Alien é uma série muito estranha. O primeiro filme, dirigido por Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador) e é uma obra prima do terror sci-fi. Na verdade (imho) é o filme de terror perfeito: um predador perfeito (e muito criativo) caçando em um ambiente claustrofobico onde os sobreviventes não tem armas para se defender... nem uns dos outros!
Alien 2 é dirigido por James Cameron e ele disse "fuck that shit" e transformou o filme em um açãozão muito bro, because fuck yeah! Neste filme não temos apenas um alien mas um planeta infestado deles! É hora de Ellen Ripbro colar uma metralhadora, uma lanterna e um lança-chamas com duck tape e vem pro pau!
Introdução do jogo no Super Nintendo, contando como a Sigourney Weaver era a Sandra Bullock dos anos 80
Em Alien 3, Sigourney Weaver entrou numa vibe pacifista e não queria mais fazer filmes com armas. Por isso foi preciso David Finch (o mesmo cara do Clube da Luta) para convence-la a esse projeto onde ela definitivamente não atiraria em ninguém. E como tal, é um filme muito estranho.
Ele não é exatamente um filme de terror, é mais depressivo do que assustador na verdade. Na trama do filme a nave dos sobreviventes de Alien 2 cai em um planeta prisão (onde armas não existem) e apenas Ripley sobrevive... agora ela é a única mulher em um planeta imundo de prisioneiros para lá de barra pesadas e um alien a solta... além do que já está dentro dela, porque ela passa o filme todo infectada e sabe que seu fim é a qualquer momento. É um filme realmente depressivo.
Ele não é exatamente um filme de terror, é mais depressivo do que assustador na verdade. Na trama do filme a nave dos sobreviventes de Alien 2 cai em um planeta prisão (onde armas não existem) e apenas Ripley sobrevive... agora ela é a única mulher em um planeta imundo de prisioneiros para lá de barra pesadas e um alien a solta... além do que já está dentro dela, porque ela passa o filme todo infectada e sabe que seu fim é a qualquer momento. É um filme realmente depressivo.
Alien 4 é dirigido por Jean Pierre Jeunet, o mesmo diretor do Fabuloso Destino de Amelie Poulain, e é quase uma comédia. Ele tem um que de Thor Ragnarok, sabe? É um filme ação mas com um pezinho na comédia. Não que seja tão bom quanto, claro, mas ainda sim é... diferente. Não que isso seja relevante ao jogo, eu apenas gosto de falar sobre Alien mesmo.
Mas bem, Alien 3 foi lançado em 1992 e parecia a oportunidade perfeita de enganchar um joguete baseado no sucesso da franquia, certo? Os consoles de 16 bits estavam a todo vapor e a imaginação era o limite. Ok, mas problema: Alien 3 não é exatamente o melhor material para um videogame.
Claro, um planeta-prisão que parece uma siderurgica é um bom cenário, mas a coisa de ter apenas um alien no filme e ser super sad e tal? Hmm, não muito game material. Felizmente isso é fácil de ser resolvido: mantém o cenário do filme e empanturra essa joça de monstros. Não é cinematograficamente fiel ao filme, ok, mas para propositos videogamisticos acabou sendo a melhor ideia que eles poderiam ter.
Agora, eu nunca realmente me entendi direito com esse jogo quando era criança. Para ser sincero com vocês, eu aluguei ele porque tinha um password na Ação Games para ver o final do jogo. Sim, nós não tinhamos muitas opções de diversão naquele tempo, tá bom?
A coisa é que eu nunca entendi como esse jogo funcionava porque basicamente eu não sabia ler inglês. Isso não costuma ser problema em jogos de plataforma da época, mas Alien 3 não é o seu tipico jogo de plataforma. Ele é um mini Metroidvania, em que cada fase é um mapa com missões em diversos locais e você só termina a fase depois que concluir todas as missões.
Normalmente eu odeio esse tipo de jogo, de ter que ficar zanzando pela fase e torcendo pelo melhor. Alien 3, no entanto, tem um grande diferencial sobre os jogos deste tipo: informação. Cada fase tem um ou dois terminais onde você seleciona as missões, e também consegue o mapa da fase.
A primeira missão do jogo, por exemplo, é a seguinte:
The scanners have picked up a quantity ofPDT's (Personal Data Transmitters). Someprisoners must be trapped in Cell Block #3and Cell Block #4. Let's get down thereand rescue them all!
Então você tem que olhar no mapa onde fica o Cell Block #3 e Cell Block #4 e salvar os caboclos! Eu realmente gosto que o jogo não te dá indicadores na tela ou um mapa que você pode abrir em qualquer lugar, cria um desafio justo ao cenário proposto: você sabe onde tem que ir e tem uma chance de memorizar o mapa, e isso já é mais do que a Ripley tinha no filme!
Os itens de quest (seja salvar prisioneiros, ou consertar fusiveis, ou soldar portas) só aparecem quando a quest está selecionada, então você não pode fazer todas as quests e só entregar no final. Porém, e aqui está a coisa que eu mais gostei nesse modelo mini metroidvania, é que isso não quer dizer que seu progresso é em vão.
Os aliens spawnam aloucadamente e não tem nada que você pode fazer a respeito disso. Porém o tipo de alien que mais consome munição para matar são os ovos - além que eles são grandes e empacam o seu avanço - e os ovos que você mata não voltam. Então quando você se aventura em uma nova area, mesmo que você não possa pegar os itens de quest e os inimigos sempre spawnem, ao menos você tem uma sensação de progresso eliminando para sempre a coisa que mais atrapalha o seu avanço na fase!
Alien 3 é um jogo abusivamente dificil, porém não necessariamente um dificil do tipo injusto. Sim, você encontra mais aliens do que se as portas do inferno tivessem aberto depois da micareta emprenhatudo-3000, mas ao menos ele tem a decencia de não ser sovina com a munição e itens de energia.
Dos quatro botões do SNES, um pula e três atiram. Sim, esse jogo tem TRÊS botões de tiro, eu totalmente posso respeitar isso e totalmente digno de um jogo da bro Ripley. Cada um dos botões dispara uma arma diferente (lança-chamas, metralhadora e lança-granadas), sendo que cada arma é melhor para um tipo diferente de alien. Balancear entre o uso das armas e a munição que sobra para cada uma - as vezes você terá que enfrentar aliens sem a melhor arma para isso porque esta sobrando munição da arma "errada" e faltando da arma certa.
Normalmente ter que ficar trocando de arma seria uma bosta, mas como cada botão dispara um tipo de arma tudo está ali ao alcance dos seus dedos ficar super prático e dinâmico.
No fim, Alien 3 do Super Nintendo é um jogo surpreendentemente longo para um jogo de ação da época: o tempo médio de gameplay é algo em torno de cinco horas - isso indo bem nele, provavelmente você vai demorar mais. Nunca esquecendo que a média dos jogos do genero da época era de 30 minutos a uma hora. Isso quer dizer que ele tem conteúdo suficiente para te manter ocupado por horas e horas, sendo uma compra altamente recomendada para a época.
Bem, isso que eu falei é da versão de SNES. A versão de Mega Drive, com o bom e velho padrão Sega de qualidade, é bastante similar... exceto que é o contrário de tudo que eu elogiei até aqui.
Na versão de Mega Drive você é solto em uma fase do tipo labirinto para resgatar todos os prisioneiros para poder terminar a fase. Só que em vez de um mapa da fase, o jogo te dá UM LIMITE DE TEMPO. Sim, claro, porque fases do tipo labirinto são perfeitas para ter um limite de tempo para você ficar procurando coisas, claro que sim, como não?!?
Mas dafuq?!!
O radar para localizar os prisioneiros a serem resgatados, que no SNES é infinito e tem o equilibrio de não poder ser usado junto com as armas, aqui dura por tempo limitado e você tem que ficar coletando essas pilhas aí.
Não bastasse você ter que correr como um desesperado em chamas, coletando pilhas e tal, o maior problema desse jogo é que o controle do Mega Drive tem apenas três botões (ao contrário dos oito do SNES), então tem um botão para ficar trocando de arma em vez de ter um botão para cada arma. Isso torna sua capacidade de reação muito menor já que você tem que ficar trocando suas armas com o mesmo botão até chegar na que você precisa para aquele momento.
E, como cereja do bolo, a versão para Mega Drive tem aproximadamente meia hora de duração enquanto a do SNES, como eu já disse, tem aproximadamente cinco horas. Como uma criança nos anos 90, eu não preciso dizer onde seria melhor investir seu pedido de presente de natal, né?
A versão de SNES tenta o melhor que pode reproduzir o sentimento opressivo de andar em corredores apertados em um mundo imundo infestado de criaturas mortais - um mix do melhor dos três filmes - em controles responsivos e exploração divertida. A versão de Mega Drive é um arcade de corrida contra o tempo e controles que lutam contra você mais do que os próprios aliens.
Genesis does what Nintendon't.
EDIÇÃO 026
VERSÃO PARA NINTENDINHO
EDIÇÃO 038
VERSÃO PARA SUPER NINTENDO
EDIÇÃO 039