segunda-feira, 25 de setembro de 2023

[#1160][Dez/97] DJ WARS


Hoje eu farei algo diferente nesse blog: eu vou falar de um jogo que eu não joguei. Quer dizer, eu joguei no sentido que liguei ele e apertei botões, mas não joguei-joguei ele mesmo. Então pra que o post? Bem, alem de fazer numero pro coitado do Saturn pq a proposta dele é interessante e eu gastei um bom tempo pesquisando a respeito, então pq não?

Mas vamos começar do começo...


Quando pensamos jogos japoneses do Saturn que nunca viram a luz de um caractere ocidental, imediatamente pensamos em 1) RPGs obscuros (ou nem tanto, como o Scenário 2 e 3 de SHINING FORCE 3: Scenario 1 - The Titan of Aspia), 2) ports de arcades Shoot-Em-Ups e 3) Jogos de luta, principalmente 2D. Porém se você não parar por aí e continuar cavando e cavando, vai acabar encontrando um veio de jogos realmente estranhos lançados para o Saturn só no Japão. Estou falando de uma area cinzenta que fica após os jogos de mahjong com waifus, passando as visual novels, só depois de passar por todas essas coisas é que você começa a descobrir jogos REALMENTE estranhos, como DJ Wars.

E pq DJ Wars é um jogo estranho? Bem, em resumo pq ele é um jogo bastante ambicioso para a sua época, mas suponho que para entender isso é necessário explicar primeiro como esse jogo funciona - o que eu farei no melhor das minhas habilidades, mas não espere muita coisa.


EU NUNCA ESPERO MUITA COISA DE VC

Obrigado pelo reforço positivo a essa hora da manhã, Jorge, é tudo que eu preciso pra começar o meu dia como um campeão... mas enfim, eu descreveria DJ Wars essencialmente como um jogo de ritmo musical, mas de formato livre. Isso quer dizer que ao contrário de jogos como PARAPPA THE RAPPER e QUEST FOR FAME FOR STARRING AEROSMITH, vc não tem um cursor na tela te dizendo que botões apertar ou quando. 

ENTÃO COMO VOCÊ SABE O QUE APERTAR?


Não existem realmente diretrizes que digam exatamente o que fazer e quando fazer, a coisa desse jogo é que vc é um DJ aspirante e realmente tem que descobrir o fluxo e aprender o que cada público gosta. Nesse sentido, esse jogo é muito mais uma simulação de DJ do que qualquer outra coisa.

São 50 faixas disponíveis e você pode levar 7 LPs (chupa essa, streaming!) para seus shows. Você pode mixar duas faixas, usar faders, adicionar samples e, se for realmente bom, adicionar alguns scratching. Assim como na vida real, você passará a maior parte do tempo praticando em seu quarto e aprimorando sua arte antes de ir para os clubes. 


Mas mais importante isso, a maioria das músicas também é ótima - algumas culturas acredita que em um jogo musical as musicas costumam ser importantes - tocada por bandas reais da cena indie japonesa com nomes como Evolution, Future TR, Bad Boy e o clássico Poo Trip. Este último provavelmente soa melhor em japonês. De qualquer forma, a maioria dos discos tem pouco mais de um minuto de duração, então o ímpeto e a velocidade do jogo não diminuem, e é uma batalha constante para manter a música fluindo e o público feliz.

O real problema desse jogo é que ele é realmente sobre ser um DJ - sua tela de comandos é uma pickup com as opções que um DJ tem e adivinhem só: eu não sei nada sobre como ser um DJ. Grande surpresa.

MAS O JOGO NÃO TEM UM MANUAL OU UM TUTORIAL?

Então, tem. E esse é ponto que eu não consegui jogar o jogo, pq a esse ponto - o começo de 98 - o Saturno já tinha subido no telhado no ocidente e era só questão de tempo até ele cair de lá e por essa razão DJ Wars nunca saiu do Japão. Então, é, boa sorte aprendendo a ser um DJ com um tutorial em japonês, pq isso está além dos meus poderes - pelo que eu entendo o jogo até tem um modo história, em que vc escolhe personagens, eles tem rivais, tem histórinha e tal, e é realmente uma pena que esse jogo só tenha saído em japonês.


É UM JOGO MUSICAL, NÃO É COMO SE ESTIVESSEMOS PERDENDO GRANDES COISAS

Normalmente eu concordaria com vc, Jorge, porém esse é um jogo da Spike - que no futuro viria a se torna a Spike Chunsoft e que hoje é mundialmente conhecida por suas visual novels bem escritas, como Danganrompa e 999


Então, sim, sem zoeira eu queria ver a história desse DJ Simulator, pq com esses caras vai saber né? Porém esse é um dos casos perdidos para sempre nos anais japoneses da história dos videogames que jamais realmente conheceremos. Saudades de tudo que a gente não viveu.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 048 (Março de 1998)