quarta-feira, 17 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 015] TWO CRUDE DUDES (Arcade, Mega Drive) [#209]



A história de hoje começa no ano do Senhor de 2010, mais precisamente em Nova York. Uma época de paz e harmonia na Grande Maçã: Friends acabou e não tem perspectiva de voltar, e a única série de super-heróis da Netflix é a primeira temporada de Demolidor. Um tempo bom aos homens de boa vontade.

O que poderia dar errado em dias tão idílicos assim?


Bem, nesse ano ... err... futurista ... Nova York é destruída em um cataclisma nuclear. O texto da abertura te diz que "a cidade foi imersa no caos", para o caso de a enorme bola de fogo atômica que envolve Manhattan não ser dica o suficiente.


Vinte anos se passaram antes que o governo de Donald Trump Jr. III decida que radiação também é uma invenção de ambientalistas chatos para roubar empregos dos cidadãos americanos e manda trabalhadores sub-pagos irem limpar a bagunça.

Infelizmente para DTJ3, mas felizmente para os trabalhadores das áreas de radiação, uma organização rival ao governo decidiu tomar conta da cidade em ruínas, afinal em 2030 boas fontes de câncer são difíceis de se encontrar!


Como se isso não fosse ruim o suficiente para os moradores da Big Apple, ela é invadida por uma organização maligna com o nome distintamente não ameaçador de "Big Valley". Ao nomear seu impiedoso bando de assassinos geneticamente modificados, tente evitar nomes que soem como os títulos de filmes europeus em preto e branco de 4h15m de duração. Considere esse meu conselho para qualquer gangue iniciante que possa estar lendo isso.

Mas se você acha que Donald Trump Jr III ficará de braços cruzados enquanto mutantes ilegais roubam os empregos de cidadãos americanos, saiba que você está completamente errado! Ele fará uns tweets sobre isso, oras! E também vai contratar a ajuda especializada mais barata que conseguir encontrar no mercado, de preferencia uma que possa ser paga com frango e batata doce.




Oh! Mas quem são estes homens? Este paladinos da justiça com tão pouco apreço a suas vidas que entrarão em uma zona radioativa apenas pela desculpa de socar mutantes e mascar chiclete? Como devemos nos referir a estes grandes marcos morais da civilização ocidental do futuro? Porque o presidente está assinando como se tivesse tido um AVC, ou o Tiririca é o vice de Donald Trump Jr. III e é ele que está assinando? Tantas perguntas, tão pouco tempo...


Ora, nossos heróis são ninguém menos do que OS DOIS GROSSOS! Avante, dois grossos! Porque juntos vocês são...


Oficial SEGA seal of quality Sega Genesis Licensed by Sega Entreprises Ltd. for play on the Sega Genesis System Two Crude Dudes Data East! O que é um nome bem longo, vou chamar apenas de Two Crude Dudes mesmo.

Agora, eu tenho que dizer que "Dois caras grossos" é um dos melhores nomes de beat'm up que eu já vi na minha vida. Na verdade, é um dos melhores nomes de QUALQUER COISA que eu já vi até hoje.

Originalmente o arcade se chamava apenas "Two crudes", mas em um raro momento de genialidade a Sega melhorou isso na adaptação para Mega Drive. Way to go Sega, espero que vocês não estraguem esses pontos de crédito que ganharam comigo autorizando um filme do Sonic em que ele é um anão mutante bombado correndo pelado por aí! 

E pontos extras por essa propaganda onde nosso herói levanta um carro sem se importar que um inimigo dispare um lança-chamas contra o seu saco. Porque é assim que caras grossos são, fuck yeah!


Em sua essencia, TCD é o bom e velho arcade de dois planos de altura, em que você pode subir ou descer, mas no fim tendo que andar para direita e dar porrada - não muito diferente de Shinobi ou Rolling Thunder.

Mas esse jogo está equipado com algumas reviravoltas extras no tema. A mais notável delas é que, além dos botões de soco e pulo, tem um botão dedicado a pegar as coisas, como a lata de lixo que içamos na captura de tela acima. Os cenário estão cheios de itens que podem ser agarrados, de vigas a postes de luz a outdoors, os quais podem ser jogados em seus inimigos ou usados como porretes improvisados.



Você também pode agarrar os soldados do Big Valley, supondo que você consiga chegar perto o suficiente delas sem ser agredido. Eu sou um grande fã desta mecânica, pois ela fornece boas opções para causar carnificina, além de dar ao jogador uma sensação de poder - a introdução pode te dizer que você é um cara grosso, mas você não se sente realmente grosso até você levantar um corcunda mutante do chão e joga-lo de cabeça em seus companheiros. Jogar as coisas deveria sempre ser sempre o seu primeiro método de ataque em qualquer jogo, porque é eficiente, satisfatório e muito grosso.

Outra coisa que TCD tem é pichação, e muito disso. Nos primeiros estágios quase todas as superfícies planas têm algum tipo de rabisco ilegível, o que me faz pensar que Nova York pós nuclear de 2030 é apenas Porto Alegre. De qualquer forma, o meu favorito é a frase no fundo da primeira luta do sub-chefe que diz "choose betweel deth e disglot!". E não, eu não tive um AVC enquanto eu estava digitando isso.




"Grosso" parece ser a única palavra adequada para descrever a ação, e tudo aqui é agradavelmente grande e sólido: os próprios Caras Grossos, as bolhas de efeitos sonoros de desenhos animado que surgem quando você acerta um inimigo, o simples mas eficaz elemento de "plataforma" que consiste apenas em mover-se verticalmente entre dois planos de níveis, mas que ainda fornece uma quantidade surpreendentemente grande de mobilidade e espaço para atrair os inimigos para boas posições de espancamento.

Se alguma coisa, eu diria que esse jogo passa a sensação de ser um estranho elo perdido entre Rolling Thunder e Rampage, com o design de level do primeiro e o peso dos personagens do segundo.

A estética e apresentação do jogo são muito legais. Você está jogando como alguém que parece com um vilão de Hokuto no Ken que percebeu que havia mais dinheiro para ser feito trabalhando para o governo do que em aterrorizar aldeões inocentes. A NY pós-apocaliptica parece ótima e durante o jogo você visita as versões devastadas dos principais marcos da cidade como a Estátua da Liberdade, o Central Park ou o Rockfeller Center.

Ao que se propõe a fazer, tudo está perfeito em TCD. Fato esse confirmado pela aparição do primeiro chefe do jogo:



Uau. Apenas uau.

O primeiro chefe é um membro KISS fora de forma enrolado em uma serpente que usa ela como arma. Aposto que isso está no guardanapo original de Harry Potter que JK Rowling escreveu: "Harry Potter é um bruxo que vive embaixo da escada, Nagini é uma mulher chinesa e em 2030 ela será usada como arma de Gene Simons após ele ter um problema com esteróides". Certeza.

De qualquer forma, a Estátua da Liberdade não parece impressionada.


 O começo da fase 2 é um bom exemplo do quão interagivel o cenário é, praticamente qualquer coisa pode ser usada como arma. Inclusive carros e sinaleiras, mais para frente! Ou carros flamejantes! Ou sinaleiras flamejantes! Bem, você entendeu a ideia.



Entre os novos inimigos estão esses cara com roupas de malha, que têm uma variedade de expressões faciais alternadamente hilárias e aterrorizantes que deixariam o Jim Carrey no chinelo, e cães ferozes. Cães que, por alguma razão nunca explicada, estão vestindo biquínis de metal. Bem, a introdução disse que a Big Valley tinha acesso a "as armas mais bizarras" e há definitivamente algo estranho sobre um cão vestido como uma amazona de uma história do Conan.

Porém, sua armadura não os protege de serem atingidos com o cabo de uma placa de rua. Eu me senti um pouco mal por isso, até que um deles pulou em nosso herói e tentou arrancar sua garganta. Esse tipo de comportamento depõe muito contra qualquer empatia que você possa sentir por doguinhos, usem eles biquínis de metal ou não.


"Dois Caras Grossos" é um jogo tão divertido quanto o nome propõe, sendo altamente satisfatório socar tudo que vem em seu caminho. Se eu tivesse que apontar alguma coisa que eu gostei menos no jogo, no entanto, foram as lutas contra os chefes. Não porque eles não sejam visualmente criativos, como o camarada alongado aí em cima, mas porque as lutas de chefe são muito chatas nesse jogo.

Metade do tempo o chefe está fora da tela, inalcançável, e outra metade ele voa para fora da tela depois de dois ou três golpes. É algo que quebra totalmente o ritmo CARA GROSSO do jogo, infelizmente.

Considerando a grande variedade de cenários e inimigos, no entanto, eu diria que é um defeito relevavel. Afinal, não tem como não perdoar um jogo que permite você socar papais noeis mutantes no inverno nova iorquino!


Porém eu não poderia terminar sem falar sobre a luta contra o chefe final, que facilmente entra na história como uma das melhores batalhas de chefe da história dos videogames. No final da última fase, após passar por uma maratona de todos os chefes do jogo novamente - como era regra da época, você finalmente encontra o cientista responsável por todos os mutantes da Big Valley.

A batalha entre um cientista e um CARA GROSSO segue exatamente como você poderia esperar:


 Claro que depois ele próprio vira um mutante e você tem uma batalha final apropriada, ainda sim essa cena é muito boa. E no fim, o Doutor foge jurando vingança... que jamais virá, já que esse jogo nunca teve uma continuação e ele está perdido no limbo das IPs abandonadas para sempre.


Com as ruínas de Nova York expurgadas do mal, os CARAS GROSSOS recebem alguns sacos de dinheiro como recompensa. Literalmente. Nossos heróis decidem ir e tomar uma bebida, e eu fico com a vaga sensação de que talvez eu esteja pegando muito leve com Two Crude Dudes, porque, embora eu realmente tenha me divertido, não é incrível em termos de jogabilidade.

A mecânica de arremessar os inimigos é boa, claro, mas no geral é bem crua, especialmente nos estágios finais, onde evitar ataques inimigos se torna quase impossível e a repetição começa a roer sua sensação de prazer ... mas o setup, a apresentação, a personalidade dos personagens, tudo se junta para me deixar com um grande sorriso no rosto e eu não hesito em recomendar que você, pelo menos, faça uma tentativa de ser um dos dois CARAS GROSSOS!


Então esta tela aparece e minha posição parece justificada. Tenho bastante impressão que a gramática dessa frase está errada, mas isso é o verdadeiro espírito de ser um cara grosso, afinal!

"Eles são os homens de luta" pode não parecer muito certo, mas você entende o que eles querem dizer, e que os CARAS GROSSOS vão viajar pelo mundo para bater em coisas e pessoas, e em coisas com pessoas, e em pessoas com coisas, por muitos e muitos anos, porque é tudo o que eles sabem fazer.