terça-feira, 19 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 001] STORMLORD (Amiga, 1989) [#092]



O vale mágico conhecido como "The Realm" tem dois problemas graves. O primeiro é que foi batizado com o nome mais sem criatividade dos nomes não imaginativos possíveis, o segundo é que todas suas SETENTA E DUAS princesas fadas foram sequestradas.

Espera, SETENTA E DUAS princesas? Eu diria que esse The Realm tem mais problemas do que está pronto para admitir.

A culpada por esta vil vilania não é ninguém senão a maligna rainha Badht (Tchê!), que sequestrou as princesas e... espera, espera, espeera. Se a rainha sequestrou as SETENTA E DUAS princesas então... foi a mãe delas? Essa história fica mais complexa cada vez que olhamos para ela...


Mas para sorte do The Realm, se tem uma coisa que a rainha má Badht não é, isso seria ser diligente. Ela sequestrou as princesas mas não as trancafiou em masmorras protegidas por dragões ou comentarista de You Tube, mas sim apenas em bolhas de sabão que se desmancham se você encostar nelas. Ou a rainha é tão incompetente no seu trabalho que a Sega cogitou contratar ela, ou essa história está realmente muito mal contada.

Em resposta a isso as forças do bem, que nunca são mencionadas nem aparecem no jogo, convocaram o valente e glamuroso Stormlord. Quer dizer, olha a foto de perfil do sujeito, não tem como dizer que não seria um bom investimento!

- Não vá, eu não poderei viver sem o seu Stormpinto!
- É o que todas dizem. Agora preciso ir, trovão venha a mim!
Uau, parece realmente o homem certo para o trabalho de... encostar em bolhas... só que para grande surpresa do pessoal do The Realm, quando o Stormlord chegou eles descobriram que haviam pago por isso:


Bem, é, não é realmente o que eu estava esperando, mas... ao menos ele tem a coisa de comandar relampagos, certo? Quer dizer, certo? Relampagos, né? NÉ?




Bem, é, não realmente. No máximo ele tem esse mijo mágico que sai da sua barba em arco, e que vira uma espada se você segurar o botão por algum tempo. Desculppe ter que dizer isso caras, mas vocês foram tapeados. Esse cara é tudo que teremos para estourar as bolhas de sabão e salvar as fadinhas peladas.

Espera, salvar o que?


Cientes de que não tinham nada digno de nota em mãos, os programadores Hewson Consultants (que nomezinho, heim? Já to imaginando quem bolou o "The Realm") apelaram para o truque número um dos filmes B: tetas de fadas.


Te juro que essa fada saindo do caldeirão com as tetas de fora não tem nenhum outro proposito no jogo do que ser uma fada saindo do caldeirão com as tetas de fora. Ah, é, ela faz "fiu-fiu" quando você pula na cabeça dela. Apenas pq sim.

Quer dizer, eu já vi jogos em que os desenvolvedores estavam pouco ou nada se fudendo, com certeza, mas Stormlord parece querer levar a coisa a um patamar inteiramente novo. Porém como a sugestão de magumbos de fora traumatizaria as crianças de uma forma inconcebível e causaria uma onda de suicídios que deixaria 13 Reasons Why: Blue Whale Director's Cut sapateando de inveja, a versão do Mega Drive teve as fadas cobrindo as suas vergonhas pelo bem da família tradicional gamística! #bolsodrive2018



Oh, well. Então o negócio é seguir para a direita para encontrar minhoquinhas coloridas com as duas unicas cores que o jogo possui: laranja e azul. Apenas para descobrir que nosso herói não só não é o Senhor da Tempestade como o seu folder anunciava, como ele tem o mais grade caso de alergia a tudo já registrado na história dos videogames. Mas grave mesmo:


Ah bem, esse vai ser um jogo daqueles, né?

Enfim, o esquema de Stormlord é que ele é da familia de jogos ruins do Amiga como Fatal Rewind ou Shadow of the Beast. Como em 1990 a Nintendo ainda tinha contrato de exclusividade com todas as produtoras que valias a pena, era de onde a Sega podia tirar seus jogos. Mas enfim, o jogo é o clássico puzzle com hordas de inimigos que te matam instaneamente.

Funciona assim: você só pode carregar um item por vez, e só pode largar um item se for para pegar outro.


 Por exemplo, nessa cena tem abelhas protegendo a fada na bolha. Se você deixar o pote de mel (um item que você encontra na fase) no lugar da chave, as abelhas vão até o pote e você pode voltar e resgatar a fada. Todos me acompanharam até aqui? Ok, até aqui tudo bem.

O problema é que o uso desses itens é muito especifico e se você errar o jogo termina. Simples assim.


Aquela porta ali em cima, por exemplo, não leva a lugar nenhum. Se você gastar sua única chave nela, não tem outra. Não tem como continuar. Só COMEÇANDO O JOGO DO COMEÇO!

Claro, essa é a da primeira fase e é fácil ver que é uma bilada, cino! Mas mais para frente o jogo não te da essa opção e a única forma de saber se era hora de usar o item é na tentativa e erro. Vou repetir: uma tentativa e erro que te leva a ter que fazer a fase novamente, mas COMEÇAR O JOGO DO COMEÇO. Eu acho importante frisar esse ponto.

O que significa que você é obrigado a pegar as fadas na fase (no começo da fase tem um medidor de fadas e o estagio termina automaticamente quando voce pegar a última) em uma ordem muito especifica por causa dos itens e da troca de itens que você tem que fazer para chegar nelas. Como você descobre essa ordem? Tentativa e erro. O que significa COMEÇAR O JOGO DO COMEÇO a cada tentativa. Acho que deu para perceber um problema aqui, né?

Mas calma que piora: está vendo essas plataformas de caveira?


Se você pisar nelas, surge uma águia que te leva para frente ou para trás na fase (você só tem como saber pisando). O problema é que frequentemente essa águia te leva para frente e não tem como voltar mais, e se você foi levado sem pegar a fada que fico para trás, COMEÇA O JOGO DE NOVO.

As vezes você tem que ir para frente, pegar um item, e voltar. Só que tem duas plataformas uma do lado da outra: uma te leva para pegar o tal item, outra te leva beeeeem para frente e não tem como voltar. Como descobrir qual é a certa? Testando e COMEÇANDO O JOGO DE NOVO se você falhar.

Agora imagine isso numa ramificação de 10, 15 escolhas em cada fase!

Puta merda, isso é loucura! LOUCURA, EU TE DIGO!

Bem, aí você pode estar pensando: "ah, mas não pode ser tão ruim assim, se você ficar preso numa parte que não tem mais como avançar porque gastou os itens, ou porque caiu de uma plataforma ou porque pisou no aguiaporte errado, é só morrer e começar a fase de novo, certo?




ERRADO! SHIGAU! NEIN NEIN NEIN!

Eles pensaram nisso. Se você morrer, você já respawn no exato lugar em que você estava. Ah, mas e se acabar o tempo, aí eles são obrigados a te colocar no começo da fase, certo?

NÃO!


Se o tempo acabar é Game Over direto (não importa quantas vidas você tenha) e COMEÇAR O JOGO DO COMEÇO DE NOVO!

Adicione a isso que nosso herói tem a resistencia de um hemofilico fazendo curso de faquir por correspondencia com vários inimigos na tela ao mesmo tempo e esta lá! O pior jogo que eu já joguei até aqui! 

Sinto muito Indiana Jones and the Last Cruzade, foi mal Shinobi Part 2, mas temos um novo campeão! Parabains a todos os envolvidos, mil horas de parabains a todas as Cindys do mundo!!!!


Depois de jogar esse jogo eu entendi porque o Storm Lord tem essa corcunda curvada de depressão. Se minha vida fosse esse jogo eu também andaria assim o tempo todo.