Okay, pra começar eu tenho que falar do aspecto mais blatantemente errado desse jogo: seu título. Pra começar, Noon não é um jogo de ação - ao contrário do que o título diz - e sim um puzzle. Qual era exatamente o plano aqui, empurrar o jogo com um título falso para os jogadores e quando chegasse em casa o jogador perceberia que foi tapeado?
- Espera, isso é um puzzle, não é um jogo de ação!
- Lerolero, já tomei o teu dinheiro, te fode aí nerdão!
Real classy, guys. REAL classy.
Em segundo lugar, me incomoda levemente que o título não seja um acronimo. Quer dizer, o título tem 4 letras e o subtitulo 4 palavras, custava fazer uma coisa combinadinha? Tá, suponho que o jogo se chamar "NTAG: New Type Action Game" não soaria tão bem, e menos ainda "NOON: New... organic... online... game"?. Tá, entendi pq eles não fizeram isso.
Seja como for, questões do nome a parte eu tenho que dizer que Noon é provavelmente o jogo mais obscuro que já tivemos nesse blog em 1172 jogos até então.
AH, QUALÉ, TEM UMAS PARADAS BEM ESTRANHAS NESSE BLOG. QUER DIZER, TEM COMO SER MAIS ESTRANHO DO QUE LUNACY?
Então, suponho que a primeira coisa que todo mundo quer saber é como se joga esse jogo e como diabos um jogo pode ser uma mistura de PUYO PUYO SUN com BOMBERMAN Na verdade a explicação é mais simples do que parece apenas olhando na tela, pq no jogo as coisas são puramente caóticas e heticas.
Vamos lá: o objetivo do jogo é combinar bolas de três cores iguais. Obviamente que quanto mais melhor, mas três são suficientes (e obviamente, também, as bolas multicoloridas servem como coringa). Essa é a parte PUYO PUYO SUN.
Só que como você combina elas? Rolando as bolas da mesma forma que você empurra em BOMBERMAN. Você rola as bolotas, mas apenas encostar elas não adianta, pra detonar a combinação você tem que chutar a terceira bola (ou seja lá qual for a contagem do combo que você conseguir emendar) como a habilidade de chutar bombas do BOMBERMAN, é isso que faz o combo detonar (isso é o que o jogo chama de "Noon").
Uma vez que você detonou uma sequencia de três bolas da mesma cor, um numero igual de bombas vai aparecer na area do oponente. Ao encher a area começa uma contagem de 10 segundos, se o oponente não limpar as bombas em 10 segundos ele perdeu. Viu, super simples.
ISSO NÃO PARECE TÃO SIMPLES ASSIM...
E não é. Não pq alinhar as cores seja complicado, mas pq o oponente anda no mesmo campo que você e pode esculhambar os combos que você está montando ou - pior ainda - o carcamano pode roubar para ele o seu combinho maneiro. Alinhou duas bolas e está caminhando a terceira, olha só se o safade não vai meter uma bicuda lá de longe pra estourar o seu Noon primeiro?
Ou então a sua area encheu de bombas e vc tem 10 segundos para limpar as bombas, o lamacento pode apenas ficar te bloqueando pra vc não ir a lugar nenhum. Coisas assim que geram brigas familiares e pessoas dormindo no sofá da sala, sabe?
Para adicionar mais loucura a coisa toda, os personagens ainda tem ataques especiais que incapacitam ou zoam os controles do coleguinha, não tão diferente dos ataques que você pode mandar para o adversário em um puzzle competitivo nível PUYO PUYO SUN.
Mas se isso não está caótico e louco o suficiente pra você, nada tema pq esse jogo é compatível com competitivo para 4 jogadores. A única coisa mais caótica e louca que eu consigo imaginar para comparar essa experiencia é quando o balão-surpresa estoura em festa de criança.
Noon para 4 jogadores deve ser essencialmente isso
Infelizmente eu não consegui testar essa possibilidade devido a questões técnicas.
POR "QUESTÕES TÉCNICAS" VC QUER DIZER QUE VOCÊ NÃO TEM SEQUER UM AMIGO, QUANTO MAIS OUTROS TRÊS.
Algo nessa linha. O que eu posso dizer, no entanto é que a apresentação desse jogo é muito boa. Enquanto provavelmente tem uma história aqui a qual eu não faço a mais remota ideia de qual seja pq eu sou tão fluente em japonês quanto sou em fazer um perfil no Tinder, os personagens são muito bonitinhos, as ilustrações em estilo anime são muito vistosas e os menus são visualmente agradaveis aos olhos.
A apresentação desse jogo é realmente profissional de qualidade, mesmo vindo de um estúdio pequeno (vulgo a Micro Cabin, mais não conhecida por... MYSTARIA: The Realm of Lore no Saturn e GUARDIAN WAR no 3DO, eu acho?). O que torna a apresentação amadora de CHAMALEON TWIST mais indesculpável ainda. Mas divago.
O que nos leva a questão realmente importante aqui: agora que eu expliquei O QUE é esse jogo, a pergunta que calha ser feita é... e aí, isso é bom?
Hãããããn... eu achei curioso, mas não é muito a minha coisa esse caos todo. Sim, eu entendo que ser zoado e caótico é o ponto do jogo todo, e eu entendo que se eu tivesse um amigo para jogar - e especialmente se tivesse como jogar 4 players - com certeza me divertiria infinitamente mais.
Mas isso são apenas conjecturas, o que eu posso afirmar como facto é que esse jogo é uma ideia de puzzle completamente original (bem, não original ORIGINAL já que esse jogo é um remake de um jogo exclusivo do PC-9800 de 1993), com uma apresentação absurdamente adoravel em pixel art. Se você não faz questão de jogar puzzle games para relaxar e quer a pilha de ficar na ponta da cadeira para pegar esses miseraveis lazarentos pestilentos arruaceiros gatos polares que ficam roubando meus noons seus desgraçados, é dificil achar um jogo nesse genero que atenda mais o seu desejo que isso.
No que se propõe a fazer, ele entrega 110%.
Batalhas de lolis empurrando bolas, esse é o sonho né? Não, peraí, FBI, não foi isso que eu quis dizer, esp-
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER Edição 049 (Abril de 1998)