de outra forma. Isso parece minimamente divertido pra vc?

Sério, pega top 10 de jogos mais dificeis da quarta geração fácil fácil. Isso porque embora o EJ original seja difícil, ele sequer começa a te preparar para o quão implacável Earthworm Jim 2 realmente é. Se EJ 2 consistisse apenas de estágios sidescrolling, só esses já disputariam um dos títulos mais difíceis do SNES. No entanto, o que torna esse jogo a beira da insanidade são as fases especiais de veículos e corridas do jogo aumentam a dificuldade geral a tal ponto que honestamente não posso dizer que alguém já terminou esse jogo sem truques quando criança, ou adulto sem pelo menos depender de savestate.

Imagine tudo que o primeiro jogo é, elevado a 11.

HÃ, SE VOCÊ REALMENTE GOSTOU MAIS DESSE QUE DO ANTERIOR É UMA FORMA BEM CURIOSA DE DIZER ISSO, TENHO QUE DIZER...

Então, eis a coisa de EJ2 ele realmente eleva tudo a 11 nesse jogo, não apenas as coisas ruins. O que isso significa que os pontos positivos do jogo são explodidos a estratosfera e o resultado é que esse é o jogo de plataforma mais drogado criativo que eu já vi na vida. Sim, eu sei que eu falei exatamente isso de SUPER MARIO WORLD 2: Yoshi's Island não faz nem dez dias, mas o que eu posso fazer se o carregamento de tóchicos tava nervousor?

Com efeito esse jogo é tão insano, tão "que porra é essa que eu to jogando", que eu vou dar uma passada pelas fases e mostrar a ideia geral de cada uma e aí você me diz se não é algo... único... apesar da jogabilidade injogável desse jogo!

LEVEL 1 - ANYTHING BUT TANGERINES

Apesar do nome maneiro, essa fase é de longe a mais desinteressante do jogo já que ela parece muito com a primeira fase genérica Amiga-like do primeiro jogo. Aí estava eu pensando "pff, esse vai ser um dia daqueles mesmo"... quando eu tenho que subir uma escadaria controlando uma daquelas cadeiras elétricas para idoso subir escada e começam a chover senhorinhas em cima de mim. Não, sério, isso realmente aconteceu!


Mas é o que, meu amigo? Seja como for, após isso você faz coisas normais como desviar de cadeiras elétricas espalhadas pela fase ou empilhar porcos para mover plataformas - apenas coisas básicas - quando a fase então termina com uma épica batalha de chefe contra... um peixe em um aquário!

Cara, esse jogo tem coisinha na cabeça. Só digo isso.

LEVEL 2 - LORENZO'S SOIL

Em primeiro lugar, kudos aos caras pelo trocadilho. Acho que isso é o mais perto que vamos chegar de ter uma adaptação em videogame do Oleo de Lorenzo... ufa. Em segundo lugar, essa fase é marcante não pq ela faz alguma bizarrice termonuclear, mas pq ela tem uma mecanica única no jogo - e até mesmo nos 16 bits: você usa sua arma pra cavar o chão e a fase é toda sobre isso. NICE.

LEVEL 3 - PUPPY LOVE - PART 1

Essa não é apenas a fase mais insana do jogo, é a fase mais insana de qualquer jogo que eu já na minha vida, na verdade é uma das coisas mais insanas na história da insanidade. Sério.


Enquanto toca a Tarantella (não, sério, essa é a música dessa fase), você tem que um marshmellow gigante para quicar filhotinhos arremessados pelo vilão à segurança em uma ponte sobre rios de lava. Ponte essa que tem avisos para não cuspir para baixo e também para você escolher outro ponto para mergulhar no rio de lava - escolha outro ponto para dar aquele tchibum revigorante na lava, chapa!
E se isso não fosse suficiente níveis de "QUE PORRA TÁ ACONTECENDO AQUI?!?", você tem que bouncear os 5000 mil filhotes do Peter Puppy a segurança (sério, esse cachorro é o Mr. Catra dos 16 bits). Mas tá, se você falhar em bouncer um dos milhões de fillhotes que são jogados (e vc vai, pq lembre-se que dificuldade é todo o ponto desse jogo), o que acontece?

Bem simples, acontece isso:


O FILHOTINHO SE LIQUEFAZ EM UMA POÇA DE PUS!


Caso não tenha ficado claro o bastante, eu vou repetir: uma minhoca usando um traje espacial precisa usar um marshmellow para quicar filhotinhos jogados sobre uma ponte em um rio de lava ao som da Tarantella, e se você falhar ele faz um SPLOSH horroroso enquanto se desfaz em pus.

Isso é... isso é... cara, eu não tenho palavras para sequer começar a descrever o que isso é... mas é. Defiitivamente é.

LEVEL 4 - VILLI PEOPLE

Depois da última fase, o que fazer a seguir? O que possívelmente pode superar o horror inenarravel da fase anterior? Como você continua depois disso?

Bem, uma opção é você ser uma salamandra voando dentro do intestino de alguém, um intestino que tem bumpers de fliperama just because... ENQUANTO TOCA MOONLIGHT SONATA!


Sérião, mano do céu, do nada assim! Agora Jim é uma salamandra voadora intestinal ao som de Beethoven que faz "walaglaglalooooo" quando encosta em alguma coisa e eu seriamente não to tankando isso!

Ah, e só pra vc ficar esperto no fim da fase... você responde um quiz completamente aleatório, just because. E sabe como esse quiz é formado na tela? Minhocas pulam em um moedor de carne e o farelo delas forma as letras.


Mano do céu, eu to ficando preocupado com os caras que fizeram esse jogo, esse pessoal não tá legal não...

LEVEL 5 - THE FLYING KING

Enquanto essa fase não é conceitualmente COMPLETAMENTE DODOI DA CABEÇA como as anteriores, o gameplay muda radicalmente mais uma vez: o jogo virou um shmup e você precisa ir chutando um balão até o final da fase... sem atirar nele. Um bullet hell que você tem que escoltar um balão, o que possivelmente poderia dar errado, né?


LEVEL 6 - PUPPY LOVE - PART 2

A mesma fase dos puppies quicadoes, só que com mais puppies e MAIS dificil. Pq vc sabe, nunca se é dificil o suficiente. Vc não vai conseguir passar da primeira mesmo, imagina dessa.


Uma coisa curiosa é que se o contador de puppies splashados zerar, o Peter Puppy enlouquece e te ataca - um homem pode ver três filhos virarem uma pasta de pus, mas 4 já é demais. Agora pq ele te ataca e não o cara jogando os filhotes... espera, eu realmente estou querendo sentido nesse jogo a esse ponto das coisas?

LEVEL 7 - UDERLY ABDUCTED

A coisa aqui é bem simples: em um cenário pós-apocaliptico você precisa achar plantas que brotam vacas, e então carregar as vacas para maquinas de ordenhar para que isso abra as passagens. Enquanto você faz isso, é atacado por aliens querendo abduzir as vacas, obviamente, que estão pilotando ... uderes voadores giratórios. E que você precisa dar chicotadas neles para mante-los a distancia. Sério.


Ah, e antes que eu esqueça: algumas vacas brotam das plantas como vacas-explosivas, e você tem que dar um banho de banheira para apagar o fogo delas. E você se perguntando esses anos todos onde estavam os jogos de banhar vacas.


LEVEL 8 - INFLATED HEAD

Depois de tudo isso, um nível normal: ao som de músiquinha de October Fest, você fuma um narguilé e infla sua cabeça para sair voando. Praticamente uma fase autobiográfica de como esse jogo foi feito.


LEVEL 9 - ISO 9000

Em primeiro lugar, eu juro que não inventei o nome dessa fase. Em segundo lugar, seu objetivo aqui é usar rodas de hamsters gigantes para ativar impressoras de gráfica de jornal e ser moído por ela enquanto a música de fundo são gaitas de fole escocesas e o cenário é... um pesadelo de contadores dominatrix fazendo declaração do imposto de renda? 



Eu já disse que estou seriamente preocupado com a saúde mental da equipe que fez esse jogo?

LEVEL 10 - DOOR CHASE

Preste bem atenção porque eu vou explicar o que você tem que fazer nessa fase só uma vez: primeiro, você arrasta o armario com um pé pra fora pro meio da tela. Então você persegue a porta que foge de você até ela tropeçar na perna, e então entra ela. Agora tente dizer isso em voz alta e não ser internado em um hospicio.


Ah, e a música que toca nessa fase é Fantaisie Impromptu, de Choppin. Claro que é.

LEVEL 11 - PUPPY LOVE - PART 3

A mesma fase pela terceira vez, só que com MAIS puppies e MAIS dificil ainda. Sério, qual é a necessidade disso? 

LEVEL 12 - LEVEL ATE

Eu acho que essa fase deveria ser o nível 8, aí o trocadilho faria sentido. Mas a esse ponto apenas os caras não terem empacotado de overdose já é um milagre, eles manterem track das fases é realmente pedir demais. De qualquer forma, a fase é bem simples: ao som de uma boa salsa, você atravessa o pesadelo de um vegano enquanto um saleiro voador implacavel te segue querendo salgar a sua minhoca.


... escrever essa ultima descrição vai atrair todo tipo de pervertido nas buscas, já to vendo...

LEVEL 13 - FLAMING YAWN

Essa fase é exclusivamente uma luta de chefe. Qual luta, você pergunta? Você luta contra uma bisteca sobre uma pizza de calabreza (se Jim encolheu ou se essa pizza é gigante, jamais saberemos). É particularmente importante a parte da calabreza, porque você só pode atacar quando está sobre a calabreza e não quando está sobre o queijo. O que é bem obvio, claro, acho que nem precisava ser dito.


LEVEL 14 - SEE JIM RUN RUN JIM RUN

A ultima fase do jogo é realmente normal, ao ponto que eu só posso especular que todos os envolvidos já tinham morrido de overdose a esse ponto e o jogo foi terminado por estagiários. Não é ruim, mas você só precisa correr mais que o inimigo. Como a fase nem é tão dificil, eu realmente acho que foi outro pessoal que terminou esse jogo


Bem, como dá pra ver esse é o jogo mais insano e completamente abilolado das ideias que eu já vi na minha vida e cada fase é realmente uma diversão descobrir que coisa MAIS maluca e MAIS insana que a anterior eles vão inventar agora. É uma pena, realmente uma pena mesmo, que a dificuldade descompensada do jogo torne avançar cada pixel na tela uma experiencia de sofrimento e dor porque se apenas esse jogo não decidisse com cada um dos seus poros que odeia cada atomo do seu corpo, teria sido um dos melhores jogos de todos os tempos.

Me dói muito não dar um "The Best of" pra um jogo tão criativo assim, mas não tem como ignorar o fato que não tem como jogar isso. É verdadeiramente uma pena, mas no fim as coisas são como elas são.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 085


Edição 097


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 016


Edição 020

Edição 024



Edição 026


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 004


Edição 006