segunda-feira, 25 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 047] KAMEN RIDER SD: SHUTSUGEKI!! RIDER MACHINE (SNES, 1993) [#381]



Quando eu jogo um jogo ruim para esse blog, eu sempre acabo me perguntando se ele cabe na tag "The worst of". Eu realmente quero reservar esse espaço a jogos objetivamente ruins, jogos que ativamente te fazem pensar que videogames foram um erro. Esse tipo de jogo. Um critério que eu costumo adotar é que se eu tenho que decidir que o jogo é um TWO, então ele não é.

Jogos ruins, jogos verdadeiramente ruins transcendem analise, eles te esbofeteiam na cara com sua pirocona de ruindade. Eu estou dizendo isso porque o jogo de hoje é um desses, ele é tão ruim, mas tão ruim, mas tão pavorosamente ruim que eu posso te mostrar que ele é ruim com um gif de 10 segundos. Provavelmente menos.




Mas antes, um pouco de contexto: "Kamen Rider SD Shutsugeki!! Rider Machine" (pelamor de Loli-sama, como os japoneses adoram fazer titulo que é um resumo da obra) é, como você pode imaginar, um jogo comemorativo a franquia Kamen Rider. 

Com efeito, neste jogo você joga com os dez riders que haviam sido feitos até então: do primeiro Kamen Rider de 1971, até o Kamen Rider Black RX de 1988.



Isso, por si só, já é algo relevante aos meus interesses já que Kamen Rider é minha franquia de Tokusatsu favorita. Até eu acho estranho não preferir Super Sentai because robos gigantes, mas a verdade é que as lutas de robos gigantes normalmente não são muito boas nessas séries. Eu realmente gostava quando o Daileon dava golpes de wrestling, isso era fenomenal, mas meio que eles não fazem mais isso. Então por isso eu prefiro bem mais a adoravel breguice de lutar pela justiça do motoqueiro mascarado. Adicionalmente Kamen Rider meio que incorporou os elementos do Metal Heroes, que era o meu genero favorito quando criança

Pode ser meio brega e antiquado as vezes, mas como já bem disse o grande filosofo moderno Agente Coulson, como tudo que está acontecendo e tudo que ainda está para acontecer, a gente precisa de um pouco de antiquado em nossas vidas.


Mas então, joguinho do Kamen Rider, yay! Quando eu era criança eu só conhecia o jogo para Sega CD que tinha na locadora que eu pegava fitas, e foi um dos raros momentos que realmente me fez desejar ter um Sega CD.



Mas que tipo de jogo é esse, você pergunta? Bem, é um beat'm up... diferente. Você passa o jogo inteiro sobre uma moto (ele é o motoqueiro mascarado, afinal) e chuta os inimigos que também estão em veículos. Com o botão L e R você pode acelerar ou diminuir a velocidade, o que supostamente serve para alcançar ou encostar em inimigos.

Ok, parece diferente. Beat'm ups, especialmente single player, não são o meu copo de chá mas eu me esforço para ter a mente aberta e tal. E de qualquer forma eu teria perdido a minha merda se visse esse jogo na locadora quando criança.

Infelizmente, o mesmo não pode ser dito após ver o jogo. E isso seria porque o jogo é ISSO:

Essa é a primeira fase do jogo
OK, NÃO PARECE TÃO RUIM ASSIM, É ATÉ BONITINHO...

Não, você não entendeu Jorge. Eu quero dizer que o jogo é SÓ isso. Duas horas (suponho que você termine o jogo sem morrer, provavelmente vai ser mais) disso, apenas isso. Sabe quando as pessoas que não conhecem videogames dizem que é idiota só ficar fazendo a mesma coisa por horas e horas?

UMA HORA E MEIA depois, você está fazendo exatamente a mesma coisa
Bem, esse jogo é literalmente ISSO por mais de hora. O jogo tem chefes e ataques especiais, mas é uma quantidade tão pequena que não chega perto de COMEÇAR a cobrir o fato da mais de hora fazendo a mesma coisa. Eu não to de sacanagem com você, isso é o jogo. Uau, apenas uau. Quer dizer, eu entenderia isso ser um brick game ou aqueles joguinhos a pilha da Tec Toy/Tiger Eletronics, tudo bem.

Mas como um jogo de verdade de Super Nintendo? Excuse me, but what da fuck?!? Eu não achava possivel foder tanto um jogo em que você dá bicudas no Shadowmoon a 600 km/h, mas inacreditevalmente eles conseguiram! Se existe algum jogo na vida que é digno de ser o padrão do "The Worst of" ao qual todos os outros jogos se comparam, certamente é esse acidente de trem.

Bem, para não dizer que esse jogo é só desgraça, pelo menos ele me lembrou que eu tenho que assistir Kamen Rider Zero One, então pelo menos uma boa ação na vida ele fez. Provavelmente a única.