terça-feira, 19 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 001] STORMLORD (Amiga, 1989) [#092]



O vale mágico conhecido como "The Realm" tem dois problemas graves. O primeiro é que foi batizado com o nome mais sem criatividade dos nomes não imaginativos possíveis, o segundo é que todas suas SETENTA E DUAS princesas fadas foram sequestradas.

Espera, SETENTA E DUAS princesas? Eu diria que esse The Realm tem mais problemas do que está pronto para admitir.

A culpada por esta vil vilania não é ninguém senão a maligna rainha Badht (Tchê!), que sequestrou as princesas e... espera, espera, espeera. Se a rainha sequestrou as SETENTA E DUAS princesas então... foi a mãe delas? Essa história fica mais complexa cada vez que olhamos para ela...

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 010] QUACKSHOT (Mega Drive, 1991) [#091]



Frequentemente "Quackshot staring Donal Duck" é descrito como uma homenagem a Indiana Jones usando os personagens da Disney. Embora não esteja de todo errado - até a mesma fonte foi utilizada - a verdade é que ocorre justamente o contrário: Indiana Jones foi inspirado no Pato Donald e não o contrário.

Espera, o que?

Bem, vamos começar do começo porque história de patos exploradores em lugares exóticos é bem mais antiga do que isso.

domingo, 17 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 001] JOE MONTANA FOOTBALL (Mega Drive, 1990) [#089]



Sabe, eu honestamente não acho que a Sega era composta por pessoas mal intencionadas durante os anos 90. De verdade. O que não é o mesmo que dizer que elas fossem competentes. Entre a lista de fiascos da Sega naquela época, um dos primeiros porém menos conhecidos é o interessante porém trágico caso de João Montanha.

Acontece que parte da estratégia de marketing da Sega para o primeiro ano do Mega Drive nos US and A era o lançamento de jogos com os quais o publico americano se identificasse imediatamente e a Nintendo - dona absoluta do mercado até então - não pudesse cobrir a oferta. Foi assim que nasceu a ideia do pacotão de jogos de celebridades esportivas.

Então Arnold Palmer foi para a capa do jogo de golfe, Tommy Lasorda para o baseball, o recém campeão James Buster Douglas para o boxe, Mario Lemieux para o hockey, Pat Riley para o basquete, e  (alguns anos depois) Ayrton Senna para a formula-1.

Se você reparar na clássica propaganda "Genesis Does what Nintendont", alguns desses jogos são anunciados vindo de graça com o Mega Drive. O que foi uma grande ideia, de verdade.


Mas a Sega sendo a Sega é claro que eles iam segar a porra toda. Claro.

sábado, 16 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 001] G.I. JOE: A real american hero (NES, 1991) [#090]


E o Troféu Imprensa deste ano vai para quem conseguir explicar essa arma do Rock&Roll

Existe um hábito que menos de 1% das pessoas tem na Terra possui, que é perguntar o "porque" (sim, eu sei que existem 58 formas de escrever porque e que variam conforme o dia da semana e as notas de matemática da terceira série de quem fala, mas FODA-SE) coisas. Mais precisamente, perguntar "porque" três vezes.

Poucas opiniões no mundo resistem ao "porque três vezes".

Um bom exemplo disso é quando Stan Weston, um agente de licenciamento nova iorquino estava tomando seu café moccha ao late quando parou para prestar atenção na nova moda que havia tomado conta da nação: as bonecas Barbie. Não havia uma menina em todos os Estados Unidos (exceto talvez no Maine) que não tivesse ouvido falar daquela boneca e todos os acessórios que você podia comprar para ela para brincar de... bem, qualquer coisa que você conseguisse imaginar. Até umas três ou quatro que você nem tinha pensado ainda.

Enquanto muitos discutiam o fenomeno que assolava as meninas, ele viu essa frase por outro aspecto. O que ele pensou foi:

- Porque nós não estamos vendendo isso para metade das crianças do país?. 
Bem, a resposta obvia é que "meninos não brincavam de bonecas".
- Sim, eu sei. Mas porque?
Ora, porque sempre foi assim, Stan e... e ...
- Ok, mas porque?
Eu não sei, ta bom? eu sou só uma voz narrativa em um dialogo que nunca aconteceu! Eu não sei!

E aí está, a boa e velha magia de perguntar três vezes. PROTIP: Faça essa experiencia da próxima vez que seu coleguinha esquerdista ou bolsominion começarem a falarem "verdades".

De qualquer forma, Stan concluiu que era apenas uma questão de apresentação. Crianças são crianças afinal e elas vão criar suas próprias historinhas se você der para elas um pedaço de carvão ou um videogame (hoje em dia isso é chamado de "narrativa emergente" e muitos jogos desistiram de "contar histórias" para apenas dar as ferramentas para os jogadores fazerem sua propria experiencia). Porque não fazer isso então com todos os meninos dos US and A cobrando 5 pilas o bonequinho?

Era só uma questão de apresentação, afinal. Se fosse algo foda, como um soldado, por exemplo, daria super certo. Ou ao ele pensava assim.

domingo, 10 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] LAKERS VERSUS CELTICS and the NBA Playoffs (PC, 1989) [#088]



Hoje a Eletronic Arts é conhecida como um das piores empresas do negócio dos videojogos, e seu lema parece ser "o quanto será que podemos forçar a barra antes que eles se revoltem?". Provavelmente o responsavel por toda coisa de Battlefront II ser inavegável sem microtransações deve ter sido promovido. Mas sabe de uma coisa? Não foi sempre assim.

Houve um tempo, um tempo louco e distante em que a EA era uma visionaria no ramo dos games. Um tempo em que eles sabiam o que nós queriamos, e como nós queriamos! Assim, a EA teve uma ideia muito bacanuda para revolucionar os jogos de esporte: e se nós pudessemos não apenas jogar nossos esportes favoritos, mas com nossos atletas favoritos também?

Isso parece algo banal em 2017, mas em 1989 era algo sem precedentes. Assim a EA começou a fundar seu império sobre os titulos licenciados da liga de hockey (a série NHL) e de futebol americano (a série Madden). Mas para o passatempo favorito da Trumplandia, o bom e velho b-ball, a EA tinha planos maiores e mais ambiciosos do que nunca.

Ela acertou um acordo com a NBA para fazer uma série de jogos chamados "NBA Playoffs", sendo que os dois times com mais estrelas dos playoffs encabeçariam o jogo. Em 1989 os dois maiores cachorros quentes cremosos daquele ano eram o Los Angeles Lakers dos monstros Kareen Abdul-Jabbar e Magic Johnson e o Boston Celtics da lenda Larry Bird, que vinha liderando os Celtics em uma série de 50 vitórias em 64 jogos, incluindo a épica partida em que ele fez SOZINHO 60 pontos na partida.

Magic Johnson, senhoras e senhores


O jogo ainda incluía outros times e jogadores que participaram das 8as de finais da NBA daquele ano, ilustres desconhecidos que provavelmente você nunca ouviu falar como o então novato Michael Jordan.

A EA não simplesmente tacou os nomes dos jogadores, como usou as estatísticas reais deles para determinar suas habilidades no game e customizou os aspectos visuais mais importantes das maiores estrelas como os óculos de James Worthy ou o tradicional skyhook de Abdul-Jabbar. Não é muito diferente de um dos aspectos que tornou International Superstar Soccer tão popular (quem não lembra do cabelão do Valderrama, por exemplo?) mas 5 anos antes.

Desnecessário dizer que só por causa disso o jogo vendeu 8 quadrilhões de cópias e dois CDs do Biquini Cavadão que estavam por perto na banquinha. Mas relevância histórica a parte... e aí, o jogo é bom?

sábado, 9 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 010] PRINCE OF PERSIA (PC, 1989) [#087]


As noites da Arabiaaaaaa, e os dias tambéeeem... é sempre tão quente, que faz com que a gente se sinta tão bem!

Sabe, se eu tenho uma certeza na vida é que quem escreveu a adaptação da música tema de Aladdin com certeza estava em uma sala com ar condicionado. Vem se sentir vem no busão das seis e meia dia 20 de dezembro, seu filho de um limoeiro! Por outro lado, é o mesmo cara que colocou "orgias demais" em  uma música da Disney, então tenho sentimentos mistos a respeito deste cidadão.

O mais legal é que nas versões revisadas a Disney tirou o "cortar sua orelha" mas deixou o "orgias demais". Lindo.

Mas não criem expectativas, porque o jogo de hoje não terá orgia nenhuma. Hoje é dia de clássico no Projeto Mestre Supremo dos Games e esse não é um dos pequenos! Hoje jogaremos Prince of Persia!

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] SHADOW OF THE BEAST [#086]



Se você cresceu com um Amiga como videogame nos anos 90, é muito provável que uma de suas memórias mais firmes deve ser… hm, quer saber? Esquece isso. Quer dizer, se você teve um Amiga, não há tem como possivelmente eu imaginar como foram suas memórias de infância. Qualquer coisa entre férias em Aspen, e ser criado no esgoto por tartarugas com nomes de artistas da renascença, eu suponho. Sério, quem diabos teve um fucking AMIGA?

De qualquer forma, vamos falar sobre um dos principais títulos do sistema: A Sombra do Cramuião.

sábado, 28 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] MERCS (Arcade, 1990) [#085]



No temível ano de 199X (sério gente, colocar um X no último digito do ano não vai impedir o jogo de parecer datado), um ex-presidente dos US and A é sequestrado durante um tour pela África central onde promovia a paz mundial.

Para evitar um incidente internacional maior, o governo dos Estados Unidos não envia seu exército para salvar o cara e sim apenas três soldados arianos que adoram acariciar freudianamente suas armas enormes.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] PIT FIGHTER (Arcade, 1990 / SNES, 1992) [#084]



Um dia, em meados dos anos 90, você estava lá, voltando do colégio, quando uma coisa na tela chamou sua atenção. Algo que você nunca havia visto antes, algo que você sequer julgava ser possível fazerem! Mas estava lá! O sangue, o realismo, a violência… tudo!



Obviamente você ficou obcecado por aquilo, quem não ficaria? Você juntava as moedas que, por acaso, caiam na sua mão, para gastar com aquilo, e cada nanossegundo era um júbilo.

Well, o tempo passou e você cresceu, nunca mais tocando no assunto a não ser em memórias saudosas. Até que um dia, depois de adulto, você decide voltar aquilo e … NOSSA SENHORA DA QUERUPITA, COMO ESSA MERDA ERA RUIM! Mas puta que me pariu em mertiolate flambante, o que você tinha na cabeça para gostar de uma coisa tão hedionda, porca e mal feita desse jeito – mesmo para os padrões da época?

Claro que eu poderia estar falando de Cavaleiros do Zodíaco, mas, ao invés disso, vou falar hoje de um fenômeno cultural mais antigo e (por incrível que pareça) pior ainda. PIT FIGHTER.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] FATAL REWIND (Mega Drive, 1991) [#083]




No longínquo e futurístico ano de 2017, o governo americano entrará em colapso total, se tornando um estado totalitário de extrema ... cara, na real a direita e a esquerda querem a mesma coisa, então não é como se tivesse muita diferença mesmo

A fim de manter a população apaziguada, o camarada estado oferece o bom e velho circo, colocando condenados para participar de um reality show, no qual as chances de saírem vivos é menor do que a de eu conseguir reunir mais de cinco pessoas para o meu velório.

O mais sádico (e, por consequência, o mais popular) desses reality shows é o THE RUNNING MAN, apresentado por Damon Killian.

Essa é a premissa do filme “The Running Man” (“O sobrevivente” no Brasil) de 1987, estrelada por Arnoldo Negopreto (se não me falha o meu alemão, acho que é isso que significa o nome dele), baseada em um conto de Stephen King.

Sim, existe um filme baseado em uma obra do King estrelada pelo cara que soca camelos. Lide com isso: