Como eu falei em Afterburner 2, alguns arcades funcionam mais pela experiencia da coisa toda do que o gameplay em si. Quem não lembra do arcade em forma de porche de Outrun? Muito foda, né?
E nesse mesmo estilo, não tem como não lembrar de Operation Wolf. Ok, o jogo não é tão famoso e não entrou para os anais da história dos videogames. Mas quem não lembra daquela máquina que tinha uma fodenda UZI para jogar? Massa pra caralho, com certeza!
![]() |
Quantas vezes você terá a oportunidade de usar uma Uzi com um botão que dispara granadas? Pois é, foi o que eu pensei. |
Para surpresa de absolutamente ninguém, ele foi portado para praticamente todos os consoles domésticos, com destaque para o NES e o Master System.
As primeiras impressões das versões domésticas não são boas - se no arcade os inimigos são grandes e é gostoso atirar neles, na versão de casa os gráficos não são tão empolgantes assim.
Os visuais são, em geral, abismais. As limitações de cor dos sistemas significam que cada ambiente é composto de o que parece ser apenas três ou quatro tons
E assim como Afterburner é somente quando se joga um jogo como Operação Lobo em hardware doméstico que você percebe o quanto o apelo do jogo foi perdido sem as extravagâncias do arcade; sem a Uzi o jogo não é muita coisa.
Aí você pode argumentar que NES oferece apoio da pistola Zapper, mas essa não era uma opção muito boa. O Zapper original era feito de plástico barato e seu gatilho era lento por conta disso. O que não faz diferença para Duck Hunt, mas em um jogo de guerra frenético como esse o brinquedo demonstra o quão limitado ele é.
![]() |
Proteger refens na tela e saber quantos inimigos tem para matar na fase são ideias muito boas... Mas o que esse puto tá fazendo no meio de uma zona de guerra?! |
Os donos de Master System tiveram um pouco mais de sorte. A Light Phaser da SEGA era um acessório muito melhor que a Zapper, feita de um material melhor, com gatilho mais responsivo e precisão melhor na tela. Tecnicamente o jogo é quase o mesmo do NES, mas com um acessório muito melhor a diversão aumenta exponencialmente.
Ou você pode jogar com o joystick também, claro. Só que aí caí no paradoxo Afterburner: sem o conjunto da experiencia, o jogo não tem muita coisa de especial.
![]() |
Já reparou como esse helicóptero é pequeno? |