domingo, 10 de dezembro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] LAKERS VERSUS CELTICS and the NBA Playoffs (PC, 1989) [#088]



Hoje a Eletronic Arts é conhecida como um das piores empresas do negócio dos videojogos, e seu lema parece ser "o quanto será que podemos forçar a barra antes que eles se revoltem?". Provavelmente o responsavel por toda coisa de Battlefront II ser inavegável sem microtransações deve ter sido promovido. Mas sabe de uma coisa? Não foi sempre assim.

Houve um tempo, um tempo louco e distante em que a EA era uma visionaria no ramo dos games. Um tempo em que eles sabiam o que nós queriamos, e como nós queriamos! Assim, a EA teve uma ideia muito bacanuda para revolucionar os jogos de esporte: e se nós pudessemos não apenas jogar nossos esportes favoritos, mas com nossos atletas favoritos também?

Isso parece algo banal em 2017, mas em 1989 era algo sem precedentes. Assim a EA começou a fundar seu império sobre os titulos licenciados da liga de hockey (a série NHL) e de futebol americano (a série Madden). Mas para o passatempo favorito da Trumplandia, o bom e velho b-ball, a EA tinha planos maiores e mais ambiciosos do que nunca.

Ela acertou um acordo com a NBA para fazer uma série de jogos chamados "NBA Playoffs", sendo que os dois times com mais estrelas dos playoffs encabeçariam o jogo. Em 1989 os dois maiores cachorros quentes cremosos daquele ano eram o Los Angeles Lakers dos monstros Kareen Abdul-Jabbar e Magic Johnson e o Boston Celtics da lenda Larry Bird, que vinha liderando os Celtics em uma série de 50 vitórias em 64 jogos, incluindo a épica partida em que ele fez SOZINHO 60 pontos na partida.

Magic Johnson, senhoras e senhores


O jogo ainda incluía outros times e jogadores que participaram das 8as de finais da NBA daquele ano, ilustres desconhecidos que provavelmente você nunca ouviu falar como o então novato Michael Jordan.

A EA não simplesmente tacou os nomes dos jogadores, como usou as estatísticas reais deles para determinar suas habilidades no game e customizou os aspectos visuais mais importantes das maiores estrelas como os óculos de James Worthy ou o tradicional skyhook de Abdul-Jabbar. Não é muito diferente de um dos aspectos que tornou International Superstar Soccer tão popular (quem não lembra do cabelão do Valderrama, por exemplo?) mas 5 anos antes.

Desnecessário dizer que só por causa disso o jogo vendeu 8 quadrilhões de cópias e dois CDs do Biquini Cavadão que estavam por perto na banquinha. Mas relevância histórica a parte... e aí, o jogo é bom?



 Depois de uma tela de titulo com muito metalzão de 16 bits, somos apresentados aos nossos comentaristas. Em comum ele possuem o fato de que pelas caras você jamais deixaria seus filhos sozinhos em uma sala fechada com eles. Eu gosto de como a EA deu um feeling de ESPN ali no fundo, no entanto.


Esse é o maior ponto de venda do jogo: jogadors reais, nomes reais, com estatisticas reais. Se a EA fizesse uma coisa assim pelo futebol em 1989 e tivesse o meu time, eu comprava quatro cópias desse jogo: uma para ficar olhando,  uma para emprestar, uma para guardar de backup e uma para jogar.

De qualquer jeito após escolher o seu time e os seus jogadores você está tinindo por um basquete muito irado e ... o que você tem é o jogo de basquete mais branco de todos os tempos. Eu já vi partidas de aposentados mais intensas do que isso (que foi? as pessoas tem que passar o tempo na fila do INSS de alguma maneira, ué)

O jogo é absurdamente lento, é como assistir uma tartaruga fazendo yoga em camera lenta. Para você uma ideia, leva 10 segundos para o jogador atravessar a tela correndo. Dez segundos é um tempo inaceitavel em uma partida de basquete de videogame!

Durante o tempo de uma caminhada nesse jogo você podia ter assistido esse video!


O que nos leva ao maior problema do jogo: como o jogo é absurdamente lento, você não tem nenhum arranque, drible ou ferramenta para passar pelos seus marcadores. Tudo que você pode fazer é ir trombando com o defensor até entrar no garrafão onde o jogador ativa a enterrada com 100% de acerto automatico. Se ele não cometer falta de ataque no processo, isso é.

E o jogo é só isso. Vá esbarrando nos caras até entrar no garrafão, aperte o botão de arremessa e assista o seu atleta parecer ter saído de um filme do John Woo com sua enterrada de 6 metros de distancia

Como assim "final inesquecível"? COMO? A final daquele ano foi Los Angeles Lakers vs Detroit Pistons (onde os Lakers foram patrolados perdendo de 4x0). Os Celtics não passaram nem das 8as de final e nunca jogaram com os Lakers naquele ano, seus loucos! Mas meu deus Ação Games, o quão dificil é não inventar coisas em uma revista de circulação nacional?
 
Mas até aí tudo bem, como eu sempre digo a coisa mais importante no basquete é a defesa - é isso que realmente ganha o jogo. Então é só se defender bem que dá pra jogar, né? Bem... não.

Por algum motivo que eu nunca, nunca, mas nunca mesmo vou compreender, alguém  na Eletronic Arts apenas ESQUECEU DE COLOCAR UM MARCADOR QUE INDIQUE QUAL PERSONAGEM VOCÊ ESTÁ CONTROLANDO! MAS PUTA QUE ME PARIU RAGATANGA, COMO É QUE NINGUÉM VIU ISSO NA VERSÃO FINAL DO JOGO?

Sério, qualquer jogo de esporte te dá um indicador de quem você está controlando porque meio que tem 5 CARAS DO SEU TIME NA TELA! Uma estrela, uma marca de P1 em cima do jogador, uma capa de disco da Xuxa tatuada na testa, QUALQUER COISA! Mas não, aqui não! Te vira nerdão, te fode aí comedor de aipim gelado!

Como dá pra ver claramente nessa tela, o personagem que você está controlando é o apontado por uma mecanica que a Eletronic Arts costuma chamar de "TE FODE FILHO DA PUTA, JA PEGAMOS O TEU DINHEIRO ENTÃO MORTADELA NA TUA BUNDA huahuahuahua"


Eu sei que para trabalhar na EA um dos prerequisitos é tatuar "Estou pouco ou nada me fodendo" no pinto, mas puta merda, olha a merda que vocês fizeram!

Tem muitas outras coisas que fariam esse jogo bastante ruim como a IA que não sabe defender (os jogadores só ficam te encoxando por trás ao invés de ficar na sua frente para tentar roubar a bola ou receber uma falta), ou os rebotes que são magnetizados (quando a bola quica no aro o jogo decide para quem ela vai sobrar e não tem nada que você possa fazer para interferir nisso), ou o jogo sequer ter um critério para o que causa lances livres, ou sequer um medidor para tentar acertar a cesta.

Todas essas coisas fariam o jogo muito ruim, mas não te dizer quem você está controlando é de uma amadorismo e quebra o jogo de tantas maneiras que até agora eu não acredito que isso realmente aconteceu. O QUE CHAVASCAS VOADORAS NUCLEARES VOCÊS ESTAVAM PENSANDO, ELETRONIC AIDS?

Puta merda, eu mereço mesmo...

PREVIEW NA EDIÇÃO 001