sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 020] PIPE DREAM (SNES, 1992) [#296]



Sabe quando você vê um trailer de um jogo e lamenta que ele só vai ser lançado dali a seis meses? E então jogo é adiado e você não o verá pelo próximo ano? Pois é, agora imagine isso só que você esperou 25 anos para jogar esse jogo.

Essa é minha história com Pipe Dream.

A Ação Games 020 é bastante especial para mim. Não foi a primeira que eu tive, mas é uma das que eu lembro mais vividamente por algum motivo que eu não tenho muita certeza. Algo com o conceito inédito (para mim, na época) de criar um personagem em Evander Hollyfield ou a incrivel de oportunidade de jogar Street Fighter 2 no Nintendinho (em um jogo pirata horrivel, mas era o que a casa oferecia).

Porém, de todos os jogos daquela revista um dos que eu lembro mais vividamente é esse puzzle game sobre encanadores. Sim, numa revista que tem Mario Kart e Alien 3, eu lembrava de Pipe Dream. Eu sempre fui uma criança estranha.

Bem, mas o que é Pipe Dream? É exatamente o que você tem a primeira vista: tem um lugar de onde sai agua e você tem que fazer um caminho com as peças que o jogo te dá até o destino (atendendo um numero mínimo de peças).



É um conceito bastante simples, mas então não o são todos os grandes puzzles? Tetris, Lemmings, Candy Crush, todos operam com conceitos extremamente simples que são estendidos apresentando novos desafios que te forçam a se esforçar um pouco mais.


Neste mapa, por exemplo, você não pode construir em cima desses tiles que parecem grades. E se você fizer o caminho direto do Start ao End não vai dar o número  minimo de peças (no caso, 22). Então você tem que passar pelo meio para dar aquela enroladinha básica na obra.

E assim por diante. Porém, a variedade de desafios do cenário não é a única coisa que mantém Pipe Dream interessante: com os pontos que você ganha, você pode comprar Power Ups que dão bonus como fazer a água correr mais devagar, diminuir o numero de peças minimas no cenário (meu favorito)  ou que dobram o numero de pontos.


Agora, de todas as coisas que o jogo faz para deixar sua experiencia mais interessante, sem duvida o favorito é o modo cooperativo. Duas pessoas podem jogar ao mesmo tempo, cada um com o seu set de peças. A contrapartida é que tem menos tempo assim (nada mais justo) e também que o seu cursor empurra o do coleguinha. Quantas vezes eu ia colocar uma peça e fui empurrado para o tile errado porque o meu assistente estagiario estava passando por ali com o cursor dele?

Um bom jogo cooperativo não é realmente bom se você não tiver vontade de esganar o coleguinha ao menos uma vez (embora não precise ser como Mario Party também, aquilo ali é uma fabrica de Mario da Penha).

Para de empurrar, Zé, que eu to com a peça certa aqui! Que desgraça!

Como a maioria dos puzzles, Pipe Dream não oferece muito além do seu conceito - o que também nem é necessário, ams enfim. Os gráficos de Pipe Dream não são muito elaborados, mas eles fazem o trabalho. Você só vê o campo de jogo e os tubos, mas os tubos têm uma boa aparencia e as cores mudam de acordo com todos os níveis. Também é fácil ver o água fluindo através dos canos, então você fica perdido em onde ele está indo.

Assim como os gráficos, o áudio do jogo não é especial, mas é adequado. Os efeitos sonoros, também são bastante decentes.

Muitos anos depois, Pipe Dream se tornou um minigame para hackear coisas em um dos maiores jogos de todos os tempos. "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes", já dizia Sir Newton
No fim das contas, a maior parte de qualquer jogo dessa época é sobre jogabilidade e o Pipe Dream faz muito bonito. Jogar de dois então é uma diliça de se jogar. Seu design simples facilita para iniciantes e ele também tem uma boa curva de aprendizado. Os primeiros níveis são bastante fáceis, permitindo que os iniciantes entendam a base do jogo, mas em pouco tempo as coisas ficam desafiadoras, especialmente quando o cenário começa impor obstáculos para sua construção. Os últimos níveis irão forçar o seu cérebro, te fazendo planejar antecipadamente e muitas vezes tendo que improvisar enquanto a água já está rolando

Pipe Dream é excelente puzzle para o SNES, um que é tudo que um bom jogo do genero precisa ser: divertido, viciante e apresenta jogabilidade simples que qualquer um pode começar, mas também apresenta diferentes desafios para novatos e veteranos. A variedade de fases e a aleatoriedade das peças garantem que você não fique entediado com ele, e ir crescendo sua empresa de encanadores entre as fases é bem bonitinho. Além disso, tentar conceber pipelines complexos nunca fica velho realmente. Esse definitivamente é um jogo que não merece ir ralo abaixo!