Animes de esporte são, indiscutivelmente, uma das maiores criações da humanidade. Logo atrás da penicilina e das coxas da Rikka, nessa ordem. Mas o que são animes de esporte? Bem, em algum momento dos anos 80 um japonês olhou todos aqueles mangas de luta com dialogos enormes em cenas que deveriam durar milésimos de segundo, ataque especiais, poder da amizade, você sabe a rotina.
Então, depois da décima dose de saquê vencida ele pensou "E SE, veja bem, E SE nós usassemos isso... em um jogo de futebol?!?". Seus colegas de trabalho, que só queriam aproveitar a folga de 20 minutos entre os turnos de 23h40m de um típico salaryman japonês apenas o mandaram ir para casa porque ele obviamente estava bebado. Toshio então se dirigiu para o cybercafé onde ele morava mas anotou a ideia antes de desmaiar de cansaço e solidão.
Muitas outras coisas aconteceram e resumindo a história, isso acabou virando um manga e por conseguinte um anime, sendo deste genero o mais famoso Captain Tsubasa - que passou no Brasil sob o nome Super Campeões.
Agora, você pode se perguntar como EXATAMENTE um anime de esporte pode conviver com os clichés dos battle shonen? Muito simples:
Tome meu chute de bicleta, por Athenaaaaaaaaaaa!!!
Então, é, Captain Tsubasa é um anime ridiculo com ataques ridiculos onde personagens tem dialogos do tamanho de um episódio de novela durante um cruzamento e ataques especiais que fizaram sua crusada pessoal debochar das leis da fisica.
Ou seja, coisa fina.
Agora, você também pode se perguntar, muito justamente, como transpor toda magia e bizarrice de Captain Tsubasa para um jogo de Nintendinho. Muito simples também: faça um RPG.
MAS NÃO ERA PRA SER UM JOGO DE FUTEBOL?
E é.
MAS VOCÊ NÃO DISSE QUE É UM RPG?
E é.
ENTÃO É UM RPG DE FUTEBOL?
Exactamundo.
ISSO É A COISA MAIS IDIOTA QUE EU JÁ VI!
Bem, eles não escalaram a Mia Khalifa para ser a Jasmine no live action de Aladdin.
Imagem não relacionada. |
Pois é, agora você pegou o espirito da coisa. Vamos ver mais de perto como isso funciona.
Quando seu caboclo está com a bola, ele pode se deslocar pelo campo (você controla a bola no campo de baixo, a metade de cima é meramente ilustrativa). Se você apertar um botão aparecem três opções: Passe, chute e drible (que é continuar correndo).
Se você correr muito com a bola, eventualmente será abordado por um encontro aleatório... que são os marcadores. Sério.
Quando abordado por inimigos, você pode tentar driblar eles e continuar correndo, passar a bola ou chutar a gol. O sucesso de cada uma dessas coisas dependerá, como não pode deixar de ser, de seus atributos.
Quando você seleciona passar, é o único momento que você consegue ver no mapa o posicionamento dos jogadores em campo.
Quando você faz o passe o adversário tenta interceptar (quantos tentam depende de quantos estão no meio do caminho, então compensa abrir o menu para passar para jogadores desmarcados) e quanto mais gente no meio mais alto tem que ser o seu atributo para ter sucesso.
O legal é que ao receber um passe dentro da area, o jogador ganha a opção de emendar um voleio para o golo e é golo golo golo golooooooo
Quando eu disse que eles fizeram um jogo de futebol para ser jogado inteiramente com menus, não era brincadeira. E, surpreendentemente, é legal! Tem um elemento de estratégia interessante em trocar passes para jogadores menos marcados e fazer gols é satisfatório!
Seria melhor se você pudesse ver a posição dos adversários sem precisar abrir o menu de passe, mas isso foi melhorado nos proximos jogos da série.Então, o ataque funciona.
Infelizmente, o mesmo não pode ser dito da defesa.
Era de se imaginar que quando a bola está com o oponente, funcionaria do mesmo jeito só que com outras opções. Teoricamente, sim. Você tem a opção de carrinho, cortar ou marcar, que funciona como um jogo de pedra-papel-tesoura. Se o adversário tentar driblar o carrinho é melhor, se ele passar a bola ou chutar o corte é melhor e marcar .... eu não entendi qual é a vantagem. Me processe.
Ok, mas o problema não é esse e sim que, como você não controla o posicionamento dos seus jogadores em campo... não tem nada que você possa fazer senão esperar um encontro aleatório aparecer e você ter as opções de defesa.
MAS SE NÃO APARECER UM ENCONTRO ALEATÓRIO, NÃO PODE ACONTECER DOS ADVERSÁRIOS FICAREM CHUTANDO A GOL SEGUIDAMENTE ATÉ MARCAR?
É o que mais acontece, na verdade.
Quando você defende, você não tem agência nenhuma sobre o controle do jogo e resta apenas torcer para quando E SE o jogo quiser te dar uma chance de interceptar a bola... que é apenas uma chance, pode não dar nada. E normalmente não dá.
Então, Captain Tsubasa é uma ideia muito criativa de fazer um jogo baseado em um anime que é bastante ... criativo ... com o futebol e as leis da física...
... infelizmente apenas metade do jogo é bom. Dica para futuros produtores de jogo lendo esse texto: fazer o jogador perder a partida sem ele poder fazer nada a respeito não é divertido. Eu sei, parece loucura, mas juro que é verdade.