sábado, 6 de janeiro de 2024

[#1214][Fev/98] IWATOBI PENGUIN ROCKY X HOPPER 2: Tantei Monogatari


Um fato curioso que eu aprendi nesse blog em todos esses anos é que a Ação Games não curte muito fuxicar em jogos japoneses que ninguém jamais vai considerar lançar em outro idioma que não o nihongo (salvo raras exceções, muito raramente eles metem um KAMEN RIDER SD: SHUTSUGEKI!! RIDER MACHINE da vida). Enquanto isso, já a Gamers e a Super Game Power não tem a menor vergonha em ir no balaião de descontos da Liberdade em São Paulo e catar cada perola que minha nossa senhora do henshin molhado...

Não é tão raro assim eles meterem o louco e fazerem matéria de RPGs em japonês que jamais seriam lançados por aqui (como FRONT MISSION 2 ou SHINING FORCE 3: Scenario 2 - Target: Child of God) - ou que seriam lançados/fã traduzidos apenas decadas e decadas depois. Porém isso é o de menos, porque tem dias que eles se puxam para tirar do fundo do baú uns jogos realmente REALMENTE obscuros, tipo um NOON: New Type Action Game da vida.

E o jogo de hoje é um dos mais obscuros de todos eles.


Vamos começar do começo então: a Shiseido é a maior empresa de cosméticos do Japão, e uma das maiores do mundo. Fundada em 1872...

OW OW OW, ESPERA, EU SEI QUE ESSES TEXTOS SÃO BEM DERIVATIVOS, MAS... SÉRIO CARA? O QUE É QUE O BOTICÁRIO JAPONÊS TEM HAVER COM UM JOGO OBSCURO DE PLAYSTATION?

Se você me permitir continuar, Jorge, eu ia dizer que sim, pense no Boticário japonês só que vezes um milhão o tamanho. Eu não entendo muito de cosméticos (sim, não precisa comentar Jorge, eu sei que é óbvio), mas pelo que eu pesquisei a Shiseido é realmente uma das top top das top topzeras do mundo na area. Tá, mas que importancia isso tem para o jogo de hoje? 

Toda, pq nos anos 90 a Shiseido criou uma série de propagandas para o seu gel de cabelo SUPER HARD HAIR (eu realmente não consigo ler essas palavras e não ler na voz do Franky de One Piece) envolvendo dois pinguins rockhopper chamados... bem, Rocky e Hopper. Sim, criatividade one thousand, mas hey, pelo menos agora você sabe o nome da espécie do pinguim de sobrancelhas loiras do Tá Dando Onda, olha só!

Seja como for, Rocky e Hopper e seu cabelo SUPER HARD foram estrelas de uma série de comerciais da Shiseido pq estamos falando dos anos 90 e todo mundo e a mãe de todo mundo tinha mascotes animais super maneiros para os seus produtos, né não CHESTER CHEETAH?


A partir desse ponto vc já pode imaginar como as coisas aconteceram: Rocky e Hopper tiveram sucesso o bastante entre a molecada japonesa para ganhar não um, mas DOIS jogos para PS1 - este sendo o segundo, obviamente.

E eu em toda minha inocencia achando que o jogo baseado em bonecos de testes de colisão para analise de segurança de veículos (vulgo THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES) era a coisa mais aleatória que eu veria por aqui, hã...


Nossa história aqui é que em uma bela terça-feira modorrenta Rocky está sonhando em voar (pq ele é um pinguim e pinguins não voam, mumor y piadas) e coçando seu saco de pinguim... eu não tenho certeza se pinguins tem saco, mas vamos assumir que tenha e se eu estiver errado não é como se a policia dos pinguins vai me prender por fake news.

Mas enfim, Rocky estava de boa na lagoa, quando de repente e não mais que de repente...


Oh não! O senhor Biggle Wiggles (ou seja lá qual for o nome do gato, eu não falo japones e não sou bom com nomes de gato, tá?) foi desapareceu e isso é um trabalho para os dois detetives de melhor cabelo do Japão! Como essas coisas são relacionadas? Não importa, o que importa é que nossos heróis embarcarão nessa louca aventura repleta de minigames e...

... bem, é isso, são apenas minigames mesmo, não tem mais nada nesse jogo. Mais precisamente, Iwatobi Club Penguim é uma coletanea de 10 minigames que provavelmente vc veria em sites de jogos em flash do começo dos anos 2000.

Sério, jogos tipo "jogo da memória só que com sons"...


... a "aperte o botão quando a barra estiver cheia":


O que, como você pode imaginar, é meio bobo e cansa rápido no modo 1 jogador, mas então o jogo tem suporte para até 4 players e como party game esse jogo funciona. Não é algo que se diga "minha nossa é o Mario Party reencarnado", mas dá pra fazer uma bagunça com os coleguinhas e é a isso que o jogo se propõe.

E hey, o jogo até mostra os comandos na tela de loading mesmo para quem não entende japonês, então isso é definitivamente um plus a mais!


E... é isso realmente. Mas porra, eu já escrevi 800 palavras sobre Iwatobi Penguin Rocky x Hopper 2 - Tantei Monogatari e isso é mais do que qualquer pessoa na internet já fez até hoje. Então de certa forma eu entrei para a história da humanidade. O que pode não parecer muito...

E NÃO É

... eu pego as vitórias que eu consigo ter, tá bom?

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 052 (Julho de 1998)