No ano de 2005, uma mania tomou de assalto o mundo dos games: Guitar Hero!
A ideia era muito simples, porém interessante é um jogo de ritmo musical sem nada particularmente inovador no gameplay (aperte os botões certos que aparecem na tela), o que é diferente mesmo é que o controle é uma guitarra de plastico e funciona mais ou menos como um violão: segure os acordes (botões coloridos) e palhete a corda na hora que aparecer na tela.
Não é imensamente complexo, mas adicione a isso uma trilha sonora nervousona com Pantera, Motorhead, Ramones e outras pedradas assim e temos uma moda que tomou conta dos anos 2000.
Mas tá, pq eu to falando tanto de Guitar Hero? Oras, pq mal sabia eu que em 1997 havia sido lançado o jogo que seria a precursora de Guitar Hero e lançado por ninguem menos que a Konami, saiba você!
Bem, provavelmente você não sabe pq esse jogo foi lançado apenas na Europa e no Japão, mas o melhor resumo que eu posso fazer de Beatmania é que ele é o embrião do que viria a ser Guitar Hero: comandos passam na tela e vc tem que apertar o botão.
TÁ, É UM JOGO DE RITMO MUSICAL IGUAL A TODOS OS OUTROS, PQ ESSE ESPECIFICAMENTE SERIA A INSPIRAÇÃO DE GUITAR HERO?
Opa, salve Jorge, a quanto tempo não aparece por aqui! Mas respondendo a sua pergunta, o que é que torna esse jogo em particular o precessor espiritual de GH é a forma com que você coloca os comandos:
O controle desse jogo é uma mesinha de DJ com 5 botões e um disquinho pra fazer scratch... o que na prática funciona como um botão tambem, mas enfim...
A coisa é que Beatmania é um jogo de ritmo musical onde vc é um DJ e usa esse controlezinho plastico pra inserir os comandos que aparecem na tela, exatamente como GH faria quase uma decada depois!
E... é isso realmente. Beatmania não tem nenhuma musica particularmente marcante (definitivamente não é um PARAPPA THE RAPPER ou um BUST A GROOVE em musicas marcantes), é apenas musica eletronica basicona. Não é ruim ruim, mas eu não vejo ninguem colocando essas musicas na sua playlist.
História o jogo não tem, não tem nenhum outro gimmick nem nada, é apenas apertar os botões que aparecem na tela. O que é uma experiencia miseravelmente chata se vc usar o controle padrão do PS1, mas ao menos é uma novidade diferente para a época se vc usar a mesinha de DJ de plástico.
Uma curiosidade é que as sequencias desse jogo são mais DLCs mesmo, no sentido que vc precisa ter o disco do Beatmania original, carregar ele, tirar e então carregar o disco com as novas músicas (como o Beatmania Append 3rdMix, que saiu na Gamers a matéria no mes seguinte). É um metodo bem incomum de expansões no PS1, normalmente o disco da sequencia funciona sozinho.
Controle de Beatmania IIDX de 1999
Eu não realmente me surpreendo que esse jogo nunca saiu nos US and A, embora a série Beatmania se provou um grande sucesso no Japão e ao longo dos anos foi ganhando continuações com mesinhas de plastico cada vez mais elaboradas, arcades e as porra tudo que vc esperaria de uma franquia que deu certo.
Because o que acontece nos arcades japoneses desafia a nossa vã filosofia
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER EDIÇÃO 057 (Dezembro de 1998)