sábado, 1 de abril de 2017

[AÇÃO GAMES 002] CHIP'N DALE RESCUE RANGERS (NES) [#017]


"O Tico e o Teco vem, melhor não tem! Eles desconhecem o que é fracasso, pois os seus nervos são de aço!". Quando eu joguei o jogo do "Tico e o Teco, e os Defensores da Lei" no NES ainda levariam alguns anos para o desenho animado estrear no Brasil. Se soubesse, teria dado mais valor ao jogo - mesmo que fosse para ver a Geninha em 8 bits, caham...

[AÇÃO GAMES 002] ALEX KIDD IN SHINOBI WORLD (Master System) [#016]



Eu nunca tinha jogado um único jogo do menino Alex (Galvão Bueno feelings), então não sabia exatamente o que esperar - exceto talvez que os jogos eram uma resposta desesperada da SEGA para competir com o Mario.

Bem, sim, foi isso mas não exatamente.

[AÇÃO GAMES 002] LAST BATTLE (Mega Drive) [#015]



No começo dos anos 80 o roteirista de mangas Yoshiyuki Okamura, após uma maratona de filmes de ação, decidiu que seria o japonês mais macho de todos os tempos. Enquanto para muitos essa ideia passaria junto com a ressaca do dia seguinte, Okamura levou a porra a sério: ele mudou seu nome artistico para Buronson (em homenagem a Charles Bronson) e escreveu o seu próprio Comando para Matar no universo de Mad Max.

[AÇÃO GAMES 002] OPERATION WOLF (Master System) [#014]


Como eu falei em Afterburner 2, alguns arcades funcionam mais pela experiencia da coisa toda do que o gameplay em si. Quem não lembra do arcade em forma de porche de Outrun? Muito foda, né?

E nesse mesmo estilo, não tem como não lembrar de Operation Wolf. Ok, o jogo não é tão famoso e não entrou para os anais da história dos videogames. Mas quem não lembra daquela máquina que tinha uma fodenda UZI para jogar? Massa pra caralho, com certeza!

[AÇÃO GAMES 002] AFTERBURNER 2 (Mega Drive) [#013]




Um dos maiores pontos de venda do Mega Drive antes do Sonic eram as adaptações dos jogos de Arcade da SEGA para jogar em casa. Como a SEGA tinha máquinas muito populares nos fliperamas (como Golden Axe, Streets of Rage, Outrun). poder jogar para sempre em casa sem gastar fichas era muito atraente.

[AÇÃO GAMES 002] BACK TO THE FUTURE II & III (NES) [#012]



Existem jogos tão ruins, mas tão ruins, mas tão fabulosamente ruins que simplesmente não há vocabulos no nosso idioma para vilifica-los tal qual eles merecem. Com efeito, a única coisa que eu posso pensar para possivelmente ofender esse jogo a altura que ele merece é explicar como ele funciona.

Sente aí e puxe uma cadeira, vou falar agora sobre "De Volta para o Futuro II & III".

[AÇÃO GAMES 009] GHOSTS'N GOBLINS [#011]



Existem duas formas de fazer um jogo dificil: a forma preguiçosa e a forma trabalhosa. A forma preguiçosa é artificialmente adicionar elementos baratos que vão sacanear a vida do jogador apenas para aumentar a duração do jogo. Yo Noid é um excelente exemplo disso.

A outra forma é um tanto mais trabalhosa: você faz o jogo filhadaputamente dificil, mas dá todas as ferramentas para o jogador se defender para quando ele falhar, e ele vai falhar, culpe a si mesmo por seus erros. Ele dá uma margem de dialogo no gameplay. Dark Souls é o melhor exemplo disso, o jogo é dificil mas sem ser apelativo.

E dentre os jogos dificeis bons (ou seja, jogaveis) - o que exclui perolas podres como Yo Noid e Silver Surfer), com certeza Ghouls 'n Ghosts é um dos mais dificeis de todos os tempos. E um dos melhores também.

[AÇÃO GAMES 002] YO NOID (NES) [#010]



Yo Noid é um jogo bastante interessante: em algum ponto de 1990 a rede de pizzarias Domino's chegou para a Capcom e comprou um jogo para fazer publicidade junto as crianças. Assim mesmo, pá-pum, abriu a carteira e "tó, faz ae!".

A Capcom of America então adaptou um jogo que existia somente no Japão (Kamen no Ninja Hanamaru), mudando os gráficos para ser um jogo sobre o mascote da Domino's. Que por acaso é um tiozão lá pelos seus 40 anos vestido de coelho que usa um ioio. O que poderia dar errado, não é mesmo?

[AÇÃO GAMES 002] GHOSTBUSTERS (Mega Drive) [#009]



Se alguma coisa comprova que o sobrenatural existe, é que como pode ser sobre o quão dificil é fazer um jogo bom dos Caça-Fantasmas? Quer dizer, são caras com mochilas nucleares que atiram em fantasmas, não pode ser tão dificil assim, certo? Só que parece que é. Muito.

Após uma série de jogos fisicamente dolorosos para a geração 8 bits, o jogo do Mega Drive foi o primeiro jogo da série de filmes superestimada que é realmente jogável. O que é bom, pero no mucho mais que isso...

sábado, 25 de março de 2017

[AÇÃO GAMES 001] THE REVENGE OF SHINOBI (Mega Drive) [#008]



Eu fiz essa resenha em vídeo, meio que para testar o formato. Não curti muito fazer, mas agora já está feito de qq jeito...