terça-feira, 10 de outubro de 2023

[#1166][Dez/97] TOMBA!


Quando falamos de videogames no começo dos anos 90 - e em especial de videogames BONS - estamos pensando basicamente em empresas japonesas, as desenvolvedoras ocidentais eram como o Naruto, um pouco duras as vezes. E por produtoras japonesas, estamos especificamente falando de Nintendo, Konami e Capcom.

Quer um jogo de grande orçamento que vc pode colocar no seu console e jogar sem medo, vc quer um jogo de uma dessas três. Mais pra frente, a Squaresoft se juntou a esse padrão ouro, mas vamos nos focar no começo da decada, sim? E se vamos falar do altissimo padrão Capcom de qualidade (é realmente estranho pensar que a Konami que conhecemos hoje já foi desse nível, hã?), estamos mais especificamente ainda falando de um homem, de um mito, de uma lenda: Tokuro Fujiwara.


Com efeito, eu diria que Fujiwara é o nome mais importante dos videogames japoneses dessa época logo depois do mestre Miyamoto!

AGORA VOCÊ ESTÁ EXAGERANDO, EU NUNCA OUVI FALAR DESSE CARA!

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

[#1165][Jan/98] PANZER DRAGOON SAGA (ou "Azel: Panzer Dragoon RPG" no Japão)

Essa é a review número 1165 desse blog. Isso quer dizer, obviamente, que eu já falei sobre mil cento e sessenta e quatro jogos antes dele. Desses, muitos, muitos e realmente muitos mesmos foram zoando a Sega pq... cara, a Sega não se ajuda, né irmão? Serião, a esse ponto do blog já estamos  deixando para trás o Saturn e passamos por todas as patetices da Sega do terrível chip de som do Mega Drive ao desastre do lançamento do Saturn, então, é, a Sega frequentemente me dá material para muita zoeira.

Porém de todas as vezes que eu zoei a Sega nesse blog, as muitas massivas inúmeras vezes, eu realmente não lembro de uma história como a de hoje. A tragédia do jogo de hoje não aconteceu por que a empresa decidiu mudar a engine do jogo na última hora, nem foi pq alguma publisher gananciosa se meteu na produção do jogo ou pq algum executivo estava executivando com a cabeça enfiada na bunda. Não, o que deu errado no jogo de hoje foi uma sequencia de circunstancias bastante... únicas.


Mas para realmente entender todo o escopo da situação, é preciso primeiro que vc entenda que estamos falando sobre um dos RPGs mais RPGs inovadores e mais ambiciosos de todos os tempos - um RPG teoricamente maravilhoso que simplesmente falhou pq foi feito na hora errada e para o console errado.

Essa, é a história de Panzer Dragoon Saga.

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

[#1164][Jan/98] BOMBERMAN WORLD


Quando eu joguei BOMBERMAN 64, eu tenho que dizer que minhas expectativas para o jogo eram as menores possíveis. Resumidamente, o que eu esperava a tal adaptação da franquia para a era 3D seria eles pegarem o bom e velho BOMBERMAN do Nintendinho, colocar o mesmo gameplay só que em bonecos 3D. Sem tirar nem por, apenas o mesmo jogo só que com gráficos 3D.

Para minha grande surpresa, entretanto, BOMBERMAN 64 não é isso. O jogo é bem mais uma tentativa de fazer um jogo de plataforma 3D aos moldes de SUPER MARIO 64 só que com os elementos Bomberman - o que funcionou em algumas coisas e não em outras, como eu analisei naquele review. O meu ponto aqui é, o que importa realmente é que BOMBERMAN 64 não é nada como apenas copiar o jogo de Nintendinho e colar com gráficos 3D.

Esse jogo seria Bomberman World.

sábado, 30 de setembro de 2023

[#1163][Dez/97] AUTO DESTRUCT


O que acontece se você pegar GTA e tirar a variedade de veículos, os pedestres na cidade, a narrativa, os personagens, as sidequests, a trilha sonora e o carisma? Bem, se você tirar tudo isso e reduzir GTA ao seu mais puro esqueleto em mapas básicos do começo da vida do PS1... esse jogo ainda seria melhor que Auto Destruct, mas ao menos dá uma boa ideia do que esperar aqui.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

[#1162][Nov/97] RIVAL SCHOOLS: United by Fate


De todos personagens legais que esse jogo tem, a Capcom escolheu a capa mais gen

Se tem algo que eu faço bastante nesse jogo é pegar no pé da Capcom pq... bem, pq eles me dão razão pra isso mês sim, outro também. A esse ponto os jogos "patch de update" da Capcom já viraram meio que sua marca registrada e não espere que a Capcom vá lançar um jogo sem planos de relançar o mesmo jogo apenas levemente atualizado no ano seguinte - ou depois de seis meses, se eles sentirem que vai dar dinheiro.

Isso é verdade. Mas também é verdade, e isso precisa ser dito, que quando a Capcom decide sentar e vir com uma ideia nova, sai de baixo pq a Capcom raramente erra. Com efeito, até esse ponto do blog eu posso dizer que a Capcom nunca errou quando tentava algo novo. E Escolas Rivais, Unidas pelo Thiaguinho definitivamente é uma ideia nova que a Capcom tentou.

E o que foi que a Capcom tentou aqui? Bem, isso é o que veremos hoje.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

[#1161][Abr/78] SPACE INVADERS: The Original Game


Frequentemente eu digo aqui que SUPER MARIO BROS é o jogo mais importante da renascença dos videogames. O que é verdade, até pq se não fosse eu não teria dito, mas algo que eu nunca disse antes nesse blog é que isso faz dele o TERCEIRO jogo mais importante de todos os tempos. Qual foi o primeiro? Que jogo possivelmente poderia ser mais importante do que fucking MARIO DAS QUEBRADA?

Não importa pq não é sobre ele que falaremos hoje, e sim sobre o segundo. E ser o segundo jogo mais importante de todos os tempos já importancia pra caramba.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

[#1160][Dez/97] DJ WARS


Hoje eu farei algo diferente nesse blog: eu vou falar de um jogo que eu não joguei. Quer dizer, eu joguei no sentido que liguei ele e apertei botões, mas não joguei-joguei ele mesmo. Então pra que o post? Bem, alem de fazer numero pro coitado do Saturn pq a proposta dele é interessante e eu gastei um bom tempo pesquisando a respeito, então pq não?

Mas vamos começar do começo...

domingo, 24 de setembro de 2023

[#1159][Dez/97] TALES OF DESTINY

Esse é um raro caso que a capa japonesa é exatamente a mesma da americana

Eu vou ser honesto com vocês: não tem sido uma semana fácil. O sistema de gás do condominio deu algum problema e agora essa porcaria ta fazendo um apito agudo 24 horas por dia, esta chovendo faz tres dias e está tudo umido o tempo todo (sério, vc subestima o quanto morar num lugar seco é subestimado), levei duas chamadas feias no trabalho, meu cachorro idoso está comendo cada vez menos, é sabado de noite e eu estou bebendo sozinho pq absolutamente ninguem no multiverso se importa comigo - o que eu nem posso argumentar que é injusto.

Mas tá, beleza, eu tanko de boa pq é a minha vida, ao menos eu tenho um joguim pra jogar né e tal... e o que é que me cai? Uma das duas séries que são absurdamente amadas no Japão... mas que meu santo nunca bateu com elas. Porque veja, existem duas séries que são uber gigantes no Japão e bem marromenos no ocidente: DRAGON QUEST e "Tales Of". E nenhum deles é algo que me sentou muito bem.

domingo, 17 de setembro de 2023

[#1158][Jan/98] MARVEL VS CAPCOM: Clash of Superheroes


Se tem algo que é o sonho molhado de qualquer produtora de jogos é emplacar uma franquia anual. Basicamente a ideia é que você faz o investimento de tempo e recursos apenas uma vez, e então a partir disso apenas vende o mesmo jogo que vc já tem pronto de novo a cada ano - apenas dando uma atualização de leve pra dizer que não é a mesma coisa. Vender 5, 6 vezes o mesmo jogo é algo com que muitas produtora sonham, mas poucas dominaram essa arte como a Capcom.

Sim, o post de hoje é sobre o "patch de update relançado como jogo novo" número 5874 da Capcom.

sábado, 16 de setembro de 2023

[#1157][Dez/97] KLONOA: Door to Phantomile

Hoje, chegamos a uma daquelas marcas muito especiais nesse blog: esse é o jogo de plataforma numero TREZENTOS. Pra vcs terem uma ideia, a segunda categoria com mais jogos nesse blog é luta e nem chega a 200. Então eu posso dizer que já joguei muito jogo de plataforma nessa vida, mais do que qualquer outro tipo - ao menos em numero de jogos, em tempo RPG tem mais horas.

E não é dificil entender a razão: os videogames renasceram com um jogo de plataforma, o primeiro Mario de 85, e isso automaticamente tornou o jogo de plataforma o padrão da industria.