terça-feira, 1 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 038] THE BLUES BROTHERS (SNES, 1993)[#478]





Bem meninos e meninas do meu Brasil baronil, chegamos a mais um fim de jornada. Termina hoje a inenarravel saga de jogos baseados em filmes que foram baseados em esquetes do Saturday Night Live. Foi uma longa jornada até aqui, e sempre é um tanto quanto nostálgico quando...

ISSO NÃO SÃO APENAS DOIS JOGOS?

Bem, sim. A Night in the Roxbury infelizmente nunca ganhou um jogo, de modo que jamais saberemos "what is love" em som de 16 bits, então os quadros do SNL que viraram filmes e viraram jogos são apenas WAYNE'S WORLD  e esse Blues Brothers.

WAYNE'S WORLD SEQUER É OK! É UMA BOSTA AQUELE JOGO!

Verdade. A nostalgia realmente não é como antigamente quando você pensa sobre ela, não?

TU TÁ SÓ ENROLANDO PRA NÃO TER QUE FALAR DESSE JOGO PORQUE ELE É HORROROSO, NÃO É?

Bastante. Mas enfim, The Blues Brothers era um quadro do SNL que em 1980 virou um filme because... i don't know... porém, como a maioria dos filmes do SNL, é bastante decente. Quer dizer, se mais nada ele reuniu alguns dos maiores nomes do Soul e do Blues vivos na época e isso por si só já é alguma coisa. Não é todo filme - ou qualquer um, para esse efeito - que conta com Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown cantando em sua película.




Além das participações musicais excepcionais, o filme ainda tem algumas participações especiais realmente legais como Carrie Fisher, Steven Spielberg, Frank Oz e John Candy - entre outros.


Então metade do filme é sobre números musicais, outra metade é sobre perseguições de carro. Sério, tem muitas perseguições de carro por algum motivo - ao ponto que por mais de vinte anos esse filme deteve o recorde de maior número de carros destruídos em um único filme. 103 carros foram dessa para a grande Cybertron no céu durante as filmagens de Blues Brothers - recorde apenas quebrado por sua continuação Blues Brothers 2000.

Quando não estão cantando ou fazendo perseguições de carro, Dan Aykroid e John Belushi são dois irmãos bem losers que tentam ser cools o tempo todo e esse é o filme. É um bom filme, todas as coisas consideradas.



E, como você sabe, os anos 90 tinham duas regras de ouro para videogames:

a) Se um jogo for bem sucedido, faça um filme com ele;
b) Se um filme for bem sucedido, faça um jogo com ele;

Agora, Blues Brothers (que no Brasil foi traduzido como "Os Irmãos Cara de Pau", just because) poderia ser, sei lá, um jogo de corrida - metade do filme é sobre carros, afinal. Talvez até com alguns minigames de dança entre as corridas, mas eis então que os anos 90 existia outra regra nos videogames: todo jogo licenciado DEVE ser um jogo de plataforma. Preferencialmente por uma empresa inacreditavelmente bosta, como a LJN ou a Ocean.

Porém como ambas estava ocupadas fazendo outros jogos pavorosos de filmes na época (como Terminator 2 do Nintendinho ou Robocop 3 do Super Nintendo), eis a terceira pior empresa que eles puderam encontrar para o trabalho: a Titus.

Eu ainda não falei muito sobre a Titus porque ela viria a ser famosa por seus jogos ruins apenas mais para frente, porém não é preciso ser um grande connosieur de jogos para ter uma noção do quão ruim estamos falando aqui. Eis sua perola mais famosa:


Oh boy, é dificil... as vezes apenas é muito dificil, sabe?

Enfim, quase todos os jogos lançados nos anos 90, baseados em um programa de TV, serie ou filme, eram um jogo de plataforma. Eles até criaram um jogo de Home Improvement (uma sitcom sobre um apresentador de TV criando três filhos sozinho) onde Tim Allen tem que lutar contra os dinossauros com um grampeador. Ao infinito e além, Tim. Ao infinito e além. Então claro que Blues Brothers também foi eram jogo de plataforma. Um jogo de plataforma ruim, como já foi spoileado pela empresa envolvida no projeto.

Vamos olhar o jogo, então?

Após a tela de título, recebemos o primeiro choque:


Ok, caras, escutem: vocês tinham um trabalho e um trabalho apenas. A coisa a respeito dos Blue Brothers, toda tirada comica do filme inteiro, é que eles são manés tentando pagar de gansters descolados e por isso nunca, nunca, sob hipotese nenhuma, jamais, sorriem. Sério, veja qualquer screenshot do filme, esse é LITERALMENTE o one defining trait deles!

Se você não sorri sendo sacudido pela Carrie Fisher, você jamais sorrirá na vida novamente
É impressionante a precisão da Titus em conseguir errar na primeira tela do jogo, um sniper sul coreano não faria melhor. Mas prossigamos.


Ok, por algum motivo eu estou jogando agora com o Jay Leno judeu... eu não estava ciente que ele estava no filme, mas devo ter me enganado. Enfim, seguindo em frente. Você deve ter notado aqueles discos pairando no céu. Aparentemente, são discos de blues e são a munição que você usa para atirar nos inimigos - seu único ataque, BTW. 

O problema é que você pode coletar 1 disco, 2 discos ou 100.000 discos. Não faz diferença, na próxima fase o jogo decide com quantos discos você começa, e em algumas vezes ela decide que você começará sem nenhum mesmo que você tenha terminado a fase anterior com 200. Porque FODA-SE, é por isso.



Eu realmente tenho que admirar o esforço da Titus em ser babaca aqui, porque é impresisonante quando você entende alguma coisa de programação de jogos. Para mudar um parametro em um jogo, você não precisa fazer nada. Você terminou a fase com 50 discos, se você não fizer nada com a programação esse será o número. Então a Titus ESPECIFICAMENTE se deu ao trabalho de criar linhas de código setando sua munição inicial para cada uma das 34 fases do jogo.

Uma coisa é ser babaca por incompetencia ou preguiça, mas quando você deliberadamente põe esforço em ser cuzão, realmente temos algo bastante especial aqui. 

Seja como for, felizmente os Blues Brothers têm muitos inimigos no filme, então Titus não precisaria projetar novos inimigos e assim eles poderiam dedicar mais tempo as mecanicas do jogo. Afinal, o mundo inteiro estava atrás de Jake e Elwood no filme. Temos a polícia, o exército, nazistas de Illinois, todo mundo.

Você fala por todos nós, Elwood. Por todos nós.
Então, que perigos temos que enfrentar neste jogo?

Sério? Um exército de moscas, cortadores de grama, caracóis e armadilhas para ursos? Quem está por trás disso? Um personagem de cartoon dos anos 50? Nah, isso seria um plot twist interessante e a Titus jurou solenemente jamais fazer nada de bom.

Bem, é claro a dupla pode se defender. Como eu mencionei anteriormente, você derrota inimigos jogando discos neles - o que não parece certo, os Blues Brothers eram verdadeiros fãs de blues, eles não atirariam discos em moscas e armadilhas para urso. Sua outra opção para evitar os inimigos é pulando porque, como todos sabemos, os Blues Brothers podem pular 4 vezes a sua altura.

E se você acha que isso é um pouco... diferente... do filme, espere até ver o único powerup neste jogo:

Um bolo. A GLaDOS gosta de bolo. Eu gosto de bolo, então os Blues Brothers também devem gostar de bolo. Bem, eles certamente gostam, porque veja o que acontece quando comem um:

ROCK- ROCK- ROCK- ROCK & ROLL!

Santo whey protein, Batman! Jake se transformou no The Rock, será que é por isso que ele diz Rock-Rock-Rock? De qualquer forma, crianças, aparentemente é isso que acontece quando você come muito bolo; você se transforma em um deus musculoso. É claro que, sendo um jogo da Titus, isso não muda absolutamente nada em termos de jogabilidade. 

E por que os BLUES Brothers estão gritando ROCK- ROCK- ROCK- ROCK & ROLL!? Este não é um jogo de Elvis. O Super Nintendo consegue trechos de voz claras, mas a melhor coisa que Titus poderia ter pensado era em uma frase que os Blues Brothers nunca disseram em todo o filme?



De qualquer forma, o objetivo de cada nível é encontrar a juxebox de ouro sagrada que realmente não é sagrada, é apenas amarela. Mas como você faz isso? Bastante simples: pegue todos os quebra-cabeças de salto mais frustrantes da série Metroid, remova todas as armas, atmosfera e diversão. Simples, taí o gameplay de Blues Brothers.

Os controles dos personagens tem aquele feel que o peso dele não está certo tão tipico dos jogos ruins de Amiga, porque adivinha só, a versão de SNES é um port de um jogo ruim de Amiga! É claro que esse cancro mole da história dos videogames ataca novamente, claro que sim, como não? Então já pode esperar a velha rotina de sempre: você escorrega como se o jogo inteiro fosse uma fase de gelo, pular sem saber onde vai cair, mortes baratas do estilo "AHA! TE PEGUEI" com 1 hit kill safados, 34 fases sem save ou password... o grande Amiga pack, você sabe.

Eu não quero nem começar sobre essa fase...
Mas aí você está pensando: uau, sério que eles se contentaram com o padrão "jogo de plataforma Amiga" de ruindade? Quer dizer, é a Titus que estamos falando aqui, esperamos novos patamares de ruindade, novas fronteiras para jogos porcos, levando a mediocridade onde audaciosamente ninguem jamais foi tão tosco para levar!

Assim sendo, é claro que eles aprontaram alguma aqui, não? E a resposta é claro que sim!


The Blues Brothers é um jogo de plataforma que tem a opção de ser cooperativo, o que é muito, muito, muito legal. Mais jogos deviam ter essa opção, faltam plataformas cooperativas no mundo. Porém a Titus sendo a Titus, eles apenas não poderiam permitir que jogar coop nesse jogo fosse divertido, poderiam?

Em primeiro lugar, jogar de 2 nesse jogo tem o problema da tela. Ela não dá zoom out ou move de acordo com os personagens, então na maior parte do tempo um jogador vai "trancar a tela" do outro. Eu não tenho exata noção do quão factível isso é na época, então vou dar um desconto para a Titus porque talvez isso fosse dificil demais ou até mesmo impossível para o hardware da época.

Vá lá, isso passa.



O que não passa é a decisão sacripantas, energumena, animal, vegetal, mineral de fazer com que um personagem empurrasse o outro. Porque não basta o jogo te dar controles mais frouxos que a zaga do Bangulense jogando contra o Flamengo e exigir que você faça saltos de precisão milimétricos com isso, não, claro que não! 

Você tem que fazer isso sem nunca, jamais, hipotese alguma tocar no outro jogador porque senão ele vai sair como um rocketman *inspira, traga o cigarro* ... rocketman.


Boa sorte com isso
Sério, Titus, qual é o endgame aqui? Vocês viram Battletoads e decidiram que tomariam o lugar deles como coop mais enraivante da história dos videogames? Porque se era esse o objetivo então vocês definitivamente conseguiram. Pegar um jogo que já não é essas Brastemp e transformar em um dos piores coops da história dos videogames não é pouca monta, devo dizer.

Não não não não me empurra... AH FUCKET FUCKETY FUCK!