domingo, 28 de abril de 2024

[#1267][Dez/97] BEATMANIA

No ano de 2005, uma mania tomou de assalto o mundo dos games: Guitar Hero!

A ideia era muito simples, porém interessante é um jogo de ritmo musical sem nada particularmente inovador no gameplay (aperte os botões certos que aparecem na tela), o que é diferente mesmo é que o controle é uma guitarra de plastico e funciona mais ou menos como um violão: segure os acordes (botões coloridos) e palhete a corda na hora que aparecer na tela.

Não é imensamente complexo, mas adicione a isso uma trilha sonora nervousona com Pantera, Motorhead, Ramones e outras pedradas assim e temos uma moda que tomou conta dos anos 2000.

Mas tá, pq eu to falando tanto de Guitar Hero? Oras, pq mal sabia eu que em 1997 havia sido lançado o jogo que seria a precursora de Guitar Hero e lançado por ninguem menos que a Konami, saiba você!

Bem, provavelmente você não sabe pq esse jogo foi lançado apenas na Europa e no Japão, mas o melhor resumo que eu posso fazer de Beatmania é que ele é o embrião do que viria a ser Guitar Hero: comandos passam na tela e vc tem que apertar o botão.


TÁ, É UM JOGO DE RITMO MUSICAL IGUAL A TODOS OS OUTROS, PQ ESSE ESPECIFICAMENTE SERIA A INSPIRAÇÃO DE GUITAR HERO?

Opa, salve Jorge, a quanto tempo não aparece por aqui! Mas respondendo a sua pergunta, o que é que torna esse jogo em particular o precessor espiritual de GH é a forma com que você coloca os comandos:


O controle desse jogo é uma mesinha de DJ com 5 botões e um disquinho pra fazer scratch... o que na prática funciona como um botão tambem, mas enfim...

A coisa é que Beatmania é um jogo de ritmo musical onde vc é um DJ e usa esse controlezinho plastico pra inserir os comandos que aparecem na tela, exatamente como GH faria quase uma decada depois!


E... é isso realmente. Beatmania não tem nenhuma musica particularmente marcante (definitivamente não é um PARAPPA THE RAPPER ou um BUST A GROOVE em musicas marcantes), é apenas musica eletronica basicona. Não é ruim ruim, mas eu não vejo ninguem colocando essas musicas na sua playlist.

História o jogo não tem, não tem nenhum outro gimmick nem nada, é apenas apertar os botões que aparecem na tela. O que é uma experiencia miseravelmente chata se vc usar o controle padrão do PS1, mas ao menos é uma novidade diferente para a época se vc usar a mesinha de DJ de plástico.

Uma curiosidade é que as sequencias desse jogo são mais DLCs mesmo, no sentido que vc precisa ter o disco do Beatmania original, carregar ele, tirar e então carregar o disco com as novas músicas (como o Beatmania Append 3rdMix, que saiu na Gamers a matéria no mes seguinte). É um metodo bem incomum de expansões no PS1, normalmente o disco da sequencia funciona sozinho.

Controle de Beatmania IIDX de 1999

Eu não realmente me surpreendo que esse jogo nunca saiu nos US and A, embora a série Beatmania se provou um grande sucesso no Japão e ao longo dos anos foi ganhando continuações com mesinhas de plastico cada vez mais elaboradas, arcades e as porra tudo que vc esperaria de uma franquia que deu certo.

Because o que acontece nos arcades japoneses desafia a nossa vã filosofia


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
EDIÇÃO 057 (Dezembro de 1998)


EDIÇÃO 090 (Setembro de 2001)




MATÉRIA NA GAMERS
EDIÇÃO 037 (Fevereiro de 1999)


EDIÇÃO 038 (Fevereiro de 1999)