terça-feira, 20 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] PAAMAN: ENBAN WO TORIKAESE (ou Super Dynamo) [#058]



No mês que o Super Nintendo é lançado, você lança um jogo na esperança de manter a atenção das crianças no seu antigo Nintendinho. Que jogo seria esse? Ora, a adaptação de um anime que tinha encerrado sua exibição 5 anos antes e nunca foi insanamente popular, é claro!

... espera, o que?




Paaman (ou Super Dynamo no Brasil) foi um anime infantil exibido nos anos 60 por aqui pela TV Tupi e que ganhou um remake de 83 a 85. Em 1990 saiu esse joguinho de NES por motivos que jamais saberemos quais. Mas ja que saiu, vamos falar dele.

O jogo, desenvolvido pela IREM Corp (R-Type) em 1990, possui uma combinação bem estranha de gêneros - jogo de plataforma e jogos de tabuleiro de dados - mais ou menos como Yo Noid

A julgar pelo mato que cresceu nessa tubulação
de esgoto, essa obra tá mais atrasada que as da
copa. E você achando que isso não acontecia
no governo japones...

A premissa do jogo é bem clichê:  um malvado cientista louco rouba a sua nave espacial. Meu palpite é que ele faz isso só para pra te sacanear, porque é uma nave muito pequena e só tem lugar para uma pessoa. Também não parece muito confortável. Mas de qualquer maneira, seu trabalho é agora recuperar a coisa. Você terá que fazer o seu caminho através de várias etapas baseadas em episódios do anime e vencer tantos chefes antes de enfrentar o Mad Doc.

No início de cada etapa, um chefe é mostrado para você. Você deve fazer o seu caminho através de uma fase bastante curta de plataforma saltando sobre os obstáculos, evitando armadilhas e se livrando dos inimigos. Você começa com um medidor de saúde dividido em seis unidades. Além de saltar em suas cabeças, Paaman pode socar inimigos para derrota-los mas sem um power-up que lhe permite disparar bolas de fogo, o soco básico não é recomendado. É um dos alcances mais curtos de um ataque eu já vi. Power-ups, no entanto, são bastante fáceis de encontrar. Além disso, também há itens que ajudarão na próxima batalha do chefe.

Oculto em cada está há uma porta que leva a um mini-jogo, seja o estilo whack-the-mole ou "encontre a diferença". Vencer isso sempre é um bônus muito útil, às vezes até crucial porque te dá uma vantagem na batalha contra o chefe que de outra forma seria completamente aleatória... vamos falar sobre os chefes, então. Eles não são o que você poderia esperar 



Você luta contra o chefe da fase em um jogo de tabuleiro estilo Jogo da Vida, dependendo puramente de sorte (daí a importância de vencer a fase bonus para conseguir a vantagem). Você e o chefe alternadamente rodam um dado e movem o número correspondente de quadrados desde o início até o quadrado do objetivo. Quem chegar primeiro, ganha. 

Além disso, também há uma maneira alternativa de ganhar ou perder. Tanto você quanto o chefe têm seu medidor de saúde. Enquanto você transporta a vida da parte de plataforma, o chefe sempre começa com um medidor completo. Cada quadrado que você pousa desencadeia algo - principalmente você ataca seu inimigo ou recupera alguma saúde. Agora, se você consegue reduzir a saúde do oponente para zero, a batalha terminou e você ganha. Claro que isso também funciona do contrário. Se você é azarado e o chefe tira todo o seu medidor de saúde, você perde - e tem que reiniciar o estágio inteiro. Isso é bastante irritante, especialmente porque a luta do chefe inteiro é baseada na sorte, mesmo que as partes de plataforma não sejam muito longas.

#somostodosmacacos
A apresentação do jogo é muito boa. Cada estágio tem seu próprio tema que vai mais ou menos como o chefe correspondente. Por exemplo, o chefe Yeti segue após um estágio baseado em neve e gelo ou o capitão pirata é o chefe de um nível que ocorre em um navio grande. Eu acho particularmente legal o do homem invisivel, que voce tem que derrubar tinta para ver os seus capangas.

Os gráficos são muito coloridos porém bastante simplórios. Se eu não soubesse, diria que é um jogo do começo da vida do NES e não de 1990. A trilha sonora é surpreendentemente boa. Mais uma vez, cada etapa tem seu tema, bem como os mini-jogos e as batalhas do chefe, então não há muita repetição. A atmosfera geral de todas as músicas é muito alegre e leve, indo de mãos dadas com os gráficos. Principais queixas só podem ser feitas sobre alguns dos efeitos sonoros. Destes, especialmente o "som de texto" faz com que as orelhas sangrem.

Os controles são rapidamente aprendidos e sua execução é precisa. A dificuldade geral é bastante baixa. Embora exista uma espécie de curva de aprendizado no sentido de que as etapas posteriores são um pouco mais difíceis, mas elas ainda são bastante fáceis. E não há muito para aprender sobre as batalhas dos chefes - é principalmente um jogo de sorte.

Em suma, Paaman é um jogo curto e um pouco incomum, mas ainda um pouco divertido.