quarta-feira, 6 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 031] THE LEGEND OF KYRANDIA: BOOK ONE - FABLE AND FIENDS (PC, 1993) [#367]





Quando falamos de jogos do tipo Point'n Click, estamos falando necessariamente de apenas duas empresas: a Sierra On-Line e a Lucas Arts. Todo mundo sabe disso, claro. Mas... isso não é estranho? Point'n clicks são jogos relativamente mais faceis de fazer (você não precisa se preocupar com resposta dos controles), rodam em praticamente qualquer computador já que não exigem muito hardware e o seu maior desafio é escrever o jogo, mais do que executa-lo.

Então isso levanta a questão: porque mais gente não tentou entrar nessa? Bem, a resposta mais simples geralmente é a correta, e neste caso não é diferente: eles tentaram. Oh, como eles tentaram. Como por exemplo este Legend of Kyrandia, da Westwood Studios. Ora, a Westwood é uma empresa decente com uma grande série para PC sob o seu cinturão (o RTS Command and Conquer é deles), então será que eles tiveram alguma sorte se arriscando no mundo do point 'n click?




Isso porque fazer bons point'n clicks é realmente dificil e não recomendado para os fracos de coração. Requer puzzles bem sacados, um bom senso de humor e animações legais. LoK cobre apenas a terceira parte. 


No papel da mais criativa ideia ever, um plebeu que descobre na verdade ser um principe e tem que retomar seu reino das mãos de ... um bobo da corte com ultra poderes de magia nega... ok... enfim, Brandon, nosso herói navega pelo cenário genérico de fantasia de Kyrandia - que tem como maior feature nunca conseguir decidir se quer ser um cenário dramatico ou uma paródia das aventuras de fantasia medieval, tenta ser os dois ao mesmo tempo e não tem sucesso em nenhuma. 

Num brinca

 Isso significa que você encontrará magos atrapalhados com problemas de memória e camponeses idiotas nível Monthy Python, mas se você espera alguma comédia disso aí... não. Apenas não. Tudo que terá serão todos os longos discursos sobre salvar o mundo do mal ou de alguma outra desgraça típica do genero. A única exceção memorável é o antagonista Malcolm, um bobo da corte enlouquecido que ostenta poderes mágicos mortais e um senso de humor distorcido que lembra vagamente o morto-vivo de point'n click favorito de todos, o pirata fantasma LeChuck. Você vê que as vezes LoK queria muito ser The Secret of Monkey Island ... mas só as vezes, porque logo perde completamente o interesse no que estava fazendo.

Aparentemente a Westwood queria simplificar o gameplay do genero, empregando uma interface de clicar e arrastar itens em vez de selecionar entre vários ícones ou verbos (look, talk, use, give, etc), o que é uma coisa boa. Deixa de ser bom quando eles usam para o mal, te forçando frequentemente a procurar por pixels e clicar em todas as telas em busca de pequenos objetos ocultos


Eu não sou o maior expert do mundo em ter bom senso sobre pessoas, mas aqui vai uma dica mesmo assim: quando você faz uma cena deliberadamente dramatica sobre seu avô, que é toda família que você sempre teve a vida toda, é transformado em pedra porem não os olhos para ele continuar vendo a desgraça que cairá sobre o mundo... não siga essa cena com essa piadinha acima. Apenas não, ok?
 Isso porque a ideia de "puzzle" neste jogo é ter que fazer coletar itens que spawnam aleatoriamente pelo mundo e... bem, é isso realmente. Por exemplo, você precisa ativar uma fonte e para isso necessita de 4 joias. Então você tem que andar aleatoriamente por aí coletando joias que podem ou não spawnar nas telas, e quando você tiver 10, volte até a fonte e vá testando uma por uma. Algumas vão quebrar, e outras encaixarão para resolver o puzzle.

E... é isso. O jogo repete isso umas cinco ou seis vezes e o trabalho está feito. Sério. Nos diferentes "puzzles" do jogo você precisa coletar sementes, frutas, pedras (sim) e por aí vai essa critividade louca. Uau,cuidado rapazes, vocês estão sendo muito criativos! Eu não estou brincando, todos os "puzzles" desse jogo giram em torno de colecionar itens que spawnam aleatoriamente!

Achou que eu tava brincando?
Ah mas vão procurar um tanque de roupa pra lavar ao invés de ficar fazendo essas merdas, Westwood! Puta que o pariu!

Oh, espere, eu disse que era só colocar os itens que você acha até o jogo decidir que já está bom e que aquele serve? Oh, silly, silly me! É claro que existe uma ORDEM para você colocar os itens que SPAWNAM ALEATORIAMENTE  e você nem sabe quais funcionam em primeiro lugar! Pegou 15 cristais pelo cenário para que apenas 4 encaixassem? Desculpe, eles estão na ordem errada, tente de novo!


Sério... caras... QUAL É O MALDITO PROBLEMA DE VOCÊS?! 









Como é que vocês conseguem a façanha de me deixar full pistola em um jogo de point'n click, seus animais? A NASA tem que estudar esses mentecaptos!

E se isso já não fosse o suficiente, você tem um espaço de inventário extremamente limitado. Ok, você pode soltar as coisas em qualquer lugar que desejar, mas nunca fica claro se um item não é mais necessário ou será importante novamente mais tarde - ou se algum dia serviu pra alguma coisa. Considerando que nem sempre você pode voltar para áreas anteriores, é muito simples se irritar de maneira irrevogável, deixando algo para trás sem maneira de poder prosseguir o jogo, uma tática bastante comum dos point'n clicks (e odiada universalmente) para prolongar artificialmente seu tempo de jogo.

Oh, mas você acha que esse foi o único expediente empregado pela Westwood para prolongar artificialmente a duração do jogo? Oh, minha doce criança do verão... 


 Porque é claro, é obvio ululante paquidermico que a Westwood ia enfiar labirintos nessa merda de jogo. Labirintos. No plural. E em um deles você tem que ficar voltando a um hub central para pegar iluminação porque ele é escuro e você para iluminar tem umas frutinhas de fogo que duram pouco tempo! Mas é claro que tem! Essas frutinhas duram três telas e se você calcular mal e se perder no escuro sem iluminação...




E apenas porque a Westwood decidiu que não tinha fodido com a sua vida o suficientemente, você ainda é forçado a voltar a este labirinto uma segunda vez para alcançar uma saída anteriormente inacessível e também pegar uma chave. Encontrar naturalmente a chave exige que você viaje por uma rota completamente diferente da saída e claro que não há nenhuma indicação de que você esteja procurando por ela, para que você possa facilmente se perder na maldita coisa e se encontrar irremediavelmente preso e ter que começar de novo perto do final do jogo.

Mas meu deus, caras, como que vocês conseguem cagar tanto em um maldito point'n click?!? Não sabe ser criativo nos puzzles, ou não tem dialogos histrionicamente divertidos, tudo bem le magron, mas não façam isso! NÃO ISSO!