Estamos no dia 1o de novembro de 1973, na bucólica vilazinha de Pom Coong no Vietnã, não tão bucólica hoje. Helicopteros americanos cruzam o céu despejando fogo e napalm, enquanto soldados gringos marcham casualmente com um lança chamas na mão e um pirulito Chupa Chups na boca. Horrorizada, uma criança testemunha e sua própria vida serem destruídas, traumatizada, ela jamais esquecerá o que aqueles homens com pirulitos Chupa Chups lhe fizeram.
Vinte anos se passaram e essa criança, agora um homem crescido, coloca em prática um audacioso plano de vingança: ele destruiria a Chupa Chups que tanto assombrava seus pesadelos entre o cheiro de napalm queimando carne humana e o plástico barato da embalagem do pirulito. Determinado em sua missão de não deixar pedra sobre pedra dessa empresa, ele se infiltra no coração do seu maior inimigo disposto a destrui-la por dentro.
Após anos de trabalho duro e esconder sua verdadeira natureza, ele finalmente está em posição de dar a estocada final no coração da besta: ele destruiria o nome da Chupa Chups de uma vez por todas. Como? Fazendo um ato tão terrível em nome dessa empresa, tão pavoroso que as pessoas não conseguiriam mais sequer ouvir falar em pirulitos sem se encolherem em posição fetal vivenciando todos os horrores que ele reviveu todas as noites nos últimos 20 anos.
E essa é a história de como os pirulitos Chupa Chups patrocinaram não apenas um dos piores jogos de todos os tempos, ZOOL:Ninja of the Nth Dimension, como a sua tenebrosa continuação... só que agora para o Atari Jaguar.
EU REALMENTE DUVIDO MUITO QUE TENHA SIDO ISSO QUE ACONTECEU, SABE
Olha, Jorge, enquanto eu não tenho os documentos para comprovar minha tese... francamente é a única explicação que eu consigo imaginar para esse jogo existir.
... É, TÁ, FAZ SENTIDO.
Então, Zool 2 que agora não é mais o Ninja da Nth Dimensão, é apenas o Zool 2 mesmo, foi lançado para o Atari Jaguar e Amiga CD 32 no final de 1994. Você sabe que essa vai ser uma bumpy ride quando o 3DO, o fucking 3DO olhou esse acidente de trem mesopotamico e disse "nah, pass". Você consegue compreender o quão ruim um jogo tem que ser rejeitado pelo fucking 3DO?
Pois é, muito.
Mas vamos falar dos aspectos positivos do jogo! Claro, porque aqui não é só desgraça, tá pensando o que? Ta achando que isso aqui é portal de notícias, é? Claro que não! POSITIVIDADE, é o que eu digo PÊ-U-ZÊ-I-YPISSILON-DADE.
Uma característica interessante desse jogo é que você agora pode escolher entre jogar com o famoso ninja da Nth dimensão, Zool ou Zoos, sua... hã... ela é, veja bem, ela está nesse jogo pq... hmm... ela está, isso! Definitivamente ela está no jogo e isso é um fato indisputável!
E QUAL A DIFERENÇA?
Como assim?
ENTRE O ZOOL E A ZOOS, QUAL A DIFERENÇA ENTRE JOGAR COM ELES?
Então... nenhuma. É apenas uma mudança cosmética e no modo dois jogadores cada um escolhe um deles.
LAME, MAS PELO MENOS TEM COOP ENTÃO...
Então... não. O esquema é que cada jogador joga uma vida, mas a partida de cada um deles é separada então um não continua a fase do outro nem nada.
OU SEJA, COMO SE FAZIA NOS PRIMEIROS JOGOS DE NINTENDINHO E FAZ PELO MENOS MEIA DECADA QUE A INDUSTRIA PAROU DE USAR ESSE FORMATO PQ ELE É BEM LAME
Sim, exatamente isso. O jogo tem um "modo" para dois jogadores que no final de 1994 os jogos de Nintendinho e Master System já tinham vergonha de usar. O que eu já devia desconfiar quando a opção para dois jogadores está escondida no options, nem fazer uma tela de Press Start decente eles sabem ... Mas hey, pelo menos os gráficos são aceitáveis!
AH, FINALMENTE! TAVA NA HORA DO JAGUAR MOSTRAR O PODER DESSES TAIS 64 BITS (EMBORA BIT NÃO SEJA UMA MEDIDA DE POTENCIA), ENTÃO UM GRÁFICO OKAY PARA UM CONSOLE DA PRÓXIMA GERAÇÃO AINDA DEVE SER MELHOR QUE A MÉDIA
Hã... não exatamente. Eles são gráficos okay para um jogo de SNES/Mega Drive. Na verdade não são nem top de linha, os próprios SNES e Mega Drive tem coisa muito mais bonita que isso, mas se fosse um console da geração passada os gráficos seriam aceitaveis
MAS ELE NÃO É. ELE DEVERIA COMPETIR COM O PLAYSTATION, NÃO SER "ACEITÁVEL" COMPARADO COM O SNES.
... isso quando a camera está parada, porque quando a camera está me movimento o jogo se torna um borrão com a camera balançando, o que me faz ter sérias suspeitas que esse jogo na verdade foi dirigida pelo Michael Bay.
Zool 2, a Michael Bay game |
Sério, a camera parece que está sobre um esquilo entupido de cocaína e o jogo ainda tenta usar todas as cores da sua paleta ao mesmo tempo, resultando que qualquer minimo movimento faz Zool 2 se tornar uma massa incoerente. E quando eu digo minimo é minimo mesmo, já que o controle ultraergonomico do Jaguar não faz gradação de pressão, então qualquer toque no controle o personagem sai disparado como se tivesse enfiado um Toblerone propulsor apimentado na bunda.
Uma coisa que dá pra notar pela gif acima, além da sua crescente vontade de parar de olhar pra ele, é que o personagem fica pulando o tempo todo. Isso porque o botão de pulo foi mapeado tanto no botão de pular quanto apertando para cima no joystick. O que é compreensível já que Zool é originalmente um jogo de Amiga e faz sentido a seta para cima do teclado ser o pulo. No controle do Jaguar, entretanto...
O control do Jaguar tem um plástico muito barato, como salta a vista. Então é muito comum você acidentalmente apertar para a direita ou esquerda e ativar para cima também, o que faz o personagem ficar pululando como a praga de Chernobyl. Lindo, beleza, arte.
De qualquer forma, você é obrigado a pular e usar seu ataque de giro para não morrer a cada segundo neste jogo, existem inimigos constantemente spawnando de fora da tela e todos eles reaparecem relativamente rapidamente. Você não pode reagir a eles rápido o suficiente, então sua única defesa é estar sempre atacando. Girar não pode ser feito quando você está no chão, então sua unica forma de sobreviver é constantemente pular e girar para evitar os inimigos que vem de fora da tela.
Só que piora.
Isso porque tem inimigos que você não pode girar neles ou você vai tomar dano. Contra alguns inimigos o que você tem que fazer é parar de pular e atirar, mas tente agora diferenciar um do outro com ESSES gráficos, ESSA tela balançando mais que um pincher com ódio e frio e ESSES inimigos vindo de fora da tela completamente doidos de crack.
Existem itens que deveriam ajudá-lo ao longo de sua jornada, mas como é tipico nos jogos de plataforma lixentos do Amiga você não enxerga o que está fazendo muito menos o que está coletando, então qualquer coisa é qualquer coisa dado que esse é um jogo sem nenhuma escolha de power up enquanto você joga.
Meio que não importa quais são os itens quando você não vê pra onde está indo ou o que está fazendo. |
Mas aí você está pensando que okay, a jogabilidade é essa merda mesmo mas pelo menos você pode rushar pela fase em direção a saída, pululando como uma pororoca selvagem... só que não pode. Para passar de fase você tem que coletar 99% dos itens na fase antes de você poder completar o nível senão a saída não abre.
Não, sério, olha o jeito que você se movimenta nessa desgraça e me diz que você tem que coletar NOVENTA E NOVE POR CENTO DAS PORCARIAZINHAS NA TELA?!? NOVENTA E NOVE?!? NOVENTA E NOVEEEEEEEEEEEEEAHFJKHNFJKHEKJFHKHJKFJKSX,K,ZXCK,CXK,CCMM,.FM,CZXM,.
NOVENTA E NOVE PORCENTO ELES QUEREM ME ENLOUQUECER!!!
E TEM AREAS QUE O JOGO TE SUGA POR TUBOS (sem você escolher, claro) E NÃO TEM COMO VOLTAR! E SE VOCÊ PEGOU O CHECKPOINT (sem você escolher, claro) NÃO TEM MAIS O QUE FAZER! SÓ RESETANDO O JOGO E COMEÇANDO DO COMEÇO PQ NEM MORRER ADIANTA!
EU TO MALUCO EU TO NA CHUVA EU TO MALUCO EU TO RAMONIZADO É VASCOOO ALO AI IRMAO O VASCO É LIDER CARALHO VAMO EU TO MALUCOOEU TO MALUCO EU TO NA CHUVA EU TO MALUCO
Ah, e esse jogo não tem passwords ou save, claro que não. Pq teria, né? Pq de alguma forma eles conseguiram pegar um dos piores jogos de plataforma de todos os tempos e deixa-lo pior ainda! É inacreditavel, é sobrehumano um negócio desses! O Jaguar de fato fez o que nenhum outro console conseguiu, DO THE FUCKING MATH!
E por algum motivo a Chupa Chups decidiu colocar seu nome associada a isso. Se esse jogo não é um verdadeiro testamento dos horrores que a guerra causa no ser humano, então eu não sei mais o que seria.
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Ediçao 012
Ediçao 012