quarta-feira, 27 de setembro de 2023

[#1161][Abr/78] SPACE INVADERS: The Original Game


Frequentemente eu digo aqui que SUPER MARIO BROS é o jogo mais importante da renascença dos videogames. O que é verdade, até pq se não fosse eu não teria dito, mas algo que eu nunca disse antes nesse blog é que isso faz dele o TERCEIRO jogo mais importante de todos os tempos. Qual foi o primeiro? Que jogo possivelmente poderia ser mais importante do que fucking MARIO DAS QUEBRADA?

Não importa pq não é sobre ele que falaremos hoje, e sim sobre o segundo. E ser o segundo jogo mais importante de todos os tempos já importancia pra caramba.

Mas para entender pq esse jogo é TÃO importante, é preciso primeiro entender o contexto da sua época. E que contexto era esse? Bem, a história dos videogames basicamente começou com Pong. Você sabe, o jogo de rebater as bolinhas?


Pong foi um sucesso tão pangalactico global que basicamente criou as casas de arcades, toda birosca que se prezava tinha uma máquina de pong e filas pra jogar elas. O que é cool. Tão cool, de facto, que a ideia de fazer uma versão caseira das máquinas de Pong foi um enorme sucesso não apenas para a Atari - a criadora do jogo - mas por todo mundo e a mãe de todo mundo. Sério, todo mundo copiava o Pong da Atari na cara dura pq eram anos 70 e a unica regra é que não haviam regras.

E quando eu digo TODO MUNDO, eu quero dizer todo mundo mesmo:

O TV-Game 6, de uma tal de Nintendo, não sei se vc já ouviu falar...

... ou o TV-Jack 1200 da Bandai.

Então, é, máquinas domésticas de Pong eram um sucesso tão pandemico quanto a Macarena foi, e esse era meio que o problema: videogames eram uma modinha que meio que já deu o que tinha que dar. Quer dizer, por quantos anos exatamente vc espera que as pessoas jogassem PONG? Pois é.

E é justamente por isso que aqui entra nosso jogo de ouro maravilha verde: houve um jogo que fez tanto sucesso, mas tanto sucesso, mas tanto sucesso que não apenas ele justificou que as pessoas comprassem videogames que rodassem diferentes cartuchos (deus, chega de jogar Pong porra!) como deu a origem a lenda urbana que acabaram as moedas de 100 yenes no Japão devido a populaidade desse jogo que comia todos dinheiros. Obviamente que isso não é verdade, mas o fato desse rumor existir mostra o tamanho da birosca que estamos falando.


Esse jogo que estamos falando, o jogo que fez os videogames passarem de ser uma modinha passageira para uma midia própria, esse é o jogo de 1978 da Taito, Invasores espaciais. A primeira vista, especialmente hoje, pode ser dificil entender pq esse jogo foi isso tudo: um exercito de aliens desce pela tela e vc atira neles, E DAÍ MAGRÃO?

Bem, tem que Space Invaders fez varias coisas que nenhum jogo nunca tinha feito antes. Como, por exemplo, É O PRIMEIRO JOGO EVER QUE OS INIMIGOS ATIRAM DE VOLTA EM VC! Sério, parece algo tão básico hoje, mas até então ninguém nunca tinha precisado dizer nos jogos AIMEUDEUSDOCÉUCORREBERGUEELESTÃOATIRANDO. Pense sobre isso, o primeiro pipoco que qualquer jogador levou em um jogo, o primeirão.


Não é apenas isso: também foi o primeiro arcade a gravar o hi-score na máquina, então quando vc chegava no fliperama e via aquele placar, sabia que tinha um objetivo a ser batido. Alguns jogos já contavam pontos antes, mas isso de salvar na máquina realmente começou aqui.

Mas tá, to vendo que vc ainda não tá impressionado. Tudo bem, legal, cool, cool... mas e se eu te disser que esse também foi o primeiro jogo EVER a ter uma trilha sonora? Conforme os aliens vão marchando na tela, vai batendo um THUMP THUMP ritmado militaristico. É a marcha dos soldados? É a batida do coração? Jamais saberemos a resposta para isso, mas o que sabemos é que nunca antes EVER o jogo teve uma trilha sonora acompanhando o jogo. Tá, essa é a trilha mais básica do mundo? Certamente, mas ninguém nunca tinha visto nada do tipo antes e isso criava uma atmosfera de tensão para o jogo, conforme os aliens aumentavam a velocidade o THUMP THUMP ficava mais rápido e aimeldewsosalienstãochegandocorrebergue!

Sério, eu totalmente consigo entender pq isso foi uma coisa colossal na sua época.



Porém, enquanto todas essas coisas são realmente importantes para os jogos até hoje, se eu tivesse que apontar uma coisa que é o grande e verdadeiro legado de Space Invaders não seria nenhuma dessas coisas. O VERDADEIRO legado de Invasores Espaciais é algo muito, muito, infinitamente maior que isso e a razão pela qual as pessoas realmente se apaixonaram por videogames. E é disso que eu quero falar agora, a coisa que fez Space Invader ser verdadeiramente o segundo jogo mais importante de todos os tempos (como já deu pra deduzir, atrás apenas de Pong e a frente de SUPER MARIO BROS

Vamos lá então: Space Invaders foi criado pelo engenheiro da Taito, Tomohiro Nishikado, que fez a placa do arcade ele mesmo, usando microprocessadores importados dos Estados Unidos. No entanto, ele logo se deparou com um problema: a tecnologia que ele tinha a disposição não era poderosa o suficiente para colocar trair um exército inteiro de invasores alienígenas na tela, pelo menos não se mexendo na velocidade que ele queria


O resultado disso foi que os aliens em seu jogo marchavam beeeem lentamente, o que definitivamente não era a sua ideia. Porém conforme foi trabalhando no arcade, Tomohiro foi percebendo uma coisa curiosa sobre essa situação: cada vez que o jogador atirava e matava um alienígena, o processador tinha um a menos sprite para desenhar, e esse tempo extra de processamento significava que o resto do exército começava a se mexer um pouco mais rápido.

Quando restavam apenas alguns poucos alienígenas na tela, eles se moviam rápida e agressivamente
em direção ao jogador. Nishikado não pretendia que isso acontecesse, mas quando ele viu que esse efeito acontecia ele parou e pensou:


Ao invés de lutar contra esse bug, ele decidiu abraçar isso como parte do design do jogo. Ele até programou a música para acelerar junto com o movimento dos aliens, criando o prototipo da primeira trilha sonora adaptativa.

Agora, Space Invaders não foi o primeiro jogo onde a dificuldade aumentava em relação ao tempo de jogo, e de fato Nishikado foi bastante influenciado pelo sucesso de Breakout da Atari (cuja história eu contei em  ARKANOID: Doh It Again) de 1976. E uma das coisas que ele mais gostou no Breakout foi a forma como o jogo ficava mais difícil enquanto você jogava - em parte porque o último bloco é realmente difícil de acertar, e em parte porque a Atari programou para que a bola acelerasse em determinados intervalos.


Então Space Invaders não inventou a dificuldade crescente em jogos, ele inventou algo muito, mas MUITO mais importante que isso. Veja, a coisa é que Breakout tem apenas dois níveis e eles são idênticos - o jogo apenas fica alternando entre eles cada vez que você limpa uma tela.

Space Invaders, por outro lado, tem vários estágios e Nishikado fez com que cada nível fosse mais difícil do que o anterior já que cada fase começa com os alienígenas uma fileira mais perto para a parte inferior da tela.


E juntos - os alienígenas em aceleração e as condições iniciais mais difíceis - cria a seguinte situação: o jogo começa fácil, os alieniginas são lentos e estão longe de vc. Conforme vc vai matando aliens no nível 1, os aliens vão acelerando e o jogo fica mais dificil, ao ponto nos ultimos dois ou três aliens a coisa é frenética!

Mas tá, você matou os dois ultimos aliens que faltava e passou de fase. O nivel 2 começa um pouco mais dificil do que o nivel 1 começou (pq os aliens começam uma fileira mais embaixo), mas não tão dificil quanto o final do nivel 1 (pq os aliens ainda são muitos e lentos). Agora, quando vc coloca o design da curva de dificuldade do jogo no papel, o que você tem é isso:


E aqui estamos. A grande, genial, monumental contribuição de Nishikado para o mundo dos videogames: a curva de dificuldade. Essa linha que Nishikado criou é o que, ainda hoje 45 anos depois, ainda nos mantem jogando os jogos, pq ela oferece uma medida de desafio e recompensa que é absolutamente perfeita.

O jogo vai aumentando sua curva de dificuldade, o que vai gerando mais atenção e adrenalina dos jogadores, porém em determinado ponto o jogo coloca o pé no freio e dá um tempo para o jogador respirar e voltar a se focar - algo imprescindível para não tornar o jogo cansativo, e que é a primeira coisa que jogos ruins falham em entender. Jogos posteriores também aproveitaram esse downtime na curva de dificuldade para introduzir novas mecânicas e tornar o jogo ainda mais variado e interessante.


E é por isso que Space Invaders é um jogo TÃO importante, a curva de Nishikado é o que nos mantém viciados jogando o jogo. Claro, hoje existem outras coisas como narrativa, competição com outros jogadores e etc, mas ela ainda está lá, a curva de Nishikado ainda é parte fundamental dessa formula que gera tensão crescente e depois momentos de alívio.

Essa curva de dificuldade, junto com a ideia de ter um hi-score registrado na máquina, levou Space Invaders a se tornar incrivelmente viciante e, talvez, o primeiro fenômeno dos videogames nos noticiários.
Muito antes de as crianças fazerem danças de Fortnite em festas casamentos e encontrarem cadáveres
enquanto caçavam Geodudes em Pokémon GO, surgiram notícias sobre a febre Space Invaders dominando o mundo.


O jogo arrecadou bilhões de dólares nos primeiros anos e os fliperamas no Japão passaram a ser chamados de "Invaders Houses", o que nos leva a lenda urbana que o jogo levou à escassez de moedas de 100 ienes no Japão - isso é morcília pura, mas novamente, vc consegue entender da onde nasceu a ideia. 

O sucesso tão pangalactico de Space Invaders teve ainda outra consequencia, que eu diria que é no mínimo TÃO importante quanto sua curva de dificuldade: o tremendo sucesso de Space Invaders  inspirou várias empresas japonesas a tentarem essa coisa de videogames.


Até 1978 a Nintendo era uma empresa de... bem, qualquer coisa, eles tavam atirando tudo na parede pra ver o que colava - sério, eles tinham desde uma frota de Taxis a uma rede de moteis, passando por uma linha de brinquedos bem bosta. O criador do Mario, Shigeru Miyamoto, disse certa vez em uma entrevista “cerca de um ou dois anos depois que entrei na Nintendo, Space Invaders foi lançado e se tornou um grande sucesso, então a Nintendo decidiu se focar no negócio dos videogames".

Se não houvesse o fenomeno Space Invaders, a Nintendo não se dedicaria a fazer apenas videogames. E se a Nintendo não fizesse videogames, a história dos videogames tinha acabado em 1983 com o crash catastrófico da Atari, e hoje não seriam lembrados como mais do que uma modinha curiosa de época - como a macarena, Tamagotchis ou aquelas imagens pseudo-3D que vc tinha que aproximar a vista e eu nunca consegui fazer funcionar.


Pense sobre isso, videogames - a segunda maior industria de todo entretenimento - apenas teria jamais existido não fosse por causa desse único jogo. Agora se isso não é ser importante para o senhor de cara leo, eu não sei mais o que seria.

Alias a própria Atari deve muito a Space Invaders, pq até um port doméstico de Space Invaders o Atari 2600 estava tendo muita dificuldade nas vendas - pq como eu disse, comprar um console pra que? Jogar Pong pela bilionésima milésima vez? Não, né.


Ainda como bonus, várias outras empresas que hoje são muito relevantes a industria dos jogos começaram nessa época, não apenas a Nintendo: a Namco (que mais tarde viria a ser a principal parceira do começo da vida do Playstation com seus ports de Arcade como RIDGE RACER e TEKKEN) tentou a sorte com seu clone de Space Invaders, Galaxian. A Williams Electronics (que mais tarde veio a publicar uma coisa chamada MORTAL KOMBAT) teve o seu Defender, a Konami (que dispensa apresentações) teve Astro Invader e até mesmo a SNK (e seus lendários jogos de luta) começou humildemente com um clone de Space Invaders chamado Ozma Wars.

Além, é claro, do Radar Scope da Nintendo que fracassou tão pifiamente que o presidente da Nintendo deu o hardware para um novato ver se fazia alguma coisa de útil com ele. E esse foi o primeiro jogo do homem, do mito, da lenda, Shigeru Miyamoto, algo que hoje nós conhecemos como Donkey Kong e introduziu ao mundo o lendário Jumpman que te pega atrás do armário.


E isso, é claro, sem falar na criação do próprio gênero shoot ‘em up - mais conhecido como "shmup" ou "jogo de navinha" - que é outro legado de Space Invaders existe até os dias de hoje.

Então eu espero ter conseguido passar a mensagem a respeito do quanto esse jogo é realmente importante. Embora estivesse longe de ser o primeiro videogame ever , ele fez uma série de contribuições vitais para que os videogames existam hoje. Sem Space Invaders o mundo hoje seria um mundo sem videogames, apenas isso. E se tem algo que nós não precisamos nesse momento, é de uma versão desse mundo mais cinzenta, aborrecida, e onde vc não pode ser o filho do rei de todo cosmos que tem que rolar uma bola grudenta para coletar objetos domésticos para recriar as estrelas pq o seu pai perdeu elas numa noite bebedeira.

ESPERA, O QUE? AGORA VC ESTÁ APENAS COLANDO PALAVRAS ALEATÓRIAS

Não, eu juro que esse jogo existe. Videogames não são uma coisa maravilhosa? Então, mais uma vez, obrigado Space Invaders, obrigado Nishikado!

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 122 (Dezembro de 1997)


Edição 140 (Junho de 1999)


Edição 146 (Dezembro de 1999)




MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 048 (Março de 1998)