terça-feira, 30 de agosto de 2022

[#962][Set/96] MUPPET TREASURE ISLAND


Agora "The Muppets" é um caso curioso na minha vida: embora o programa nunca tenha passado em TV aberta, ainda sim é algo pelo qual eu tenho bastante carinho. Em primeiro lugar, eu conheci os Muppets pelo desenho animado spin-off "The Muppet Babies" que era uma versão dos personagens como bebês (o que era uma moda na época, vide Tom e Jerry Kids ou O Pequeno Scooby-Doo). Durante muitos anos eu nunca soube que Muppet Babies era um spin-off de outro programa, pra vc ver como a informação funcionava naquela época...

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

[#961][Dez/90] ACTRAISER


De todas as desenvolvedoras de jogos, é dificil encontrar uma empresa com uma linha editorial mais clara do que a Nintendo. Essencialmente eles são a Disney dos videogames: seu negócio são conteúdos family friendly em que o objetivo primário é não ofender ninguém da mínima forma possível.

Isso quer dizer que os jogos de Nintendinho, e posteriormente de Super Nintendo, passavam por uma censura pesada na mão da Big N antes de serem lançados pq não podia incomodar nenhuma vovó que estivesse passando pela sala. O que resultou em coisas bizarras, tipo MORTAL KOMBAT ter sido lançado no Super Nintendo com cortes family friendly. Porra véi, fucking MORTAL KOMBAT, um jogo de luta fraco cujo todo o ponto do jogo é apenas sua violencia!

Acima a versão "family friendly" do Super Nintendo, enquanto no original o Sub-Zero arranca a cabeça com coluna e tudo

Porém não é apenas violencia que a Nintendo censurava, mas qualquer tema minimamente controverso. Não que em 1990 os jogos fosse veículos de discussões sociais ou nada do tipo, porém a Nintendo não corria nenhum risco e por exemplo qualquer simbolo levemente religioso era censurado no ocidente. Serião:

domingo, 28 de agosto de 2022

[#960][Out/96] GRID RUNNER


Okay, eu tenho que começar dizendo o seguinte: eu realmente gostava da intro da Virgin na era dos 32 bits. É meio bobo, mas pra mim parecia tão maneiro, tão "é o futuro" e a sensação que eu realmente estava jogando um jogo do mais moderno que poderia existir... o que não estava errado, na época, pelo menos.


Eu apenas queria compartilhar isso, agora comecemos os trabalhos!

sábado, 27 de agosto de 2022

[#959][Mar/96] PUZZLE BOBBLE 2X (ou "Bust-A-Move 2: Arcade Edition" no ocidente)

 

Então, Puzzle Bobble 2... aquele famoso jogo dos dragãozinho que disparam bolotinhas para destruir cachos de uvas mutagenicas. Também conhecido como o jogo que você definitivamente teve instalado no celular em algum ponto da vida. Você sabe, os clássicos.


E ao ver a imagem acima, você meio que já sabe tudo que precisa saber sobre Puzzle Bobble. Como eu disse, os clássicos são clássicos por uma razão. Então a pergunta que realmente deve ser feita é: o que mudou nesse segundo jogo?

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

[#958][Mar/96] ROBO PIT


Eu estou seriamente pensando em começar uma nova sessão aqui, chamada "De Boas Intenções...". Pq se tem um jogo que é bem intencionado, definitivamente é o Poção dos Robos aqui. Mas vamos começar do começo: Poço dos Robos é uma história sobre o apocalipse das máquinas, porém um take mais leve nessa proposta.

MAIS LEVE COMO, EXATAMENTE?

Colocando olhinhos fofos neles, não tem como ficar chateado com as máquinas por terem substituido a raça humana se eles tem Googly Eyes, né?

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

[#957][Set/96] CRASH BANDICOOT


O jogo de hoje tem uma história deveras curiosa, assim como é bastante importante para a própria história dos videogames. Mas vamos começar esse jogo do começo, respondendo a questão que moveu uma geração: O QUE CARALHAS É UM BANDICOOT?

Minha vida toda eu sempre achei que o bandicoot fosse um tipo de demonio da Tasmania, mas isso não é realmente correto. Embora eles sejam de fato daquela região (e que coisa bizarra não é?), eles são mais um tipo de ratão realmente:

Pronto, agora você poded dizer que já viu um bandicoot e portanto é um ser humano superior aos demais. Isso sendo dito, podemos agora começar a falar do jogo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

[#956][Nov/95] FRANKENSTEIN: Through the Eyes of the Monster


Eu sempre considerei que o período entre 95 a 98 - a era clássica do Playstation - fosse uma das eras dos videogames que eu mais conhecia. Afinal eu passava a tarde nas locadoras jogando 1 real a hora (ou assistindo na maior parte do tempo, não é como se eu tivesse 1 real naquela época)  tinha acesso a uma grande miriade de jogos. Além disso eu acompanhava religiosamente a Ação Games, então eu estava por dentro de tudo, certo?

terça-feira, 23 de agosto de 2022

[#955][Out/95] PANEL DE PON (ou "Tetris Attack" no ocidente)


O jogo de hoje não é um jogo qualquer, saiba você. Isso porque ao longo de infinitas eras em infinitos multiversos, todos os puzzles lutaram uma batalha inglória e que muitos consideravam impossível: competir com Tetris como o maior puzzle de todos os tempos.

Homens são ruíram por desafios menores que esse.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

[#954][Fev/95] LUFIA 2: Rise of the Sinistrals


O que é "talento"? Existe mesmo uma predeterminação de até onde as capacidades de alguém podem chegar? E se existe, qual sua origem? É uma predeterminação genética ou uma consequencia do fenótipo onde alguém se desenvolve? Uma combinação de ambos, mais possivelmente?

Bem, enquanto essa é uma discussão mais complexa do que esse blog se propõe a faze-lo, o que é eu sei é que nem todos os homens são capazes das mesmas coisas. Mesmo que a partir das 00:01 de hoje eu execute a dieta e treinamento mais perfeito do mundo, eu nunca vou conseguir correr a mesma coisa que o Usain Bolt. Vou conseguir correr pra caceta e ganhar de todos vocês (o que não é tão dificil), mas existe um limite de até onde dá pra chegar.

Tá, mas pq eu estou falando de determinismo e talento? Não é, como alguém poderia pensar, que eu vou falar sobre um jogo solo do Neji Hyuga hoje e sim pq esse é o caso desse jRPG da Natsume. Lufia 2: A Subida dos Sinistrões  é muito a cara de um jogo feito por gente obviamente esforçada em não fazer nada errado, mas falta aquele Schutzpa, aquele toque especial de genialide, aquele diferencial que as grandes obras de arte tem.

Lufia 2 é um bom jogo para o que um bando de pessoas comuns poderia fazer, mas justamente bate no teto de até onde o puro esforço pode levar alguém. É isso que veremos a seguir, mas vamos começar pelo começo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

[#953][Nov/95] FIGHTING VIPERS


Hoje, só pra dar uma apimentada nas coisas, vamos fazer algo diferente do que fazemos aqui de praxe.

E VC VAI FAZER O QUE? FALAR BEM DA SEGA?

Bem, na verdade sim.


Deixe de ser uma voz imaginária dramática, Jorge. Eu com frequencia elogio a Sega nesse blog, ou pelo menos os arcades da Sega. E esse sendo o caso, não é realmente tão chocante assim dizer que Viboras Lutantes não é apenas um bom jogo, mas como uma boa sacada da Seguívora. Mas vamos começar do começo...