Saturn Bomberman tem uma característica marcante e que é ao mesmo tempo sua melhor qualidade e seu maior problema. E isso seria que ele é o melhor jogo de Bomberman já feito até então, esse é o maior poder do jogo até então.
E COMO SER O MELHOR JOGO DE BOMBERMAN PODE SER UMA COISA RUIM?
Então, essa é a coisa: Bomberman no Saturn é o melhor Bomberman que jamais bombou, mas no fim do dia ainda é o bom e velho BOMBERMAN que existia desde o PC Engine, que existia desde o Nintendinho. Com efeito, se esse jogo tivesse sido lançado para o Super Nintendo como Super Bomberman 6 ... bem pouco precisaria ser mudado realmente.
E isso é bom e ruim ao mesmo tempo, pq um jogo bom de Bomberman é sempre um jogo bom de Bomberman no fim do dia, mas ao mesmo tempo... heh, esse ainda é o mesmo jogo que está sendo jogado a mais de dez anos, né?
O resultado disso é que na época as críticas ficaram divididas sobre Saturn Bomberman. Alguns celebraram o jogo por ser o melhor jogo de Bomberman, outros o criticaram justamente por isso - como por exemplo a review da Next Generation:
"Desde aquele jogo clássico [estão falando de SUPER BOMBERMAN 2], todos os subsequentes tentam replicar aquele jogo enquanto adiciona alguns recursos bobos que mantiveram o jogo sendo lançado sem realmente adicionar nada de útil. Saturn Bomberman combina todos esses recursos bobos em um jogo, dando a você o que deveria ser o melhor jogo Bomberman. Mas qualquer jogador de Bomberman jogador já viu tudo isso antes."
Entre as coisas que você já viu nos jogos anteriores (cangurus, os mesmos power ups, tipos de inimigos, etc), a novidade pela qual esse jogo é mais marcante é que o modo multiplayer tem possibilidade de até 10 jogadores.
O modo mais popular da franquia é onde Saturn Bomberman realmente se destaca na multidão. As iterações anteriores do jogo no PC-Engine, SNES e Mega Drive suportavam até 5 jogadores usando multitaps, mas o Saturn dobrou isso para permitir batalhas com DEZ jogadores ao mesmo tempo!
Essa melhoria foi complementada com uma grande variedade de níveis, toneladas de power-ups desonestos e novas opções de jogo, incluindo o 'Mad Bomber' que permite aos jogadores que foram eliminados se vingarem jogando bombas na arena para aqueles que ainda estão competindo - o que é muito divertido.
Verdade seja dita, o investimento necessário para jogar Bomberman para 10 jogadores é considerável: o jogo, dez controles, dois multitaps e o mais dificil de tudo, mais 9 amigos, então não é a coisa mais provavel de acontecer. Ainda sim, é uma putaria muito louca.
Verdade que nem tudo é perfeito no multiplayer 10 caboclos, o tamanho da tela usada para dez jogadores torna os poderes e os personagens muito pequenos para discernir todo mundo direitinho. Dan Hsu da Electronic Gaming Monthly afirmou que "é um jogo de um jogador medíocre. É um jogo multiplayer fantástico. E isso é tudo que você realmente precisa saber". Enquanto eu não concordo que o modo campanha é desprezível, eu entendo o ponto da coisa toda.
Falando ainda em revistas, a GamePro observou que a tela é muito menos confusa se houver oito jogadores ou menos e comentou: "Se você não tiver um multitap da Sega, o Saturn Bomberman oferece a desculpa perfeita para obter um. Se você não tem amigos, esta é uma boa oportunidade para conseguir alguns deles também". Não é um take particularmente relevante, eu só queria aproveitar essa quote enquanto lembro da minha solidão infinda, só isso. Mas prossigamos.
Todos os personagens do modo Battle são baseados nos jogos da série Bomberman ou em outros jogos da Hudson, como Master Higgins da série ADVENTURE ISLAND ou BONK, da série de mesmo nome. São 10 personagens no total mais 2 secreto |
Verdade seja dita, Saturn Bomberman conta com um modo online praticamente inédito naquela época Através da SEGASATURN-NETWORK, sendo um dos primeiros jogos online de console ainda em 1996 e tornando muito mais simples jogar o multiplayer de 10 jagunços.
Com um pacote de modos de jogo e uma jogabilidade simples, não é de se espantar que Saturn Bomberman seja o jogo da série mais elogiado até hoje. É como se os produtores tivessem pegado os vários jogos anteriores e fizeram um greatest hits do Bomberman e moldassem em um jogo só para até dois jogadores.
O que, como eu disse no começo, é algo realmente muito bom... mas ser um bom jogo que já existe desde a metade dos anos 80 é bom o suficiente para ser um diferencial do Saturn: suponho que o mesmo se aplique que eu disse sobre TETRIS X, não é algo que vá abalar a boca do balão mas é melhor do que apenas não ter nenhum no sistema. Uma hora esse jogo teria que ser lançado, e a hora foi essa.
MATÉRIA NA SUPER GAMEPOWER
Edição 028 (Julho de 1996)
Edição 030 (Setembro de 1996)
MATÉRIA NA GAMERS
Edição 011 (Setembro de 1996)