sexta-feira, 26 de março de 2021

[SNES] SUPER BONK (Novembro de 1994) [#664]


A boa noticia é que não, esse jogo não é a super sequencia lançada apenas quinze dias depois de BONKERS. Hoje vamos falar de um caso muito raro nos videojogos: um clássico do segundo maior console do Japão na quarta geração que saiu para o Super Nintendo.

NÃO É TÃO RARO ASSIM, JOGOS DE MEGA DRIVE SAEM PARA O SUPER NINTENDO TAMBÉM COM RELATIVA FREQUENCIA.

Hã, quem disse que eu estou falando da Sega? Estou falando do console que bateu a Sega em sua própria terra natal: o PC-Engine, lançado com o nome de Turbografx-16 no ocidente.


É O QUE?

Pois é. A Sega conseguiu se embananar contra o temível, pavoroso, terrível PC-Engine. Com efeito, o PC Engine vendeu o dobro de Mega Drives no Japão. PC-Fucking-Engine, cujo jogo mais iconico é seu mascote Bonk. Mais precisamente, ESSE cara:


Mas puta que me pariu em chamas holísticas, isso é a cruza do  Kuririn, Charlie Brown e o Tommy dos Rugrats numa orgia profana! Meu deus, vocês tavam fazendo um concurso pra ver se achavam um mascote mais feio que o Alex Kidd ou o que?


Tá, não que eles conseguiram, esse menino Alex é muito feio pra caralho mesmo, mas pqp é Bonk! Então parabéns a Sega por ter conseguido perder para ISSO, parabains Cindy! Bem, verdade seja dita o PC Engine é um console de 1987 e sua configuração é similar ao Nintendinho, apenas (bem) melhor. Então, é, eu apenas queria deixar registrado que a Sega e o seu Mega Drive teve sua cara esfregada no chão por um console que era basicamente um Nintendinho com grife.

O PC Engine e a direita sua versão ocidental, o Turbografx-16

FELIZ AGORA? 

Satisfeito. Podemos então passar a falar do jogo, já que no final de 94 o PC Engine estava morto e enterrado mas os boletos continuavam chegando na Hudson, de modo que um novo jogo só que para SNES foi lançado. Agora, se alguém já jogou Bonk no TurboGraphx-16, sabe que os jogos Bonk são extremamente... peculiares, além de serem uma experiência nonsense. Como ninguém neste lado do planeta jogou PC Engine, saiba que os jogos de Bonk são extremamente peculiares, além de serem uma experiência nonsense. 


Quer dizer, é um jogo que você viaja pelos sistemas digestivos dos dinossauros, transforma-se em um pterodáctilo enlouquecido e escala paredes com os dentes, Bonk é definitivamente uma daquelas experiências que faz você coçar a cabeça e se perguntar "qual é o problema desses japoneses?"

Em termos de jogabilidade, hã, bem o PC Engine era basicamente um Nintendinho com gráficos de Super Nintendo e isso é algo que se sente muito na jogabilidade de Bonk. Eu não sei dizer exatamente, mas os controles tem um feeling de jogo do Nintendinho. A mecanica definidora do jogo é que Bonk tem um encefalo de proporções avantajadas, e ele elimina seus inimigos impondo seu intelecto sobre seus opositores.


Com efeito, nosso cabeçudo amigo é tão cabeçudo que sua cabeça serve para flutuar no ar pq... hã... i need you to get all the way off my back on this one. Você ainda pode dar cabeçada nas paredes para quicar nelas, mas a coisa é que nada funciona exatamente como você esperaria.

Como eu disse, a coisa é o feeling de jogo do Nintendinho, e não dos melhores. Os controles não tem um feel correto. Acho que isso porque é muito difícil ganhar impulso e você não pode mudar de direção no ar quando bem desejar, algo que era muito comum em jogos antigos mas a essa altura (1994) quase mais ninguém faz. 

Adicione a isso um sistema de powerups fundamentalmente falho e nós temos um problema aqui. Veja, não é que os power ups não sejam criativos, não é isso. Você pode crescer, encolher ou virar um bonkzillam entre outras coisas. Não é esse o problema, e sim que os power ups parecem apenas meio jogados lá, quase aleatórios.

E em outras noticias, as Filipinas acabaram de ser destruídas pisadas por um cabeçudo gigante

Então por exemplo muitas vezes você pega o powerup de encolher, então agora você pode entrar em lugares pequenos e acessar areas que não tinha como acessar antes, certo? Yeah, exceto que não. Você fica pequeno e não tem nada em particular para fazer com isso. Ou quando você fica gigante. Isso é um grande letdown pq no fim os powerups acabam não fazendo diferença realmente.

A apresentação do jogo é colorida e parece legal. Ele tem meio que um jeitão de jogo de 8 bits atualizado para a geração atual, mas suponho que se você está jogando um jogo do maior icone do TurboGraphix-16 então é atrás de exatamente isso que você veio.

... bem, taí um cenário não muito explorado em fases de plataforma, tenho que dar isso a eles.

No geral, o Super Bonk é uma plataforma mediocre de 16 bits para o SNES. O jogo tem fases muito criativas, mas o gameplay não deixa você realmente aproveitar isso. Ele não faz nada particularmente terrível, mas desperdiça qualquer oportunidade de grandeza e por isso acabou sendo engolido pelas areias do tempo na história. O que é um exemplo perfeito para representar o que aconteceu com o PC Engine.

Então parabéns pela adaptação fiel... eu acho?

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 075