quarta-feira, 6 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 031] THE LEGEND OF KYRANDIA: BOOK ONE - FABLE AND FIENDS (PC, 1993) [#367]





Quando falamos de jogos do tipo Point'n Click, estamos falando necessariamente de apenas duas empresas: a Sierra On-Line e a Lucas Arts. Todo mundo sabe disso, claro. Mas... isso não é estranho? Point'n clicks são jogos relativamente mais faceis de fazer (você não precisa se preocupar com resposta dos controles), rodam em praticamente qualquer computador já que não exigem muito hardware e o seu maior desafio é escrever o jogo, mais do que executa-lo.

Então isso levanta a questão: porque mais gente não tentou entrar nessa? Bem, a resposta mais simples geralmente é a correta, e neste caso não é diferente: eles tentaram. Oh, como eles tentaram. Como por exemplo este Legend of Kyrandia, da Westwood Studios. Ora, a Westwood é uma empresa decente com uma grande série para PC sob o seu cinturão (o RTS Command and Conquer é deles), então será que eles tiveram alguma sorte se arriscando no mundo do point 'n click?



segunda-feira, 4 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 031] POCKY & ROCKY (SNES, 1993) [#366]

 


Normalmente eu não jogo shmups porque eu acho esses jogos de navezinha repetitivos e não tenho muito a falar sobre o genero, então deixa pra lá. A vida é muito curta para dizer que acha bom beber cerveja e para jogar jogos de navezinha, essa é a minha regra.

Isso sendo dito, eu farei uma exceção para esse jogo porque afinal estamos falando de uma das séries com mais bolas da história dos videogames. E nesse caso eu estou falando literalmente, porque um dos protagonistas da série é um Tanuki


sábado, 2 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 031] R.C. PRO-AM II (Nintendinho, 1993) [#365]

 
 

Lançado para o Nintendinho em 11 de dezembro de 1992, R.C. Pro Am II é talvez o jogo de NES mais ambicioso que eu já vi até esta data. O que também não quer dizer tanto assim, já que os jogos de corrida do Nintendinho tendem a ser uma bosta mesmo. 

Mas sim, a Rare fez o que foi possível para entregar o melhor jogo de corrida já feito para 8 bits, e eu realmente acredito que eles chegaram muito perto de entregar uma obra prima - não fosse por um único detalhe. O quão perto e que detalhe é esse, é algo que veremos a seguir.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 031] SPINDIZZY WORLDS (SNES, 1993) [#364]



Hoje, apenas para variar um pouco, vamos falar de mais um port de um jogo porco de Amiga. Sério, eu gosto de zoar a Sega, mas se tem um videogame que eu verdadeiramente odeio são essas maquinas de parir jogos lixentos para computador do começo dos anos 90. Acho que o prequisito para trabalhar na Commodore era comer três sacos de torresmo todo dia de manhã, porque ô empresa pra produzir merda pqp...

Mas claro, não que a Sega não tenha culpa, já que eu só jogo esses jogos bosta porque a casa do Sonic abriu o excretório e trouxe a tona com as duas mãos toda quantidade de merda que ela pode desencavar. Puta merda, Sega, mas tu também...


terça-feira, 28 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 030] NIGHT TRAP (Sega CD, 1993) [#363]

 
Como vocês podem ou não saber, após o último episódio (nomeado apenas como o "incidente Ecco"), a Sega e eu estamos em guerra declarada. Na verdade, estamos em um estágio além da guerra, estamos na fase do... it's on. Sim, eu sei, talvez tenhamos ido longe demais, mas esta é a pura e simples verdade: it's on. It's very on. Não tem como voltar atrás agora. It's on, afinal.

A coisa a respeito da guerras, entretanto, é que quanto mais ela escalona, maiores são as chances dela causar danos irreversíveis a todo ambiente ao redor dela. No século passado, Estados Unidos e União Soviética chegaramm muito perto de iniciar uma guerra nuclear que tornaria toda a Terra inabitavel pelos próximos 50 milhões de anos. Do mesmo modo, em sua guerra particular contra a minha persona lirica, a Sega liberou uma das suas maiores e mais poderosas armas: Night Trap.

E isso quase matou toda indústria dos videogames para sempre.

domingo, 26 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 030] FATAL FURY 2 + FATAL FURY SPECIAL (Arcade, 1992) [#362]




Prometo a vocês que essa será uma bem rápida, apesar de ser um título de nome famoso nos videojogos. Após o primeiro Fatal Fury, a SNK se encontrou tomando uma surra da Capcom nos jogos de luta e Fatal Fury jamais veio a ser tão popular quanto Street Fighter. Qual a saída da SNK então?

Ora, lançar um jogo de luta que fosse mais parecido com Street Fighter e o mais rápido possível! E foi o que a SNK fez, enfase no "mais rápido possível". Fatal Fury 2 é um jogo feito na corrida e todas as coisas que davam personalidade ao jogo anterior foram deixadas de lado.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 030] DIZZY THE ADVENTURER (e o Aladdin Deck Enhancer) [NES, 1993][#358]

 


Quando a industria dos videogames se desmantelou no ocidente em 1983 e foi reconstruída pela Nintendo, a Big N tomou algumas precauções para que o desastre da Atari e seu mercado saturado de jogos absolutamente bosta ao ponto que as pessoas pegaram nojo de videogames não se repetisse. E uma dessas medidas foi justamente centralizar toda produção dos jogos: todo e cada jogo de Nintendinho não apenas teria que se aprovada por ela, a própria Nintendo confeccionava os cartuchos. Por uma taxa, é claro. Isso quer dizer que a Nintendo ganhava três vezes: quando vendia o videogame, quando vendia um número de cartuchos para as desenvolvedoras lançarem seus jogos, e por fim quando os cartuchos eram vendidos nas lojas.

Claro que as desenvolvedoras não ficavam felizes com isso, mas que opção elas tinham? Se voltar para a Sega e o seu infeliz Master System? Melhor obedecer a Nintendo mesmo...

Entretanto teve uma empresa que decidiu "nah, eu vou fazer meus próprios cartuchos, obrigado".  

quinta-feira, 23 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 042] SUPER MARIO ALL-STARS and SUPER MARIO WORLD (SNES, 1993) [#354 a #357]


Em 1993, a Nintendo percebeu que demoraria um pouco mais do que eles imaginavam até o próximo jogo do Mario ficar pronto. O próximo jogo seria Super Mario World 2: Yoshi's Island, que só seria lançado em 1995 e por isso eles acharam que precisavam de algo para manter a franquia viva no mercado - ainda mais porque a essa altura a Sega estava despejando jogos do Sonic como se sua vida dependesse disso (Sonic Chaos, Sonic CD, Sonic 3...). Porque estava, mas enfim.

Então Shigueru Miyamoto teve outra daquelas ideias que moldaria o mercado de games pelos próximos... bem, até hoje na verdade, e sem previsão de acabar um dia. Essa ideia foi relançar os jogos do Mario do Nintendinho para o console atual. Sim, a Nintendo inventou os remakes nos videogames, saiba você.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 030] ECCO THE DOLPHIN (Mega Drive, 1993)[#353]



Por muitos e muitos anos, a Sega apanhou calada. Não sem razão, mas a Sega foi esculachada de alto a baixo, ouviu até não poder mais, e então foi zoada mais ainda. A Sega foi esculhambada e motivo de chacota até não poder mais, ela foi servida até não mais conseguir sentar. Enquanto qualquer porcaria que a Nintendo fazia era cantada em prosa e verso, e seus erros passado pano generosamente, a Sega apanhou, apanhou e apanhou mais ainda.


E por um tempo foi divertido. Até o dia que nós quebramos a Sega.