quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 034] NIGEL MANSELL'S WORLD CHAMPIONSHIP (ou Nigel Mansell F1 Challenge, no Japão) [#295]




Bem, aqui estamos nós. É manhã de 25 de dezembro no momento em que eu o escrevo. Manhã de Natal e muitas pessoas pelo mundo estão por aí, comendo restos da ceia ou ganhando presentes. Ou uma combinação desses dois.


Esse podia ser eu, mas não é.

Estamos em 2019 e eu tenho acesso a uma quantidade maior de jogos do que eu terei de horas de vida para joga-los por preços praticamente inexistentes, quando não literalmente inexistentes - Celeste está de graça na Epic Store nesse momento, por exemplo. Fucking Celeste de graça, você pode acreditar nisso? E enquanto eu poderia estar jogando The Witcher 3 ou Celeste, não, eu estou aqui jogando jogos bosta na manhã de natal.

Porque eu faço isso comigo mesmo? Sério, o que eu estou fazendo com a minha vida? Talvez eu devesse parar com isso, sei lá...


Ah, bem, pelo menos não estou jogando um port de um jogo bosta de Amiga, o sistema desgraçado que só pari merda mesmo. Sério, eu me divirto implicando com a Sega mas eu tenho uma relação tsundere com ela, eu me divirto implicando com ela. Os jogos de Amiga... não são divertidos. Em nada. Se alguém quisesse reunir as jóias do infinito para estalar essa bosta fedorenta do inferno para longe da existencia em 1991, teria demorado demais para isso. Puta merda que treco ruim!

Mas enfim, suponho que podia ser pior. O que não quer dizer que seja bom, longe disso. E talvez não tenha prova maior do que eu estou dizendo do que o jogo de hoje ser Nigel Mansell F1 World Championship Racing, como foi lançado nos Estados Unidos, ou Nigel Mansell F1 Challenge como foi seu nome no Japão. Por que? Resposta curta, é mais um jogo que tenta imitar Ayrton Senna's Super Mônaco GP II 

Sim, eu entendo, o jogo do Senna é (até o momento) o melhor jogo de Formula 1 dos 16 bits e eu acho louvavel te-lo como norte. O que você não tem, entretanto, é o próprio Ayrton Senna dando consultoria ou a Sega em uma das três unicas vezes que ela realmente colocou esforço em alguma coisa.

No lugar de Ayrton Senna, neste caso, nós temos Nigel Mansell.

QUEM?

É, então, hoje a Inglaterra tem não apenas o melhor piloto de F1 do mundo, mas um dos melhores de todos os tempos. Lewis Hamilton é um cara da turma de Senna ou Schumaccer, e será lembrado para sempre na história do automobilismo.

Porque o premio de campeão de F1 mais cool o menino Ham já levou
Mas isso não foi sempre assim. Embora volta e meia um inglês ganhe o campeonato mundial, provavelmente ele será esquecido tão logo o campeonato termine. As vezes antes do menino Ham, o maior nome inglês do automobilismo foi Graham Hill, até hoje a única pessoa a vencer as três grandes provas do automobilismo: as 500 milhas de Indianópolis, o GP de Mônaco e as 24 horas de Lemans. Isso nos anos 60. CINQUENTA ANOS ATRÁS!

Então Nigel Mansell foi um dos ingleses que surgiu, fez um ou dois campeonatos bons e desapareceu da história. No Brasil ele é mais conhecido por ter sido o rival de Senna nas temporadas de 1991 e 1992, e isso quer dizer que o Galvão Bueno fazia uma grande promoção de Mansell - até lhe deu o apelido de "o Leão Voador", algo que eu nunca entendi na época. Hoje eu acho que é por causa do seu bigodão de Leão Marinho, mas então o Galvão Bueno nunca precisou de lógica para fazer o que ele faz. Enfim.

Antes de adotar o Harry Potter, tio Valter ganhou uma temporada de F1
Como o cidadão de cara mais inglesa genérica que você verá na vida foi campeão do mundo em 1992, a igualmente britanica Gremlin Interactive aproveitou a chance para fazer a sua versão de Super Monaco GP no ano seguinte. Ok, talvez isso não precise terminar de forma horrível, afinal a Gremlin é (pouco) conhecida apenas por fazer o melhor jogo de corrida do Super Nintendo: Top Gear

Eu concedo que se alguém tem chance de fazer isso funcionar, são eles. E, de fato, eles fizeram a lição de casa aqui.


A primeira coisa que chama atenção na tela inicial é que, além da opção de mudar seu nome assim como em Top Gear, tem os modos de jogo habituais e de diferente tem o Mansell's Advice.

E o que é esse modo?


Como em Super Monaco GP, a Gremlin Interactive coletou opiniões com o campeão de todos os 16 circuitos da temporada de 1992. Você pode escolher qualquer uma das pistas e correr nela, recebendo a opinião do nosso amigo Leoncio. Neste caso, por exemplo, ele está falando do GP do Brasil que na época era disputado em São Paulo em março, quando ainda era quente pra caralho. Hoje a corrida do Brasil acontece justamente em outubro por causa do calor, então é legal ver pequenos toques de opiniões pessoais assim.



Mas isso não é tudo e a Gremlin foi um passo além do que a Sega fez. Neste modo de jogo você também recebe os inputs tecnicos, com a recomendação de Mansell para a velocidade ideal para se estar em cada curva da pista. Ok, isso foi realmente legal. Mas como você vai saber isso na hora da corrida?


 Muito simples, neste modo de jogo você não apenas segue o Leão Voador, com ele mostrando o traçado que ele recomenda que você faça, como a velocidade que ele recomenda em cada curva (no caso, em vermelho e velocidade dele e em azul a sua). É um modo realmente legal de aprender mais sobre os circuitos, e eu não lembro de nenhum outro jogo que tenha algo assim.

Como aspecto positivo, essa fotinho do Mansell me faz sentir como se eu fosse um jovem inglês sendo julgado por um pai extremamente desapontado pelas minhas escolhas de vida. Porque sério, mesmo, o Mansell é o pai inglês genérico definitivo!


Falando agora do jogo em si, outro toque legal que a Gremlin adicionou é que tem esse marcador em tempo real que mostra quantos segundos você está atrás do carro da frente - o que é uma parte muito grande de assistir uma corrida de Formula 1. Quando você fica em primeiro, ele passa a mostrar sua vantagem para o segundo colocado - o que permite você saber quando ele para nos boxes para trocar pneu, por exemplo. Se o marcador de distancia do nada for de 0 para 15 segundos ou mais, saiba que ele já fez o seu pitstop.

Mais uma vez, isso é muito legal.


Outro toque legal é que, ao contrário do jogo da Sega, nesse aqui a Gremlin teve o trabalho ($$$) de licenciar os nomes reais dos pilotos da época, não nomes genéricos.

Eu diria que nos aspectos de opções e detalhes, esse jogo faz um passo a mais do que Super Monaco GP, embora eu não iria tão longe a ponto de dizer que é um jogo melhor.  Quanto aos gráficos e a jogabilidade, a Gremlin fez o que pode para imitar Super Monaco GP, mas não é tão bom quanto.  A sensação de velocidade é muito boa, mas você ainda tem a sensação de estar jogando um port inferior do mesmo jogo, e embora ser 80% perto de algo muito bom, não se pode dizer que é exatamente a mesma coisa.

E os retrovisores do seu carro realmente funcionam e mostram a posição de quem está atrás de você, embora sejam pequenos e eu ainda prefira o retrovisor na parte de cima da tela do Super Monaco GP

Ainda sim, é realmente perto o bastante para que você possa se divertir sem maiores problemas. Como eu disse no texto do jogo da Sega, Super Monaco GP é um dos poucos jogos que nunca saiu para Super Nintendo que eu realmente gostaria de ter tido, mas o que eu não sabia em 1993 é que existia um substituto bastante decente para Super Nintendo - apenas que lançado com a chancela do Nigel Mansell

Outra coisa que eu acho legal nesse jogo é que tem esses medidores do estado dos seus pneus, e eles vão diminuindo para mostrar a hora que você precisa parar nos boxes. Existe um elemento de estratégia aqui, porque no pit você pode colocar pneus macios (mais rapidos, mas que duram menos) ou duros (mais lentos, mas que duram mais), e isso pode fazer você ganhar ou perder a corrida. Um toque bacana, sem dúvida. 
Ok, eu tenho que dizer que estou surpreendido por esse jogo. Positivamente surpreendido, eu quero dizer. É, de fato, um jogo bastante bom feito com atenção aos detalhes e não apenas uma tentativa porca de lucrar em cima do que Super Monaco GP construiu. Definitivamente não é um NAKAJIMA SATORU SUPER F-1 HERO da vida.

Bem, existem formas piores de passar uma manhã de natal, eu suponho. Não é exatamente "minha nossa, que presente", mas, né, não é ruim. Antes de encerrar, deixa eu só ver quando esse jogo foi lançado, acho que pode ter tido em 1992 e não em 1993



Ah, ok, eu imaginava que fosse noventa e do... espera aí, o que?


O QUE?!?


NÃO PODE SER! Eu não acredito!


MAS É!

MEU DEUS! MY FUCKING HOLY BABY YODA ON A FLAMMING POGO STICK! É um jogo bom de Amiga! Um jogo bom de Amiga que foi portado para os 16 bits! Eu não acredito que isso existe! É o milagre de natal, senhoras e senhores, é o milagre de natal! Papai Noel e Jesus passaram por aqui, eu não acredito, eu joguei um jogo bom de Amiga! As nuvens se abriram e um raio de luz desceu sobre todos nós, é um jogo bom de Amiga! AMIGA, caralhoooooo!



Um jogo de Amiga que é bom... é a magia do Natal, só isso explica. Eu estou emocionado aqui, jamais achei que viveria para ver esse dia chegar... e com essa mensagem positiva eu encerro por hoje. Paz na Terra aos gamers de boa vontade, porque se existe um jogo bom de Amiga, todos os seus sonhos mais loucos podem ser verdade.

Então um feliz e mágico natal a todos vocês, seus animais imundos!


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 034



VERSÃO PARA MEGA DRIVE
EDIÇÃO 055


VERSÃO PARA NINTENDINHO
Edição 056


Edição 001