terça-feira, 20 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] PAAMAN: ENBAN WO TORIKAESE (ou Super Dynamo) [#058]



No mês que o Super Nintendo é lançado, você lança um jogo na esperança de manter a atenção das crianças no seu antigo Nintendinho. Que jogo seria esse? Ora, a adaptação de um anime que tinha encerrado sua exibição 5 anos antes e nunca foi insanamente popular, é claro!

... espera, o que?

segunda-feira, 19 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] ROBOCOP 2 (NES) [#057]



Uma coisa que eu gosto dos filmes do Robotira é que eles sempre tem como tema uma metafora para o status quo da sociedade americana em sua época. O primeiro filme é sobre o choque que as pessoas tem ao descobrirem que as grandes corporações podem muito bem fazer qualquer coisa (isso não era tão óbvio nos anos 70) e a violencia urbana desenfreada (até o começo dos anos 90 os EUA almejavam se tornar o que o Brasil é hoje no quesito "perigo de sair na rua"). O segundo filme é sobre a paranoia anti-drogas que tomou conta do país e o filme de 2014 é sobre politicamente correto e essa coisa de todo mundo ter opinião sobre tudo. Honestamente eu não lembro nada do terceiro filme exceto que ele voa e tem robos-ninja, não faço ideia do que isso possa ser uma metáfora.

De qualquer forma a Ocean criou uma sequencia para um dos piores jogos do NES e por incrível que pareça, eles se superaram: Robocop 2 consegue ser pior ainda. Eu não sabia sequer que isso era possível, mas eles conseguiram. 10 horas de parabains para todos os envolvidos.

Então, como você estraga uma coisa que já é muito ruim? Vejamos...

domingo, 18 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] ROCKIN KATS (ou N.Y. Nyankies) [NES] [#056]



No Japão "nyah" é a onomatopeia que eles usam para o som de gato,  equivalente ao nosso "miau". Eu queria dizer isso porque dá para ver um trocadilho bem sem vergonha com o titulo japones do jogo já que é sobre um gato que tem altas aventuras em Nova York. Só a Atlus mesmo pra fazer um jogo só pra poder usar um trocadilho, sua safadeeeenha linda!

Mas o resto do jogo em si?

sexta-feira, 16 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] AMERICAN BASEBALL (ou Reggie Jackson Baseball) [MASTER SYSTEM] [#072]



Uma das coisas que sempre me incomodou em  jogos de baseball é que rebater costuma ser divertido - até porque é quando você consegue marcar pontos - mas arremessar costumava ser um saco. Pois bem, American Baseball (ou qualquer nome que tenha sido usado, tem um nome para cada região) resolve isso fazendo a parte de arremesso ser realmente divertida.

Isso costuma ser um bom sinal.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] ZILLION (Master System) [#071]

A SEGA fez um concurso para criar a capa mais desinteressante possível ou alguma coisa assim?

Metroid é um dos jogos mais sombrios e solitários já produzidos. Você pega uma figura pequena, estranhamente colorida e a guia através de corredores negros sem fim, uma criação senil que confunde e assusta os jogadores por décadas. Claro, tudo o que a Nintendo fez, a Sega tentaria imitar. Nintendo tinha Super Mario Bros., a Sega tinha Alex Kidd. Nintendo tinha Zelda, Sega tinha Golvellius e Golden Axe Warrior. Nintendo tinha Castlevania, Sega tinha Kenseiden e Vampire: Master of Darkness. E assim continuou. Só que como  meras imitações, tentavam reproduzir o seu conteúdo em resultado mas não em essencia.

E foi assim que em 1987 a Sega tentou criar o seu próprio Metroid.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] BASKETBALL NIGHTMARE (Master System) [#055]



De boas intenções é pavimentada a estrada para o inferno, já dizia o ditado. E dificilmente você verá intenções melhores do que um jogo de basquete em que monstros do folclore ocidental e oriental enfrentam a maior ameaça do terror de ambos os lados do globo: um time de quintuplus gemeos. É tipo Liga de Mutantes, só que uns cinco anos antes.

Quando você enfrenta o time de lobisomens, para enterrar a bola é mostrada uma animação do Lobisbron James (viram o que eu fiz aqui? Hã? Hã?) dando uma pirueta dupla carpada e enterrando a bola. Muito incrível, de verdade.

O que é um conceito bastante legal, na verdade. Pena que sua execução é dolorosamente mal feita.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] CAPTAIN SILVER (Master System) [#054]



Existem jogos que te deixam intrigado, existem jogos que te fazem perguntar o que diabos você acabou de ver (Catherine, oi) e existe Captain Silver.

Porque eu terminei de jogar o jogo e fiquei contemplando o monitor pensando apenas "uadafaqui, man?" após os 12 minutos que eu joguei o jogo. Sim, DOZE, eu contei no relógio. Ao terminar o jogo eu fui olhar o manual da coisa percebi que algo errado não estava certo: o manual cita especificamente 6 fases, eu joguei 4 e uma tinha só duas telas de duração. O manual também cita, com ilustrações, 21 tipos de inimigos e 5 chefes. O jogo que eu joguei não tinha nem metade disso.

Então o que diabos aconteceu aqui?

domingo, 4 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] DICK TRACY (Mega Drive) [#053]



Quando se trata de Dick Tracy e videogames, as pessoas geralmente pensam no jogo NES desenvolvido pela Bandai porque ... bem, porque estamos falando de um dos piores jogos da história dos videogames imortalizado pelo Angry Video Game Nerd. 

Infelizmente para o Dick Tracy, as pessoas escolheram o pior título possível pois há um jogo muito, muito melhor baseado na propriedade para o principal concorrente da Nintendo, no Mega Drive. Claro, ser "muito muito melhor" que um dos piores jogos da história da humanidade não é tão lá grande coisa, mas vamos que vamos, né?

sábado, 13 de maio de 2017

[AÇÃO GAMES 007] TOMMY LASORDA BASEBALL (ou Super League Baseball no Japão) [#052]



Seguindo a série de "jogos genéricos de esporte que ganharam nome de uma celebridade para vender melhor nos EUA" temos Super League Baseball, que nos US and A virou o jogo do tiozinho que parece o Bill Clinton fora de forma

É meio estranho ligar o jogo e ser cumprimentado por esse camarada sorridente que eu não faço a menor ideia de quem seja mas sinto como se devesse conhecer, afinal até fizeram um jogo dele, não é?

[AÇÃO GAMES 007] SUPER REAL BASKETBALL (ou Pat Rilley Basketball nos EUA) [#051]

A SEGA tinha uma estratégia curiosa no começo dos anos 90: pegava jogos de esporte lançados no Japão e mudava o título para tacar na capa alguma celebridade do esporte que alavancaria as vendas nos US and A. Mas só na capa, eles não mudavam uma linha na programação do jogo.

Foi assim que Super Monaco GP 2 se tornou o jogo do Ayrton Senna, por exemplo, e assim que o jogo japones Super Real Basketball (lançado na Europa com o mesmo nome) virou Pat Rilley Basketball (Pat Rilley foi treinador do LA Lakers nos anos 80 e trocentas vezes campeão da NBA como técnico).